A Magazine Luiza é uma das maiores varejistas do Brasil, com uma importante e robusta infraestrutura que alcança todos os estados do nosso vasto país. Para ampliar ainda mais o alcance dos seus produtos e de sua marca, a Lu lançou em 2016 o Magalu Marketplace, oferecendo aos vendedores o acesso à sua vasta base de clientes.
E deu certo. Os últimos números divulgados pela Magazine Luiza apontaram que o marketplace já contava, até o primeiro semestre de 2023, com 350 mil vendedores cadastrados. No mesmo ano, a empresa anunciou que, pela primeira vez, suas vendas do marketplace superaram as vendas das lojas físicas.
Consequentemente, a atenção da Magalu ao seu marketplace aumentou. Um exemplo disso é o investimento no modelo omnichannel, que integra o e-commerce/marketplace às lojas físicas e acaba beneficiando o vendedor.
Portanto, o Magalu Marketplace se destaca como uma opção atrativa para vendedores que buscam expandir sua presença online, oferecendo uma combinação de alcance, infraestrutura e suporte que pode ser crucial para o sucesso no competitivo mercado de e-commerce brasileiro. A seguir, vamos mergulhar neste universo e entender os principais pontos do Magalu Marketplace.
Lançado pela Magazine Luiza em 2016, o Magalu Marketplace é a plataforma por onde vendedores do Brasil inteiro comercializam seus produtos nas lojas do Grupo Magalu, que incluem, além da Magazine Luiza, a Netshoes, a Zattini, a Estante Virtual e a KaBuM!.
O marketplace representa uma transformação digital importante para a Magazine Luiza, que tradicionalmente era focada em lojas físicas, permitindo que a empresa expandisse seu modelo de negócio e se tornasse uma plataforma digital abrangente de varejo no Brasil. Com a plataforma, vendedores independentes (chamados de sellers ou lojistas parceiros) podem vender seus produtos através do site e aplicativo da Magazine Luiza, aproveitando a grande base de clientes e a infraestrutura logística da empresa.
Essa estratégia permitiu que a Magazine Luiza expandisse significativamente seu catálogo de produtos para além dos itens de eletroeletrônicos tradicionais.
Antes de lhe apresentar como vender no Magalu Marketplace, queremos introduzir as principais vantagens deste canal de vendas.
Com mais de 120 milhões de visitantes por mês e 47 milhões de usuários mensais nos aplicativos do grupo, a grande audiência é a maior vantagem de vender no Magalu Marketplace. Trata-se de uma base de clientes já estabelecida — o que reduz os atritos pela sua marca.
Uma das dificuldades de pequenas empresas é em passar credibilidade ao seu público-alvo, especialmente no universo online. Ao vender no marketplace da Magalu, sua loja toma emprestada a autoridade da Magazine Luiza, que está em operação desde 1957.
A malha logística da Magazine Luiza é suficientemente robusta para atender ao Brasil inteiro. E ao vender no Magalu Marketplace com o fulfillment Magalu (operação onde seus produtos ficam armazenados nos Centros de Distribuição da Magazine para agilizar o envio), você também passa a vender em todos os estados.
Quanto mais clientes, mais mensagens recebidas. Então, para dar conta de atender a todos que, dentre os milhares que viram suas páginas de produto no Magalu Marketplace, entraram em contato, você teria precisaria de uma grande equipe de atendimento.
Mas essa operação também fica por conta do Magalu, o que — junto a outros fatores — lhe permite escalar seu negócio.
Não adiantaria muita coisa uma plataforma possibilitar esse backstage e parar por aí. E no Magalu Marketplace não é assim, pois ele possui boas ferramentas para impulsionar suas vendas. É sobre isso que falaremos a seguir.
A plataforma possui diversas ferramentas que te auxiliarão na gestão do seu negócio. Não seria possível abordar tudo por aqui — e nem mesmo necessário, porque eles têm a Unimagalu para lhe ajudar nos processos. Mas para este artigo, vamos destacar alguns recursos.
