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Unboxing experience: o que é e como pode aumentar o seu faturamento

Escrito por Ideris
18 de abril de 2024
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Quem navegou nas redes sociais, principalmente nos últimos anos, já deve ter ouvido a expressão “recebidos”. Basicamente, é um processo que funciona da seguinte forma: uma marca escolhe um perfil que considera relevante para a sua estratégia e decide criar uma campanha de marketing de influência. A partir dessa decisão, envia produtos ou serviços para os influenciadores digitais com a intenção de que eles utilizem e divulguem em seus canais. Ok, mas e o “unboxing”? Onde ele está nessa jornada? 

Resumidamente, unboxing é um termo da língua inglesa, que traduzido para o português significa  “desembalar”. Essa gíria, que já entrou no vocabulário de criadores de conteúdo, reflete o ato de tirar produtos de uma caixa e mostrá-los em detalhes. Por mais que isso pareça “simples”, o unboxing experience pode ser uma estratégia para aumentar seu faturamento de forma orgânica!

E nem só de influenciadores a estratégia de unboxing vive. Vídeos mostrando como é a experiência de receber o produto da sua loja também podem ser feitos internamente pelo time de marketing. Além disso, ao se preocupar com a forma como o item é embalado e enviado para os clientes, sua marca também estimula que os próprios consumidores gravem esses vídeos.

Quando essa ação é bem planejada, principalmente quando há dados embasando essa campanha, muitas vezes o seller ganha fidelidade e divulgação gratuita dos seus clientes — seja nas redes sociais, seja no marketing boca a boca.

Se você ainda quer saber mais sobre o que é unboxing e como utilizar essa experiência para vender online, confira o nosso conteúdo com explicações, dicas, vantagens, exemplos e muito mais! 

O que é unboxing?

Como resumimos acima, o unboxing experience é mesmo uma experiência completa. É o primeiro contato do comprador com o produto em suas mãos e a primeira impressão causada nesse momento.

Esse processo, que pode ser feito com apoio de algum influenciador para uma ação específica, pelo time de Marketing ou mesmo pelo cliente por livre e espontânea vontade, consiste no ato de compartilhar o prazer ao receber, abrir uma caixa, ver e testar um produto pela primeira vez

Para isso, deve existir um planejamento que leve em consideração o impacto de quem está assistindo ao vídeo a sentir a mesma vontade de comprar e receber o item em casa. Nos casos em que clientes fazem isso de forma orgânica, não há uma estratégia no momento da gravação do vídeo em si, mas há toda uma preparação para que haja um impacto anteriormente para que o comprador sinta essa vontade de realizar o unboxing para a marca.

Com isso, fica claro que há unboxing de diversos formatos: de graça ou com investimento, planejado ou “sem estratégia”, com hora marcada ou não. Mas, você precisa preparar o terreno para que qualquer pessoa consiga executar um belo unboxing dos seus produtos. E essa pode ser a estratégia-chave para sua marca se diferenciar no e-commerce em 2024.

De acordo com o estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro - 10ª edição”, de 2024, da BigDataCorp, o setor de e-commerce no Brasil apresentou um crescimento significativo em relação a 2023. O número de lojas virtuais aumentou cerca de 17%, alcançando um número próximo a 2 milhões de sites. Já a ABCOMM, prevê que, em 2024, o faturamento do e- commerce seja de R$ 205,11 bilhões, cerca de 10% a mais, se comparado com a previsão de vendas de 2023.

Ou seja, há muita oportunidade de crescimento, mas há muita concorrência e os negócios precisam se diferenciar de alguma forma. Apostar em influenciadores, com a estratégia de unboxing experience, pode ser um caminho interessante. 

De acordo com o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil realizado pela Squid by Wake, 78% dos creators brasileiros possuem até 50 mil seguidores, sendo 37% micro influenciadores e 41% nano influenciadores. Fazer campanhas de unboxing com esse tipo de criador de conteúdo pode trazer uma série de benefícios, como a possibilidade de trabalhar com mais influenciadores com um alto retorno sobre investimento, uma vez que esse tipo de creator costuma apresentar bons resultados de engajamento e conversão devido à proximidade com sua audiência. 

Por que o varejo digital precisa olhar para a estratégia de unboxing?

Diferentemente do varejo físico, os empreendedores do e-commerce têm pouco contato com os consumidores — não existe olho no olho, conversas, atendimento personalizado, condução até o provador, respostas instantâneas para dúvidas, etc. Por isso, é essencial aproveitar todas as oportunidades de mostrar como o seu produto pode ser um grande diferencial — na jornada de ponta a ponta.

Portanto, saiba que, somado a uma entrega sem atrasos e produto de qualidade, o unboxing é uma ferramenta de marketing poderosa. Nada de realizar entregas em sacos pretos mal embalados. A experiência precisa ser pensada desde o início, só assim o unboxing não perde valor e vira-se contra você! 

