O ticket médio ou valor médio de pedidos, como o nome já diz, é a média com que os seus clientes gastam com os seus produtos. E saber utilizar essa métrica é extremamente importante para o seu e-commerce.
Existem tipos de ticket médio bem distintos para cada de canal de venda, ou seja, o seu ticket pode ser diferente da sua concorrência dependendo do marketplace em que você vende (Mercado Livre, Magalu, Americanas Marketplace), e ainda existe o ticket médio da sua operação como um todo. Ambos são importantes, mas o último é o mais significativo para que você possa mensurar o crescimento do seu negócio e estabelecer quais estratégias executar para aumentar o seu valor médio de pedidos.
Calcular o valor médio dos pedidos da sua loja virtual não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, basta você pegar o seu faturamento e dividir pela quantidade de vendas realizadas no mês (atenção: o faturamento não é lucro!). A partir desse resultado, é possível entender o quanto você precisa investir para obter o retorno que quer ter nas vendas.
Ex.: R$ 10.000,00 (faturamento) / 100 (vendas) = R$ 100,00 TM (ticket médio)
Reforçando: é importante que você monitore isso para cada canal de venda em que você atua.
Também é possível fazer o monitoramento do TM por fonte de tráfego. Como assim? Estamos falando do tráfego que você compra no Facebook Ads, por exemplo, e do tráfego orgânico. Assim, você consegue definir onde você deve investir mais esforços para aumentar o seu ROI (retorno sobre o investimento de tráfego).
Você pode aumentar o faturamento do seu negócio sem precisar ter novos produtos, visitas ou clientes. Basta aumentar o seu ticket médio melhorando o preço dos produtos, procurando novos fornecedores, montando kits ou até incentivando vendas por atacado. Confira, a seguir, algumas estratégias fundamentais!
O desconto progressivo consiste em separar as vendas do seu e-commerce em faixas de preço, e a partir de determinada faixa, oferecer uma porcentagem de desconto. Essa estratégia é muito utilizada no atacado que possui um volume mínimo de vendas e de pedidos para poder dar um determinado desconto.
Por exemplo: Para compras a partir de R$100,00 reais você libera um desconto de 10%. Para compras a partir de R$150,00, você libera um desconto de 15% e por aí vai. Isso serve para incentivar a pessoa aumentar o seu carrinho de compras, comprando mais produtos para conseguir usufruir do desconto.
Esta, nada mais é, do que uma estratégia de upsell (técnica de venda que consiste em convidar o cliente a comprar mais produtos, complementos ou atualizações mais caras e que gerem maior receita). Para implementar essa estratégia, é necessário fazer um mapa completo do seu mix de produtos, saiba tudo o que você tem e encontre uma maneira de relacionar um produto com o outro.
Por exemplo: Se o cliente estiver comprando um vestido, você pode oferecer um outro acessório para compor o conjunto e que combine com o vestido, como uma bolsa e/ou brincos. Ou ainda, oferecer um vestido que possui um preço maior, mas que naquele dia está com uma promoção boa imperdível.
E quando falamos de linha premium, às vezes o cliente não leva o produto mais caro, porque ele não sabe que existe, pois os lojistas ficam com medo de oferecer esse tipo de produto por achar que não haverá procura e acaba que o cliente, na realidade, está sim, disposto a pagar mais.
Outro ponto que os clientes amam, é o diferencial. Pessoas também costumam comprar produtos premium pois sabem que a qualidade é melhor, a durabilidade, o valor agregado e também tornam-se clientes “difrenciados’’. O fator “produto personalizado’’ também chama bastante atenção.
Para oferece o frete grátis é importante você conhecer bem os seus custos e as suas margens, pois o valor para oferecer essa vantagem não é tabelado, nem fixo, portanto não pense em copiar um outro lojista que vende o mesmo que produto que você e oferecer o frete grátis que não cabe no seu orçamento. Mas essa é uma estratégia que funciona muito bem e incentiva a pessoa a gastar mais. E o frete grátis é uma coisa que todo mundo gosta. 😀
Crie um estímulo para que o seu cliente volte a comprar com você novamente. Vemos este exemplo sendo bastante utilizado por restaurantes, que oferecem um cartão o qual eles vão carimbando de acordo com a quantidade de vezes que o cliente realiza uma compra no estabelecimento, e quando chega ao final, oferecem uma premiação como uma refeição grátis, desconto, uma sobremesa ou brinde.
No e-commerce você pode usar essa mesma estratégia, oferecendo também um desconto, ou frete grátis para a pessoa que realizar 5 visitas na sua loja e efetuar uma compra de, no mínimo, R$ 100,00. Assim ela mantém a fidelidade com você e aumenta o seu ticket justamente por você estipular o preço mínimo para a compra.
Vemos essa técnica sendo realizada em shoppings, principalmente próximo às datas comemorativas. Onde o cliente precisa realizar compras com um valor mínimo para poder participar do sorteio de um carro, e ainda com um plus: ele pode concorrer sem limites de compras, a regra é apenas alcançar o valor mínimo em cada uma delas. No e-commerce você pode seguir a mesma linha. Estabeleça um prazo para participarem do sorteio e estipule algumas regras como preço mínimo ou indicar a sua loja para um número X de amigos.