O Magalu Ads é uma plataforma de publicidade por onde você anuncia seus produtos nas lojas virtuais do Grupo Magalu. Tal como no Google Ads, aqui você também segmenta as ofertas conforme a navegação do cliente e sua respectiva maturidade na Jornada de Compra.
Entrou em ação no início deste ano um recurso pioneiro em anúncios de marketplace: a integração entre o Magalu Ads e o Google Ads. Essa integração “automatiza a criação e gerenciamento de anúncios de campanhas nas plataformas de publicidade do Google”. Em outras palavras, ao criar um anúncio no Magalu Ads, o anunciante consegue distribuí-lo também no Google Shopping, YouTube, Gmail e na SERP (a página de resultados de pesquisa do buscador).
Para analisar o desempenho das vendas no Magalu Marketplace, os vendedores podem utilizar diversos indicadores e ferramentas disponibilizadas pela plataforma. Trouxemos abaixo as 3 principais formas de realizar essa análise.
Essa lista é maior que esses três recursos, mas para este artigo era necessário que você, por enquanto, apenas entendesse que eles estão bem presentes no Magalu Marketplace e são bem embasados em parâmetros de logística, customer success e outros campos da performance de resultados.
No Magalu Marketplace, a integração com ERPs é feita via API. É necessário criar uma chave de acesso a partir da plataforma que você usa e, em seguida, inseri-la na plataforma da Magalu. Não é um processo complicado, mas o vendedor pode contar com o suporte da empresa.
Assim, você pode fazer uma integração com sistemas externos de:
Já a integração com outros marketplaces (MercadoLivre, Amazon, etc.) requer um hub, que você encontra na Ideris. A Ideris é o hub de marketplace que você precisa para escalar suas vendas. Ela facilita não só essa integração, mas também todo o processo de vendas da sua loja.
Uma vez que você já compreendeu como vender na Magalu, é hora de colocar a mão na massa. Veja como cadastrar sua loja na plataforma.
Segundo o Universo Magalu, plataforma de educação de vendas online da empresa, os requisitos para começar a vender no Magalu Marketplace são:
O passo a passo pode sofrer algumas alterações com o passar do tempo, mas a essência normalmente não se altera. Veja o procedimento a seguir.
Não tem muito segredo, não é? Agora, este artigo sobre como vender na Magalu não seria completo se não mostrasse algumas estratégias para dar certo. É sobre isso o tópico a seguir.
Para maximizar as vendas no Magalu Marketplace, é essencial adotar estratégias eficazes em diferentes aspectos do seu negócio. Separamos quatro pontos para trazer aqui hoje.
Crie títulos e descrições atraentes, com palavras-chave relevantes para seu produto ser encontrado. Também é indispensável usar imagens de alta qualidade e aplicar a segmentação contextual para exibir anúncios conforme o comportamento do cliente.
Além de trabalhar com preços condizentes com o mercado, é interessante aplicar preços psicológicos — o famoso R$99,90 em vez de R$100,00. Você também pode implementar a estratégia de frete grátis para pedidos acima de R$79,00, aproveitando a nova política do Magalu.
Use a Ideris para manter um registro preciso do estoque e evitar a venda de produtos indisponíveis. Se for viável, também considere o uso do fulfillment da Magalu para otimizar as entregas.
Lembra que dissemos, ainda neste artigo, que o atendimento ao cliente era por conta da Magalu? Isso se mantém em partes. Questões estruturais, como juros do cartão Luiza e formas de pagamento, é com a Lu. Mas as dúvidas sobre o produto, deixadas no campo de comentários, são de sua responsabilidade.
Então, é importante responder rapidamente, oferecer um atendimento humanizado e demonstrar compreensão pelas dúvidas dos clientes.
