O Pinterest é uma mídia social focada em conteúdo por imagens, mas permite textos e links em todas as publicações. A plataforma está desde 2009 inspirando os usuários e nos últimos anos tem disponibilizado ferramentas para ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores.
Para os lojistas, o Pinterest pode ajudar a aumentar os acessos e as vendas no seu e-commerce, além de expandir o alcance da marca.
Se você já possui contas comerciais em outras mídias sociais e está pensando “ah não, mais uma mídia social para trabalhar? 😱”, fique tranquilo! Mesmo sendo uma plataforma que o tipo de conteúdo por imagens e vídeos prevalece, é diferente do Instagram em vários aspectos:
Caso você ainda não saiba o que é Pinterest ou nunca usou a plataforma, vamos partir do básico para que você entenda como funciona.
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Funciona semelhante a um quadro de inspiração em que é possível buscar referências dos mais variados assuntos, pinar (é a ação de salvar uma imagem ou vídeo que foi publicado na plataforma por outros usuários, pois no Pinterest, “pin” é o nome do post da rede social), criar diferentes quadros de inspiração com conteúdo de outros usuários ou publicar seu próprio material.
Ao criar uma conta no Pinterest, a plataforma permite escolher três assuntos principais para mostrar conteúdos relacionados, mas à medida que você navega e busca por outros assuntos, o Pinterest entende seus gostos e personaliza o feed a cada acesso para mostrar materiais que possam sempre te interessar.
É possível criar pastas com temas específicos para agrupar referências, como por exemplo: jardim, cozinha, decoração para quarto infantil, móveis para quartos pequenos, entre outros.
Além de navegar pelos conteúdos sugeridos pela plataforma, o que os usuários mais fazem é buscar pelos conteúdos que desejam - e isso é um ótimo comportamento que pode ajudar seus consumidores a se conectar com a sua marca.
Por exemplo, alguém que busca inspiração de móveis para sala de estar e encontra fotos dos seus produtos, salva sua foto como um item de desejo ou clica no seu site para conferir o produto, já que é um cliente em potencial que está buscando sobre o produto.
Para decidir alimentar um perfil da sua marca no Pinterest ou em qualquer outra mídia social, você deve descobrir se seu público-alvo está utilizando determinada mídia.
Reunimos alguns dados fornecidos pelo próprio Pinterest para te ajudar a descobrir se seu público está na plataforma.
Agora que você já sabe o que é Pinterest, confira algumas estratégias que podem ajudar a expandir acessos e vendas no seu e-commerce, além de fortalecer sua marca.
Evite publicar apenas imagens dos produtos no fundo branco, mas foque em fotos ambientadas que contenham os seus produtos. Por exemplo, se você vende joias, publique fotos ambientadas ou de pessoas utilizando os acessórios.
Lembre-se que o Pinterest é uma rede social com foco em imagens, as pessoas a utilizam para buscar referências, por isso ao planejar seu conteúdo tenha o objetivo de inspirar pessoas e promover bem-estar visual.
Ao publicar uma nova foto no Pinterest, preencha todas as informações solicitadas: pasta, título, descrição, texto alternativo e link.
Utilize palavras-chaves para que mais pessoas encontrem seu material tanto no título do seu pin (imagem ou vídeo que está adicionando), como na descrição da imagem e no texto alternativo. As palavras-chaves podem ser em português e em inglês, uma marca de roupas poderia utilizar estas palavras, por exemplo: moda, look do dia, outfit of the day, entre outras.
Na descrição, lembre-se de adicionar informações relevantes. Você pode escrever os benefícios do seu produto, o passo a passo para utilizá-lo e para quem ele é ideal.
Na dúvida de quais palavras-chaves usar no título e na descrição do seu conteúdo, é possível pesquisar um termo genérico na barra de pesquisa do Pinterest, então aparecerá uma lista de termos fornecidos pelo Pinterest para que sua busca fique mais específica.
As palavras-chave recomendadas pelo Pinterest na barra de busca são ordenadas por popularidade de pesquisa. Você pode utilizar termos genéricos que são muito buscados, mas também utilize as palavras menos buscadas, pois são menos concorridas e há mais chances do seu perfil ser encontrado.
Também é possível inserir hashtags na descrição da sua imagem, tanto no meio do texto, como no final. Porém, use em média três hashtags por publicação, não exagere, combinado?!
Insira uma foto de perfil, pode ser seu logo, ícone ou avatar. Escreva uma biografia simples e sucinta que conte o que você faz.
Os conteúdos podem ser organizados em boards, que são pastas. Você pode dividir os boards por temas e inserir tanto conteúdo próprio como pinar, ou seja, salvar conteúdos de terceiros nas suas pastas.
As fotos são o tipo de conteúdo que domina o Pinterest, mas é possível variar e publicar vídeos de até 60 segundos e imagens com texto, como infográficos que possam interessar seu público-alvo.
https://www.pinterest.com/pin/16466354878345372/sent/?invite_code=72b31bf2ce1a49d5bfd0df9e5453e34b&sender=1131670350023650119&sfo=1Assim como no Instagram, há duas modalidades de perfil: pessoal e comercial. É ideal que a conta do seu e-commerce seja na modalidade de perfil comercial para usar as ferramentas do Pinterest para empresas.
O Pinterest disponibiliza algumas ferramentas exclusivas para as contas business para auxiliar as empresas a aprimorarem seus conteúdos, entenderem o que o público está gostando e buscando, divulgar seu catálogo de produtos e fazer anúncios na plataforma.
O Pinterest Analytics permite entender como está a presença geral da sua empresa na plataforma.
A ferramenta permite revisar o desempenho geral do seu conteúdo, análise de vídeos e anúncios, os principais pins e boards, entre outras métricas como:
As informações sobre as métricas são do Pinterest Analytics.
É possível fazer anúncios no Pinterest para aparecer como resultado em buscas de palavras-chaves que tenham relação com sua marca. Além de ser possível segmentar seu público e definir o objetivo da campanha que, na maioria das vezes, para e-commerce é o foco em conversão para levar os usuários para seu site e fechamento da compra.
Agora que você já sabe o que é Pinterest e quais são suas ferramentas, pronto para começar a sua estratégia na plataforma?
Para criar uma conta comercial para sua marca, crie uma conta business.
Se você já criou uma conta pessoal com e-mail e outras informações da empresa, é possível criar uma conta business vinculada ou converter sua conta pessoal em uma conta business.