Os anúncios pausados do Mercado Livre são uma facilidade disponibilizada para que o vendedor possa gerenciar os produtos na sua loja virtual e evitar a abertura de novos pedidos quando não há produto em estoque ou outro motivo pelo qual o anúncio não possa mais ficar ativo dentro do marketplace.
O grande diferencial para otimizar as vendas é que o seu produto tenha visibilidade. Em um mercado físico, melhoramos a exposição com uma vitrine de loja decorada, com produtos bem expostos, com atendimento personalizado.
No e-commerce, a exposição também é fundamental e cada marketplace trabalha de forma diferente para melhor atender vendedores e consumidores.
Caso o vendedor entre de férias e não possa monitorar suas vendas ou, ainda, não possua o produto em estoque, ele pode escolher pausar seu anúncio, retirando-o dos resultados de busca até que seja reativado novamente.
Dessa forma, ele não corre o risco de algum comprador questionar algo e ficar sem resposta ou efetuar a compra de um item que já não está mais disponível.
Até 2017, uma das práticas mais comuns entre os vendedores era aumentar o preço do produto ao invés de pausar o anúncio no Mercado Livre. Mas, por que isso acontecia? A princípio, para não perder ranqueamento e visibilidade.
Ok, mesmo com o valor alto, uma pessoa se interessou e efetuou a compra de um produto que não tem mais no estoque, e agora?
O vendedor poderia escolher por comprar o mesmo produto de um concorrente, por um valor até mais barato, repassar para o seu comprador e ainda lucrar com a diferença. Tudo para não perder a venda.
Ele entende que a venda no Mercado Livre está diretamente relacionada à exposição e ao ranqueamento.
Este raciocínio não está errado, entretanto, quando o preço de um produto aumenta, se comparado ao cobrado anteriormente, e as buscas pelo item diminuem, o Mercado Livre também entende que houve uma queda na procura e decide por diminuir o ranqueamento nas buscas.
Então, será que realmente é vantajoso para o vendedor essa prática?
Entenda, quando o anúncio está pausado, ele não aparece nos resultados de busca, mas o tempo estipulado para a duração e exposição do anúncio continuará em andamento, de acordo com o plano que o vendedor possui no Mercado Livre, seja o Grátis, Clássico ou Premium.
Com o algoritmo do Mercado Livre atualizado, ele entende que um produto seu que possuía uma venda considerável e hoje não possui mais, tornou-se irrelevante, então automaticamente perderá seu ranqueamento.
A finalidade do algoritmo é basicamente organizar os anúncios que aparecerão em primeiro lugar nas buscas do canal.
Ele funciona baseado em como é feita uma análise SEO. Mas no caso do Mercado Livre, é mais simples, basta você, vendedor, selecionar quais palavras-chave usar para o título do seu produto para aumentar suas chances de aparecer primeiro nas buscas feitas dentro do Marketplace.
Uma dica é pensar em como você pesquisaria o seu produto, pense como o seu potencial cliente!
Vale a pena dar uma olhada na área de Tendências do site para ver como estão nomeados os produtos mais pesquisados: https://tendencias.mercadolivre.com.br/ 😀
No final, você precisará atentar, entre outras coisas, para a leitura do algoritmo e para os fatores que o Mercado Livre considera como “irregular” em postagens, para que seus anúncios não sejam prejudicados ou suspensos.
O Mercado Livre pode pausar seu anúncio por diversos motivos. Fique atento, pois ele dá umas dicas de como o seu produto deve ser anunciado. Confira a seguir as principais infrações:
Caso as regras não sejam seguidas, o Mercado Livre poderá suspender ou remover o seu anúncio. O bloqueio vai para o seu histórico de vendedor e, se for uma situação recorrente, a suspensão poderá ser permanente, então fique atento às boas práticas dentro do Marketplace!
Foi pensando nisso que o Ideris disponibilizou uma nova funcionalidade para que os vendedores possam ver, de forma detalhada, se um ou mais anúncios estão cometendo uma infração e disponibiliza sugestões de como podem ser corrigidas.
Entre em contato com a gente para conhecer um pouco mais!
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