Boas notícias! Não existem mensalidades ou taxa de adesão para fazer parte do Magazine Luiza Marketplace. No entanto, é cobrada uma comissão por venda realizada — de 10% a 20%, a depender da categoria do produto vendido.
Agora que você conheceu as tabelas com as comissões e categorias, além do custo fixo em cima de cada venda, é hora de entender como os repasses são feitos. Em resumo, os repasses podem ser recebidos de duas formas diferentes: mensal ou semanalmente, conforme a preferência do vendedor.
É importante lembrar que o repasse das vendas no Magalu é realizado conforme o número de parcelas do comprador. O que isso quer dizer? Basicamente, você tem a opção de decidir em quantas vezes os seus produtos podem ser parcelados. Porém, você irá receber o pagamento dessa venda de acordo com o número de vezes que ela foi parcelada.
Exemplo: você permite o parcelamento dos produtos em até 12 vezes. Então, você vendeu um smartphone por R$ 1.200. No ato da compra, o cliente resolveu parcelar a compra em 12 parcelas de R$ 100. Nesse caso, o repasse da venda também será dividido pelo mesmo número de parcelas.
É possível pedir um adiantamento do repasse dessa venda, mas será necessário pagar 7% em juros, que diminui de forma proporcional ao número de meses. Outra opção é adicionar juros no parcelamento da compra, que serão pagos pelo comprador do produto. O vendedor tem total controle para decidir quanto o produto vai custar parcelado e a partir de quantas parcelas será cobrado.
Lançado em 31 de outubro de 2024, a Magalog é a empresa de logística do Grupo Magalu, que surgiu a partir da unificação de ativos desenvolvidos e adquiridos pela matriz. O Magalog é responsável pelo fulfillment e substituiu o antigo Magalu Entregas. Além de atender às varejistas do Grupo, também possui seus próprios clientes.
É a fintech que fornece serviços de pagamentos para lojas físicas e onlines, que disponibiliza serviços como antecipação de recebíveis e Máquinas POS.
Para saber mais, clique aqui para ser redirecionado ao site oficial.
É a ferramenta para que lojistas e parceiros exponham os produtos em posição de destaque dentro do marketplace. Ou seja, serve para ampliar a publicidade e, consequentemente, as vendas.
Para saber mais, clique aqui.
A Magalu mantém um hotsite com informações para investidores. Nele, podemos extrair alguns números e atestar a relevância da empresa no varejo brasileiro. No segundo semestre de 2024, por exemplo, “os aplicativos do Ecossistema Magalu apresentaram 50 milhões de usuários ativos mensais”.
Além disso, no fim do primeiro semestre de 2024 a empresa já possuía 21 centros de distribuição e 165 unidades de cross-docking. Ao todo, são quase 1 milhão e 200 mil metros quadrados de área de estocagem para comportar o sistema de distribuição da Magalu.
E esse sistema logístico é relevante, como você viu ao longo deste artigo. O hotsite complementa essa questão ao apontar que, também ao final do primeiro semestre do ano passado, 80% de todos os produtos entregues chegaram ao destino em até 48 horas.
Ou seja, com certeza vale a pena vender no Magalu Marketplace.
O selo Ouro Magalu atesta a qualidade e eficiência da Ideris para vendedores que desejam operar no Magalu Marketplace.
A Ideris é a plataforma completa de gestão para e-commerce que pode agilizar a maneira como você gerencia suas vendas online. Com uma solução all-in-one que integra os principais marketplaces do Brasil como Magalu, Mercado Livre, Shopee e Amazon, a Ideris permite que você administre todos os seus canais de venda em um único lugar, economizando tempo e evitando erros.
Nosso sistema automatiza processos críticos como gerenciamento de estoque, precificação inteligente e expedição de pedidos, permitindo que você escale seu negócio sem aumentar proporcionalmente sua equipe. Com painéis analíticos detalhados, você terá insights valiosos para tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais.
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