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Como vender na Amazon Marketplace em 2021?

Escrito por Vitor Pellanda
14 de janeiro de 2020
Como vender na Amazon Marketplace em 2020

A Amazon é a maior empresa de e-commerce do mundo e, desde que chegou ao Brasil, tem se provado uma grande oportunidade para vendedores online. Por meio do seu marketplace, a Amazon Brasil permite que vendedores tenham acesso a uma vasta base de clientes e vendas.

Mas antes, para começar a vender na Amazon Marketplace, o vendedor precisa seguir alguns requisitos:

  • Ser pessoa ou lojista com CPF ou CNPJ válidos.
  • Conta de e-mail.
  • Conta bancária.
  • Cartão de crédito internacional.
  • Importante: é obrigatória a emissão da Nota Fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos por vendedores profissionais.

Basicamente, qualquer pessoa com um CPF ou CNPJ pode vender na Amazon. O cadastro do cartão de crédito é necessário para verificar se a sua conta é válida com uma cobrança única de R$ 1,00.

Como vender na Amazon Marketplace?

O processo de vender na Amazon é um dos mais simples e desburocratizados do mercado. Basta acessar o site de inscrição e realizar o seguinte passo a passo:

amazon marketplace cadastro ideris 2
  1. Preencha o formulário com dados de cadastro iniciais, nome, e-mail e senha.
  2. Comece o cadastro de vendedor, tendo em mãos: nome da empresa e endereço, número de telefone, cartão de crédito e CPF/CNPJ.
  3. Leia e aceite o contrato de vendedor.
  4. Preencha o formulário de informações comerciais, cartão de crédito e informações tributárias.
  5. Uma vez com a aprovação da Amazon, você terá acesso ao Seller Central, onde poderá começar a cadastrar seus produtos para depois monitorar suas vendas, pedidos e pagamentos.

Além disso, é essencial que o seu produto esteja entre as categorias aceitas pela Amazon:

Categoria do ProdutoTipo do ProdutoCondições Permitidas
Alimentos e Bebidas*Café, Cereais, Comidas para Bebês, Grãos, Massas, Óleos, Bebidas Alcóolicas e Outras BebidasApenas novos
Atividades ao Ar LivreEquipamentos para esportes ao ar livre, Esportes ao ar livre, Ciclismo e Esportes de açãoApenas novos
Beleza*Corpo e Banho, Cuidados com o Cabelo, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Pele, PerfumesApenas novos
Brinquedos e JogosBrinquedos Educativos, Brinquedos de Construir e de Montar, Brinquedos para Bebês e Crianças, Jogos de Azar, Móveis e Decoração Infatis, Pelúcia, Quebra-CabeçasNovos, Colecionáveis
Calçados, Bolsas de Mão e ÓculosCalçados, Sandálias, Bolsas de Mão, Óculos de Sol e ArmaçõesApenas novos
CâmerasCâmeras Digitais, Filmadoras, Lentes e AcessóriosNovo, reformado, usado
Casa & CozinhaArmazenamento e Organização, Cama, Mesa e Banho, Decoração para Casa, Eletroportáteis, Obras de Arte e Ilustração, Produtos de Limpeza, Utensílios DomésticosNovo, reformado, usado
CelularesCelulares e AcessóriosNovo, usado, reformado, desbloqueado
ComputadoresNotebooks, Computadores de Mesa, Tablets, Monitores e AcessóriosNovo, reformado, usado
EletrônicosTV e Vídeo, Áudio e Vídeo Portáteis, Áudio para Casa, Eletrônicos para CarroNovo, reformado, usado
EsportesExercícios e Fitness, Acessórios para Caça, Esportes em Equipe, Roupas para Atletismo, Canoagem e Pesca e Sala de JogosApenas novos
Ferramentas e Materiais de ConstruçãoConstrução, Encanamentos, Eletricidade, Ferramentas Manuais e Elétricas, Instalações de Cozinha e Banheiro, Materiais de Pintura, Proteção e SegurançaNovo, reformado, usado
Games*Consoles, Jogos e AcessóriosNovo, usado, colecionáveis
JóiasBrincos, Colares, Anéis, PulseirasApenas novos
LivrosLivros, Calendários, Quadrinhos, Revistas, Jornais e outras publicaçõesNovo, usado
Malas e Acessórios de ViagemMalas, Bolsas, Mochilas, Pastas, Guarda-chuvas, Acessórios de ViagemApenas novos
Papelaria e EscritórioAgendas e Cadernos, Lápis, Canetas e outros Materiais de Escrita, Calculadoras, Impressoras e Eletrônicos para Escritório, Material de Desenho e Pintura, Papéis e OrganizadoresNovo, reformado, usado
Pet Shop Brinquedos, Transporte, Coleiras, Acessórios, Ração, Saúde e HigieneApenas novos
Produtos automotivosCuidados Automotivos, Peças e Acessórios, Óleos e Fluídos, Pneus e RodasApenas novos
Produtos para Bebê*Alimentação e Amamentação, Berçario, Fraldas, Itens para Bebês, GestantesApenas novos
RelógiosTodos os tipos de relógiosApenas novos
Roupas e AcessórosModa Feminina e Masculina, Infantil e para Bebês, Moda Esportiva, Acessórios de ModaApenas novos
Saúde e Cuidados Pessoais*Bem-Estar, Depilação e Aparelhos de Barbear, Dietas e Nutrição, Equipamentos e Artigos Médicos, Higiene, Medicamentos e RemédiosApenas novos
Jardim e PiscinaPiscinas, churrasqueiras, plantas, produtos de jardinagem, móveis de área externaApenas novos

