Quem nunca maratonou uma série que atire a primeira pipoca! 😆 Drama, suspense, investigação, períodos épicos: existem produções para todos os estilos, mas você sabia que é possível ter inspirações assistindo séries de empreendedorismo ? Além de livros, palestras e lives, busque diversificar suas fontes de insights com um olhar mais atento, pois a inovação para o seu negócio pode vir de onde você menos imagina.
Não sabe por onde começar? Listamos algumas opções interessantes para ajudá-lo. Confira!
Essa série de game show originada nos Estados Unidos mostra empreendedores em busca de potenciais investidores que acreditem e financiem seus negócios. A versão brasileira é transmitida pelo canal Sony, na TV paga, mas existem diversos vídeos disponíveis no YouTube e site da emissora.
O time de tubarões do Shark Tank Brasil é formado por João Appolinário (presidente, proprietário e fundador da Polishop); José Carlos Semenzato (atual presidente da SMZTO Holding de Franquias Setoriais); Cris Arcangeli (criadora de cinco empresas inovadoras e atualmente CEO da Beuty In); Camila Farani (empresária e investidora anjo brasileira, sendo a maior investidora deste segmento no Brasil) e Caíto Maia (fundador da Chilli Beans, maior marca de óculos e acessórios da América Latina) – além de convidados especiais, como Roberto Justus.
A cada episódio, os tubarões acompanham presencialmente os participantes que vão ao estúdio. Lá, fazem perguntas pertinentes para entender a proposta e saúde dos negócios, ‘comprando’ as ideias mais promissoras. Vale super a pena incluir na sua lista de séries de empreendedorismo para conferir a visão de grandes investidores brasileiros!
A abordagem é bem específica: ajudar empresas à beira da falência. O bilionário Marcus Lemonis fica lado a lado com empresários que precisam se reinventar para sair da crise (bem oportuno para quem está enfrentando dificuldades em 2020). Aqui no Brasil a transmissão é pelo History Channel e já conta com mais de seis temporadas. Que tal essa série de empreendedorismo para encontrar inspiração? 😉
Ambientada na Nova York dos anos 1960, a história acompanha o publicitário Don Draper e mostra as mudanças de valores e princípios daquela época. Dividida em sete temporadas, é possível conferir o desenvolvimento de marcas que são fortes até hoje. Marketing e até algumas pitadas de gestão permeiam a narrativa, por isso, aproveite os episódios para refletir sobre erros, acertos e oportunidades da comunicação da sua empresa.
Produzida pelo History Channel, a minissérie Gigantes da Indústria (The Men Who Built America, em inglês) tem um formato que mescla ficção e documentário para contar a história de grandes nomes ligados à indústria, narrando como conseguiram transformar suas empresas em verdadeiras potências.
Em quatro episódios de uma hora, você conhecerá a biografia de Henry Ford, Cornelius Vanderbilt, John D. Rockefeller, JP Morgan, Andrew Carnegie, e Thomas Edison. Parece uma abordagem muito distante para você? Mas não é! A receita para seu sucesso pode estar em adaptar um case do passado para sua realidade.
O mais importante é que séries com temáticas diversas podem agregar algum conhecimento ou inspiração para os seus negócios – tanto no e-commerce quanto no varejo físico. Breaking Bad, por exemplo, pode trazer lições sobre controle de riscos; Game of Thrones sobre planejamento, networking e liderança; Narcos sobre gerenciamento de pessoas; Girl Boss sobre ousadia. Portanto, mantenha seu pensamento aberto a novas fontes de insights!
Conhece mais séries de empreendedorismo? Divida com a gente nos comentários!