Não há dúvidas de que o Mercado Livre é GIGANTE! O principal marketplace da América Latina é também a maior loja virtual do Brasil, reunindo sellers de todo o país e dos mais diversos segmentos – além, é claro, de compradores em busca das ofertas mais atrativas do e-commerce. Mas você já se perguntou o que mais vende no Mercado Livre? Travesseiros, smartphones, pneus ou lápis de cor?
Como dissemos, a diversidade de segmentos é enorme. Por isso, vale a pena monitorar as categorias e os itens que mais vendem nessa plataforma, assim poderá encontrar oportunidades preciosas de negócios, aumentando o número de pedidos de modo estratégico. 💪
Com base na ferramenta Tendências, oferecida gratuitamente pelo próprio marketplace, é possível acompanhar os produtos mais vendidos no Mercado Livre. Curioso? Continue a leitura e confira os principais destaques de 2020!
A plataforma também mostra a lista dos 40 itens mais populares dentro do marketplace – excelente fonte para insights em diferentes segmentos de atuação. Esses dados podem mudar de um dia para o outro, então defina uma frequência para consultar as tendências do Mercado Livre e se manter sempre atualizado. Na imagem abaixo, você confere como eles são apresentados.
Para traçar um breve panorama, reunimos as cinco pesquisas mais destacados no Mercado Livre atualmente:
No topo das buscas destacadas, é possível perceber que os usuários já estão se interessando por esse grande dia de promoções, que em 2020 cairá no dia 27 de novembro. A Black Friday vem ganhando a atenção dos consumidores brasileiros nos últimos anos – especialmente no e-commerce. Por isso, prepare-se desde cedo. Você já pode começar a triagem de itens encalhados no estoque, pensando em descontos, combos e opções de frete.
Além disso, reforce o back office com antecedência, pois a data costuma causar um aumento expressivo no número de pedidos. Você não quer vender itens fora de estoque ou se atrapalhar na gestão interna, certo? Uma boa dica é procurar um hub de integração para somar eficiência, praticidade e agilidade ao seu ERP. E se estamos falando de sistemas para vender mais no Mercado Livre, prefira um hub com uma integração consistente com o maior marketplace do Brasil, dessa forma a sua operação vai fluir bem melhor!
Preparamos um conteúdo completo sobre a importância de usar um hub de integração para operar em marketplaces e como ele pode te ajudar a vender mais. Confira aqui.
Efeito do distanciamento social (já que estamos mais em casa) ou não, a verdade é que o PlayStation 4 (PS4) está fazendo sucesso entre os visitantes do Mercado Livre. Se você trabalha com games e consoles, vale a pena dar uma conferida nas ofertas da concorrência, rever a estrutura do seu anúncio e estudar a possibilidade de criar ofertas, brindes ou condições especiais.
Seu nicho é artigos esportivos? O momento de vender camisa do Palmeiras é agora! Interessante observar que não apenas torcedores do time adquirem essas peças, mas também colecionadores. Por isso, fique atento às oportunidades de negócios e conquiste a fatia de produtos mais vendidos do Mercado Livre.
Na lista de itens destacados, o marketplace não informa que tipo de relógio é o mais buscado pelos visitantes, mas você pode filtrar por categorias e descobrir se consegue fisgar esses clientes na hora certa. 😉
Mais um item de entretenimento está na mira dos produtos mais vendidos do Mercado Livre. A concorrência é enorme tanto nesse marketplace quanto em outros, além de lojas virtuais próprias e varejo físico. Como você pode se diferenciar? A qualidade do atendimento e envio de brindes surpresa pode ser uma boa sacada, confira aqui mais dicas!
Seu mix de produtos conta com opções ligadas à sustentabilidade? O Mercado Livre disponibiliza uma seção específica para esse segmento. Uma pesquisa divulgada pelo maior marketplace da América Latina mostra que a busca por produtos sustentáveis chegou teve um crescimento de 55% entre junho de 2019 e maio de 2020. Expressivo, né?! No Brasil 1,4 milhão de consumidores adquiriam itens dessa categoria (bicicletas, Iluminação de LED, sacolas ecológicas, coletores menstruais, escova de bambu, canudos reutilizáveis e painéis solares são alguns exemplos).
Mesmo em período de distanciamento social, muitas pessoas continuam trabalhando em escritórios, indústrias, comércio e serviços essenciais. Essa pode ser uma explicação para a procura de itens como “bota de verniz”, “máquina babyliss”, “sapatos de salto” e “maquiagem”, afinal, para uma parcela da população a rotina continua a mesma. Já “semente de melancia”, “telha ecológica”, “painel decorativo” e “capas de sofá” mostram o interesse dos consumidores por reformar ou equipar cômodos internos e externos da casa.
Leia também: Corona e marketplace – como gerenciar sua operação em tempos de crise
Quem vende na internet sabe que o valor do frete pode ser um fator crucial na decisão de compra, pois os clientes não querem arcar com essa despesa – ou pelo menos, pagar o valor mais baixo possível. Nesse sentido, consulte as opções de logística disponíveis no mercado e negocie para encontrar as melhores vantagens tanto em qualidade do serviço prestado quanto em custo.
Outra sugestão para contornar essa questão é criar sugestões inteligentes de combinação de produtos, aumentando o tíquete médio e diminuindo o valor do frete. Por exemplo: compre este colar + este lenço sem pagar mais pelo frete. O primeiro item tende a ser mais pesado, portanto o lenço não vai interferir muito no frete total – você vende mais sem despesa extra de logística para ambas as partes.
Mostramos a você um panorama dos produtos mais vendidos no Mercado Livre, categorias em destaque e como a análise desse marketplace é decisiva no sucesso das suas vendas online. Mas, além do conhecimento, é necessário apostar em tecnologia. Portanto, reforçamos um assunto abordado anteriormente: tenha um hub de integração. Com esse sistema você controla estoque, pedidos, anúncios no Mercado Livre, API de frete, relatórios de gestão e muitas outras soluções que otimizam seu tempo e suas vendas.
Boas vendas e sucesso no seu e-commerce!