*Para vender produtos nesta categoria, é obrigatório o envio da documentação solicitada.

Se o seu produto atende aos requisitos desta tabela, você já pode começar o processo de criar anúncios!

Como cadastrar produtos na Amazon Marketplace?

O processo de cadastro de produtos na Amazon funciona de uma forma um pouco diferente de outros marketplaces: 

Se o seu produto ainda não é vendido na Amazon Brasil: Nesse caso será necessário cadastrar o produto dentro do Seller Central da Amazon ou em um integrador compatível. Será necessário o código UPC/EAN (código de barras), JAN ou ISBN. e todos os detalhes da ficha técnica do produto.

Se o produto já é vendido dentro da Amazon Brasil: Ao adicionar o produto, será necessário adicionar um código de identificação como: UPC/EAN (código de barras), JAN ou ISBN. O produto será identificado e você só precisará adicionar alguns dados obrigatórios como: Preço, estoque e forma de envio

Para cadastrar esses produtos na Amazon, existem três formas práticas: 

  1. Cadastro Manual - Utilizando uma ferramenta de publicação interativa da Amazon, em que você é orientado no processo de inserir e gerenciar seu inventário. Com ela, você pode adicionar um anúncio por vez, e ela está disponível para todos os vendedores.
  2. Cadastro massivo por planilha - Com essa ferramenta você pode realizar o upload de um arquivo de planilha com todos os seus produtos. Ideal para adicionar diversas publicações de uma vez, disponível aos vendedores do plano de vendas profissional.
  3. Cadastro por Integração - Plataformas de integração permitem o gerenciamento de vendas e importação de produtos. Ideal para vendedores que vendem em mais de um marketplace.

Quanto custa vender na Amazon Marketplace?

A Amazon trabalha com dois formatos de cobrança de uma mensalidade:

Para vendedores com até 10 vendas (sem mensalidade) tem acesso a:

  • Adicionar novos produtos no catálogo da Amazon.
  • Acessar as páginas de ajuda no Seller Central e receber apoio da equipe de suporte ao vendedor.
  • Receber no próximo ciclo o valor total de vendas de compras parceladas.

Para vendedores profissionais (com uma mensalidade de R$ 19,00) tem acesso a: 

  • Todos os benefícios do Plano individual.
  • Usar ferramentas de publicação de produtos e relatórios usando um integrador.
  • Vender seus produtos no Canadá, Estados Unidos e México e gerenciar tudo através de uma conta única.
  • Definir as suas taxas de envio para produtos.

Um vendedor pode migrar de um plano de vendas comum para o profissional, caso ache necessário.