Os tópicos a seguir abordam as principais vantagens do unboxing experience e dicas para desenvolver essa ação. Confira!

Vantagens do unboxing

Sapatos, livros, bebidas, roupas de banho, acessórios para escritório, produtos de limpeza, cosméticos e até peças para automóveis — praticamente todos os segmentos de e-commerce podem utilizar o unboxing experience a favor da operação.

Até mesmo casas! Sim, casas podem participar de unboxings. Fan Unspeakable, proprietário do perfil @unspeakk no TikTok, viralizou em 2024 ao realizar um unboxing de uma casa, e atingiu mais de 41 milhões de visualizações do vídeo sobre o produto que, sim, pode ser adquirido pela internet, no site da Amazon. O número de interessados no anúncio aumentou significativamente depois da repercussão desse vídeo (mesmo que apenas para saber mais).

Conheça as vantagens do unboxing para sua loja virtual:

1. Gera o impacto da primeira impressão

Imagine comprar um móvel pela internet e receber uma caixa que pode ser recortada para se tornar um castelo de bonecas ou uma casinha para pets? Ou adquirir produtos de uma loja virtual de cuidados pessoais e descobrir dicas de skin care impressas na embalagem?

Muito provavelmente esse “elemento surpresa” vai marcar os novos clientes de forma positiva, pois a experiência de unboxing já começa diferente da sua concorrência. Para os clientes assíduos, fica a sensação de que o padrão de atendimento se mantém.

2. Valoriza a imagem da marca

Uma loja virtual que investe em unboxing experience se preocupa com a boa experiência do cliente — e com certeza ele vai perceber isso. Quando bem feita, essa estratégia mostra que você não está entregando apenas um produto, mas um conceito de “comprar bem”, com experiências em todas as etapas. Veja como essa loja de relicários consegue agregar valor com uma embalagem bem feita e delicada (que segue o estilo dos produtos vendidos):

Grandes marcas, como a Louis Vuitton, também oferecem mais do que produtos no momento do unboxing. O momento vai muito além do produto em si.

3. Aproxima seller e cliente

O varejo digital tem inúmeros benefícios e vantagens, mas o contato próximo com o cliente, que o varejo físico tem, ainda possibilita diversas estratégias. No e-commerce, não há grandes contatos entre lojista e cliente, a menos que você “interfira” na jornada para trazer algo positivo. 

Por isso, caprichar no unboxing cria um elo importante: o consumidor se sente valorizado e pode criar uma relação afetiva com a marca.

4. Incentiva a publicidade gratuita

O marketing boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação, pois temos a tendência de seguir as dicas de quem conhecemos (mesmo que, em alguns casos, apenas virtualmente).

Prova disso são dados da Nielsen que apontam que 92% dos consumidores depositam mais confiança em recomendações de amigos e familiares do que na publicidade tradicional.

Então, para endossar a qualidade do seu produto, nada melhor do que outras pessoas falando dele, principalmente organicamente. O unboxing incentiva a publicidade gratuita, já que muitas pessoas compartilham conteúdos em suas redes sociais mostrando/comentando suas experiências. Aposte em elementos surpresa ao enviar produtos e aumente as chances de conseguir divulgação gratuita feito pelos seus clientes.

Importante: quando fizer envios para influenciadores digitais gravarem seu unboxing experience, procure preparar e embalagem exatamente como clientes irão receber! Isso pode parecer óbvio, mas muitas marcas podem cometer o erro de enviar uma super embalagem para o influenciador e para o cliente, uma caixinha de papelão com o adesivo dos Correios e nada mais. Não caia nesse erro. A experiência precisa ser única.

Pense que a ação de unboxing com os influenciadores vai atrair algumas pessoas que querem viver aquela mesma sensação. Você não quer frustrar os clientes, certo? Então seja transparente!

Como fazer unboxing

Não tem como ir contra: o unboxing experience é uma ótima ferramenta de marketing e relacionamento com o consumidor. Há elementos que mexem com diferentes emoções no unboxing e ajudam na tomada de decisão, pois podem atingir alguns gatilhos mentais, como:

  • Prova social
  • Reciprocidade
  • Novidade
  • Afeição
  • Exclusividade
  • Storytelling
  • Curiosidade

Certificação da qualidade do produto, entrega de algo com valor além de “só” o produto, novidade do ver embalagens personalizadas, afeição com os detalhes inseridos no pacote, exclusividade ao receber o produto único, storytelling de marca, que começa na atração e vai até a fidelização, curiosidade em saber como será a experiência com outro produto da mesma marca… Enfim, são diversos elementos que envolvem o processo de unboxing. 

