Você já trabalha com a sua própria loja virtual e ainda não ouviu falar de Remarketing? Você sabia que esse termo está diretamente associado ao Ads (anúncios pagos) dos sites de pesquisa?
Pois é, além de utilizar o Ads para aumentar o ticket médio das suas vendas, o Remarketing também pode ser um plus quando falamos de técnicas de marketing para atrair mais clientes para o seu e-commerce.
Neste conteúdo, nós iremos explicar detalhadamente o que é o Remarketing, como funciona e como ele pode ser benéfico para o seu negócio.
Basicamente, estamos falando aqui de repetir uma estratégia de marketing já feita e direcionada novamente para a mesma pessoa. Estranho e desnecessário? Jamais!
O Remarketing faz parte das estratégias de Marketing de uma empresa que busca aumentar as conversões dos seus anúncios. Ele oferece uma 2ª oportunidade para que as pessoas vejam novamente o seu anúncio e decidam por comprar o seu produto.
Essa segunda chance pode fazer toda a diferença no momento de decisão de compra, pois de acordo com levantamento do Google, 97% das pessoas não realizam a compra na primeira vez que entram seu site. Então por que não dar um empurrãozinho para ajudar nessa escolha?
Acontece da seguinte forma, um cliente potencial entra no seu site pesquisando por materiais de escritório para trabalhar home office. Ele passeia pelo site olhando seu catálogo de produtos, mas não realiza a compra.
Você pensa que perdeu um cliente, mas na realidade, ainda tem como reverter a situação. Se você já utiliza Ads nos anúncios dos seus produtos, o algorítmo do Google vai entender que essa pessoa está procurando por um item específico e irá "bombardear" a pessoa com anúncios relacionados e dentre esses anúncios o seu com certeza, aparecerá novamente.
O Remarketing é uma estratégia que possibilita que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para os usuários que, de alguma forma, demonstraram interesse no seu site e/ou produtos.
Nós também somos consumidores e sabemos que quando pesquisamos, por exemplo, passagens aéreas, durante alguns dias continuaremos vendo anúncios de passagens no Instagram, Facebook, Youtube, e-mail marketing não é mesmo? Isso é Remarketing 😀
E sabe qual a diferença entre o seu anúncio e os demais que apareceram? O consumidor já foi diretamente no seu site, já viu que você possui produtos de qualidade e está familiarizado com você. Ou seja, você já conquistou uma certa confiança e preferência. E isso, estimado leitor(a), faz diferença.
Todo Remarketing tem como objetivo aumentar as conversões do seu site e ele consegue esse alcance através da sua lista de e-mails.
Antes de criar um anúncio, o Facebook, Adwords ou a rede que você escolher para anunciar, deve ter informações sobre quem é o usuário que contatou seu canal para poder identificar as pessoas antes de criar um anúncio.
Dessa forma, essa técnica que pode ser utilizada, por exemplo, com aqueles lembretes enviados por e-mail informando sobre algum item que foi colocado no carrinho de compras e provavelmente foi esquecido.
É a clássica mensagem que recebemos dizendo que " falta pouco para finalizar a sua compra, não perca essa oportunidade de adquirir o produto com esse desconto imperdível ".
Confesso já ter voltado para finalizar uma compra, a qual tinha desistido, depois de receber esse lembrete, e você? 😀
Além do abandono do carrinho, existem ainda outras situações em que o Remaketing pode transformar a perda em um ganho.
O momento não é o certo, é preciso pensar mais um pouco, a pessoa prefere não agir por impulso, não houve interesse no produto. Essas e outras incertezas são muito comuns no primeiro momento em que o cliente visita um site.
Neste caso, pense em anúncios direcionados especificamente para as pessoas que abandonaram a sua página. Ofereça uma oferta, reforce as qualidades e diferenciais do produto ou o desconto oferecido no anúncio.
Digamos que você trabalha como um hub de integração e resolveu criar um blog onde disponibilizará todo o conteúdo direcionado para quem quer saber mais sobre marketplace e e.-commerce.
Com conteúdos ricos direcionados para o público certo, que tragam esclarecimento e aprendizado, é possível levá-lo para mais conteúdos a ponto de transformar o leitor em um possível comprador.
Ou seja, você instrui o seu público e ao final, por exemplo, oferece um material exclusivo para que ele comece a vender online, ou ainda, para aquele público que saiu do topo de funil e já possui seu próprio e-commerce, você pode mostrar as vantagens de se trabalhar com o seu serviço, integrando todas as operações, de diversos marketplaces, em um único canal.
É mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. Essa é uma máxima que muitos já cansaram de escutar. Mas ela continua tão certa quanto 2+2=4.
Se uma pessoa já comprou um produto da sua loja alguma vez, a probabilidade de comprar novamente é muito grande (levando em consideração que você realizou um ótimo trabalho durante todo o ciclo de compra até o pós-venda).
Pense nisso e crie anúncios de outros produtos que possam atrair este mesmo cliente a comprar novamente.
Não desista de conquistar o seu público, planeje e direcione suas campanhas para cada perfil de consumidor aumentando a probabilidade de conversão dos seus anúncio para a compra final.