Além disso, em ambos os casos, é obrigatório pagar uma porcentagem da venda como comissão (com um valor mínimo de R$ 1,00), mas somente no plano de vendedor individual é cobrada uma tarifa adicional de R$ 2,00. A comissão de venda varia conforme a categoria do produto:

CategoriaPorcentagem
Acessórios para Eletrônicos, Áudio e Celulares10% Até R$ 100,00
15% Mais de R$ 100,00
Acessórios para Escritório12%
Acessórios para PC12%
Alimentos e Bebidas Não Alcoólicas8% até R$ 60,00
15% Mais de R$ 60,00
Ar Condicionado15%
Bebês15%
Bebibas Alcoólicas10%
Beleza15%
Brinquedos12%
Casa11%
Cozinha11%
Cuidados pessoais14%
Eletrodomésticos9%
Eletrônicos, TV e Áudio9%
Esportes, Aventura e Lazer11%
Ferramentas e Construção11%
Games e Consoles13%
Jardim e Piscina15%
Joias20%
Livros15%
Malas e Acessórios de Viagem16%
Móveis10% Até R$ 200,00
15% mais de R$ 200,00
Música15%
Papelaria e escritório13%
Computadores12%
Pneus e Rodas Automotivas10%
Produtos Automotivos (Peças e Acessórios)12%
Produtos para Animais de Estimação12%
Relógios16%
Roupas e Acessórios16%
Sapatos, Bolsas e Óculos de Sol16%
Vídeo e DVD15%

Já o repasse do valor das suas vendas é feito de forma quinzenal, em que a cada 15 dias a empresa irá informar a data dos repasses. Essas datas também podem ser verificadas no painel de cada vendedor.

Manter reputação na Amazon

Para manter a reputação na Amazon Marketplace, o vendedor deve seguir alguns pré-requisitos: 

  • Índice de pedidos com problemas: menor que 1%
  • Taxa de cancelamentos anteriores ao envio: menor que 2,5%
  • Índice de envios feitos após 48h úteis do pedido: Menor que 4%

Como funciona a política de trocas da Amazon Marketplace?

Para vendas feitas no marketplace da Amazon e em que o comprador recebe um produto diferente do que ele comprou, é indicado primeiramente que o cliente entre em contato com o vendedor explicando a situação. 

Se não houver consenso, o comprador poderá registrar uma reclamação no programa Garantia de A a Z, onde a Amazon poderá intermediar o problema, ressarcindo o comprador ou até os custos do vendedor, dependendo do caso.

Vale a pena vender?

Conhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Amazon conquistou o mercado de varejo nos Estados Unidos e diversas outra áreas que vão de serviços de servidores, assistentes digitais e até streaming.

Em 2012, a empresa finalmente chegou ao Brasil, mas trabalhando inicialmente apenas com a venda de livros digitais e, pouco tempo depois, com vendas físicas do Kindle, o e-reader da empresa. 

Mais tarde, em 2014, a empresa começou a venda de livros físicos para somente em 2017 começar a comercializar aparelhos eletrônicos como: celulares, tablets e acessórios, por meio de uma plataforma de marketplace

Finalmente, em 2019, a Amazon desenvolveu seu próprio centro de distribuição no Sudeste, trabalhando com mais de 15 categorias de produtos, expandindo ao longo do ano com segundo centro de distribuição no Nordeste e mais 5 categorias de produtos.

Com uma vasta experiência de varejo no exterior, a Amazon possui uma política fortemente voltada para experiência do usuário, entregando os seus produtos com grande velocidade e efetividade.

Está claro que a Amazon vê o Brasil como um grande mercado potencial, investindo amplamente na sua operação em ferramentas como: programas de fidelidade, novos segmentos, adoção de novas marcas, serviços de streaming de séries e músicas e até o Amazon Prime que inclui tudo isso em um pacote único.

Com esse crescimento e investimento exponencial da Amazon no Brasil, vender neste marketplace é uma grande oportunidade de negócios. E, se você já vende em outros marketplaces como Americanas Marketplace e Mercado Livre, a ferramenta ideal para começar a vender na Amazon é o Ideris,  um dos melhores integradores do mercado. 

Ao utilizar a nossa plataforma, você pode contar com diversas vantagens estratégicas para facilitar a unificação dos seus pedidos, duplicar seus anúncios entre canais de venda e gerenciar seu estoque!

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