Abaixo, juntamos algumas dicas para você se inspirar e colocar essa estratégia em prática!

1. Faça branding

O branding é essencial tanto para o conceito da marca quanto das coleções, linhas e produtos que ela virá a comercializar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Guia dos Melhores, para 54% dos consumidores, a identidade das marcas é crucial para a decisão de consumo. O mesmo estudo aponta que 26% dos consumidores só consomem produtos de marcas que possuem afinidade. É, o branding é importante, sim! 

Para explicar um pouco sobre branding, ele pode ser definido como estratégia de marca. Há toda uma análise para alinhar ações que estejam em conformidade com o posicionamento, propósito, valores e nicho de atuação da empresa, mantendo padrões internos e externos com o objetivo de despertar sensações e criar conexões verdadeiras entre marca e consumidor. 

2. Otimize processos

É preciso dar uma atenção especial a duas etapas importantíssimas para a experiência do cliente: expedição e logística. Não adianta investir em embalagens bonitas e com alto valor agregado sem cuidar da preparação das mercadorias. Treine todos os funcionários responsáveis pela expedição dos pedidos para que conheçam os padrões de encaixotamento, etiquetagem, etc. Sempre que houver alguma atualização, repasse o treinamento interno sobre como embalar produtos para vender online.

Além disso, escolha empresas de logística reconhecidas pela excelência no trabalho prestado, tanto na agilidade e cuidado do transporte quanto no rastreamento de mercadorias. 

Clientes sentem mais credibilidade quando conseguem acompanhar o deslocamento da encomenda. No final, ainda terão a satisfação de receber um produto com a embalagem bem cuidada.

3. Escolha embalagens funcionais

Os consumidores estão cada vez mais atentos às opções de upcycling, ou seja, reaproveitamento de embalagens, frascos e produtos. Leve a funcionalidade da caixa ou do envelope a sério!

O Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, da Kantar, mostrou que 56% dos consumidores brasileiros deixam de consumir os produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade ou que possui práticas vistas como nocivas ao meio ambiente e à sociedade. Por outro lado, neste mesmo estudo da Kantar, cerca de 63% do público afirma procurar marcas com um histórico ativo de ações pró-ESG.

A dica é aproveitar os espaços do melhor jeito possível, evitando desperdício de espaço (caixa grande para produto pequeno). Além de responsabilidade ambiental, você economiza o uso de materiais para preenchimento interno da embalagem.

Vale lembrar que a principal função de uma embalagem é proteger o produto que está em seu interior. Portanto, procure bons fornecedores e escolha materiais adequados para envios que precisam de mais ou menos resistência.

4. Personalize os detalhes

As indústrias de embalagens reúnem diversas possibilidades de customização — desde a impressão da logo monocromática ou colorida até revestimentos e finalizações únicas. Faça uma boa pesquisa de mercado, avalie orçamentos e invista em embalagens personalizadas, mesmo que no início você não possa investir em muitos detalhes, comece de onde pode.

A customização vai além da caixa: torne a experiência de unboxing pessoal e afetiva para que o cliente se sinta especial. Como? 

  • Use o nome dele em cartinhas/bilhetes enviados junto com a encomenda; 
  • Inclua recados de agradecimento;
  • Conte alguma história sobre a marca ou as pessoas que estão trabalhando por trás dela;
  • Crie cupons exclusivos que podem ajudar na divulgação do unboxing; 
  • Adicione brindes ou amostras grátis.

Ideias de “mimos” que podem ser enviados junto ao produto

  • Código para compartilhar desconto com amigos;
  • Cartão para datas especiais (esteja atento ao calendário comercial);
  • Crédito no próximo pedido;
  • Frete grátis na próxima compra;
  • Semente de planta para “germinar amor”;
  • Amostra de um lançamento;
  • Mini cartilha com conteúdos relevantes sobre o segmento da sua loja;
  • Parceria com outras marcas/lojas virtuais para envio de amostras;
  • Marca-páginas;
  • Mini sachê aromatizador;
  • Notas autoadesivas com o logo ou slogan;

5. Destaque sua identidade visual

Aplique a identidade visual, slogan e valores da sua loja virtual em locais estratégicos, como laterais e no centro superior, além de fitas adesivas e etiquetas com a logo. Desse modo você reforça a lembrança de marca e aumenta as chances de divulgação nas redes sociais.

Por exemplo, as caixas a seguir utilizam caixa de papelão e reforçam suas principais premissas:

unboxing experience

Percebe como um simples detalhe faz muita diferença? Investir em unboxing experience faz suas embalagens se destacarem em meio às outras.

A melhor forma de testar seu unboxing: sua rede de amigos! 

