O Mercado Livre vem mostrando a cada ano que é a principal vitrine do e-commerce brasileiro. O maior marketplace da América Latina movimentou, no terceiro trimestre de 2024, um GMV (Gross Merchandise Value) de US$ 12,4 bilhões, 14% mais que 12 meses antes. Em número de itens, o crescimento foi ainda maior: 28% na comparação anual, para 455,9 milhões de produtos. Para quem vende na plataforma, aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre é essencial para obter bons resultados.
Com 60,8 milhões de usuários ativos e crescimento de 21% na comparação anual (o maior desde 2021), o Mercado Livre conta com uma forte presença em toda a América Latina. Estar na plataforma significa a possibilidade não apenas de vender no maior marketplace do Brasil, mas também de começar a vender para países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai - a internacionalização é um outro grande motivador para quem quer aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre. E a Ideris é o hub de marketplace que te ajuda a vender mais no Mercado Livre.
Por isso, se você já é seller do Mercado Livre ou está iniciando seu relacionamento com a plataforma, é importante aumentar sua visibilidade no marketplace. Conquistar mais clientes é possível: veja aqui como fazer.
Antes de apresentarmos os passos básicos para aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre, é importante fazer uma distinção entre tráfego orgânico e pago:
É importante destacar que os dois tipos de tráfego não se excluem. Toda boa estratégia de marketing se apoia em tráfego orgânico e pago, uma vez que eles possuem focos diferentes: um se constrói a partir da reputação da marca e do produto, enquanto o outro permite que a marca se destaque em momentos promocionais.
Para aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre, é preciso ter estratégias tanto para os anúncios orgânicos quanto para os pagos. Os consumidores, em sua jornada de compras, buscam o máximo de informações sobre o produto antes de decidir pela compra. Nesse processo, é comum que pesquisem as características de cada item, comparem com os concorrentes e avaliem o que outros consumidores já disseram.
Tudo isso faz com que seu anúncio precise ser o mais completo possível, para que transmita todas as informações necessárias, solucione dúvidas dos clientes e gere a confiança necessária para o fechamento da venda.
Existem diversas maneiras de melhorar os anúncios no Mercado Livre para que você venda mais:
Os títulos dos anúncios devem ser objetivos, com informações breves e específicas. Lembre-se que os títulos são o primeiro item a capturar a atenção dos clientes, ao lado das imagens (falaremos delas daqui a pouco).
Uma boa estratégia é adicionar algumas especificações ao título: “ventilador vertical 220v”; “ventilador vertical bivolt econômico”; “ventilador vertical marca XX”.
Contar com fotos de boa qualidade é essencial para criar bons anúncios no Mercado Livre. O ideal é que as imagens sejam leves, mas tenham boa resolução e permitam que o usuário dê zoom para conhecer detalhes dos produtos.
Também é essencial que as fotos sejam fiéis aos produtos anunciados, para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando. Mostre texturas e estampas – e de diferentes ângulos, se possível. Caso um item tenha variações de cores, apresente pelo menos uma imagem da peça em cada tonalidade.
Na produção das fotos, utilize sempre que possível um fundo neutro e uma iluminação que coloque o produto em evidência. A ideia é fazer com que o cliente tome uma decisão bem informada a respeito do item que está adquirindo.
Cada vez mais, o uso de vídeos tem sido uma ferramenta utilizada pelos sellers para destacar seus anúncios. Vídeos, afinal de contas, são um recurso muito útil para apresentar produtos e demonstrar seu uso.
Por isso mesmo, incluir vídeos nos anúncios contribui para aumentar as vendas. As plataformas, sabendo da preferência dos consumidores, costumam priorizar anúncios com vídeos – usar esse recurso é uma forma de destacar o produto diante da concorrência.
É essencial incluir todos os dados importantes sobre o produto anunciado para conseguir aumentar o tráfego de anúncios no Mercado Livre . Crie descrições informativas, que destaquem aspectos técnicos (dimensões, material, voltagem, garantia e outros dados relevantes para a categoria), aspectos subjetivos (como o conceito do produto) e benefícios para quem utiliza. Capriche na descrição, pois a falta de alguma informação pode levar o usuário a desistir do seu produto.
Uma das iscas mais eficientes para atrair os consumidores do e-commerce é oferecer frete grátis, uma vez que as pessoas preferem não pagar pela entrega.
O frete grátis, por sinal, é visto como um benefício maior que descontos diretos no produto (sem contar que é mais eficiente para o lojista). No caso do Mercado Livre, esteja atento às diretrizes de frete grátis do Mercado Envios (a plataforma de logística da empresa) e leve esse custo em consideração quando for precificar seus produtos.
O Mercado Livre dá prioridade a sellers que tenham boa reputação, oferecendo benefícios como taxas de entrega menores e posicionamento nos espaços nobres da página de resultados das buscas. Além disso, é comum que os clientes (especialmente aqueles mais experientes) entrem no perfil do seller para conferir sua reputação e ler os comentários de outros consumidores.
Por isso, o bom relacionamento com os clientes, as entregas dentro do prazo e a resposta rápida a dúvidas e reclamações são pontos de atenção para desenvolver uma boa reputação dentro da plataforma.
Seguindo as dicas que trouxemos, a probabilidade de aumentar o tráfego para seus anúncios é muito maior. Quando os compradores chegarem à página, o próximo passo é concretizar a venda. Esse é o momento de oferecer preços e condições de pagamentos atrativos, atendimento ágil e gentil. Se surgirem dúvidas, responda o mais breve possível.
Estruture sua operação para que a qualidade não se limite ao anúncio: seja o seller do qual você gostaria de ser cliente. Quem gostar vai voltar para deixar um comentário positivo e possivelmente indicar seu e-commerce a outras pessoas. E assim seu ciclo de vendas se desenvolve cada vez mais.
Conte com a Ideris para ajudar você a impulsionar suas vendas. Somos Parceiros Platinum do Mercado Livre e bicampeões do Meli XP, com uma ferramenta que facilita a gestão de operações em plataformas digitais de e-commerce, serviços eficientes. Se você quer vender mais pelo Mercado Livre, seu lugar é com a gente!