Por mais que você mesmo tenha feito uma compra pela internet, quando a encomenda chega é como se estivesse abrindo um presente. Isso geralmente acontece porque criamos expectativas sobre a mercadoria e queremos utilizá-la logo. E sempre que recebemos um presente começamos a experiência pela embalagem, certo? Portanto, nada mais adequado do que surpreender seus clientes.

Uma dica interessante e fácil de fazer é simular algumas compras da sua própria loja virtual e avaliar como está o unboxing experience. Escolha pessoas da sua confiança e faça o teste!

Não é preciso ser uma grande loja virtual ou marketplace para apostar nas estratégias de unboxing. Como já falamos durante o texto, usar influenciadores para a estratégia de unboxing é apenas uma das opções. Exercite a criatividade para usar o que tem ao seu alcance e aproveitar as embalagens como ferramenta de fidelização.

Por falar em fidelização, lembre-se de que o unboxing experience é um dos pontos de contato com os consumidores, não o último. Ele é uma das portas de entrada para o time de pós-venda entrar em ação e fidelizar clientes.

Sempre que alguém escrever avaliações, comentários ou citar seu nome de usuário nas redes sociais, procure retribuir a atenção. Todos os comentários e e-mails devem ser respondidos, pelo menos com um “Obrigado. Até a próxima!”. Como bônus, você ainda melhora o ranqueamento da sua loja virtual em marketplaces.

Unboxing e a experiência omnichannel

Apostar em campanhas omnichannel já tornou-se mais do que uma realidade para o varejo brasileiro e mundial. Após a pandemia, as marcas e lojas começaram a olhar para esses momentos com muito mais atenção. Uma pesquisa realizada pelo Google juntamente com a Euromonitor, pouco após o grande boom da pandemia, mostrou que 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que consigam ter o produto que desejam. 

Outro dado interessante é que, de acordo com estudo da McKinsey, mais da metade dos consumidores interagem com 3 a 5 canais diferentes ao longo da jornada de compras. E essas interações são variadas: conhecimento de produto, comparação com concorrentes, comprar, retiradas ou trocas.

Pensando pela ótica do unboxing, as embalagens mais caprichadas possibilitam entregar uma experiência mais completa para quem compra pelo comércio eletrônico, afinal, o cliente sente como se tivesse recebido o mesmo cuidado e atenção de um atendente na loja física. 

Só que, em vez de sair com uma sacola arrumada com papel de seda e fitas de uma loja no shopping, ele receberá uma caixa personalizada dentro de casa. Cuidados simples que fazem toda a diferença!

Como preparar a estratégia de embalagens detalhadas?

Digamos que o seu orçamento permite investir em estratégias de unboxing, mas você sente que a tarefa vai exigir muito tempo da equipe de expedição. Sabe como contornar esse problema? Com gestão de estoque! Confira algumas sugestões para ganhar tempo e economizar dinheiro que poderá ser investido em ações de unboxing:

Metodologia

Existem métodos muito eficientes para organizar e controlar os itens em estoque, como FIFO e FEFO; o tradicional SKU (Stock Keeping Unit), que cria códigos para as mercadorias; e muitas outras sistemáticas (encontre a mais adequada para o dia a dia de sua operação).

Impressão em massa

Outro facilitador é o uso de impressoras térmicas para etiquetas, pois são capazes de imprimir em grande escala com muita agilidade.

Sistemas de ERP

É vital ter um sistema de gestão (ERP) integrado ao seu e-commerce. Esse software ajuda a gerir a empresa de ponta a ponta, tendo um controle preciso sobre estoque, faturamento, expedição, entre outros setores que possam tomar tempo da equipe. Com essa solução, sobra mais tempo para você focar em tarefas analíticas e para os funcionários se dedicarem às etapas do unboxing.

Já se a operação atua em omnichannel, a dica é contar com um bom integrador para marketplaces (hub). Isso porque o sistema unifica todos os canais de venda, evitando discordâncias de estoque e tarefas redobradas por erro na gestão do estoque. API de frete, relatórios e impressão de etiquetas são mais alguns dos benefícios do hub.

A Ideris é o integrador de marketplace mais completo para gerenciar a sua operação e oferece a chance de vender nos principais canais de venda e otimizar seus resultados.

Rotina

Por fim, crie uma rotina tanto para as equipes de faturamento quanto para a expedição, porque as tarefas de um setor não podem atrasar as de outro. É preciso que todo mundo esteja alinhado para que a empresa seja ágil, eficiente e cumpra prazos.

Desse modo fica mais fácil (e tranquilo) dar conta dos pedidos diários sem abrir mão do unboxing experience.

A partir dessas dicas, é possível melhorar a experiência dos clientes com seu produto desde o primeiro contato, impactando positivamente a imagem que ele tem da sua marca e aumentando, assim, sua satisfação. Boa sorte na sua estratégia e boas vendas! 

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