O cenário do e-commerce brasileiro tem evoluído rapidamente, com os marketplaces desempenhando um papel cada vez mais crucial. Mas, afinal, o que é marketplace, de fato? Qual a diferença com o modelo tradicional de e-commerce, composto por uma loja virtual?
Basicamente, marketplaces são uma modalidade integrada de comércio a partir de diversos vendedores. Este artigo se aprofunda nessa definição e oferece uma visão detalhada das políticas de comissionamento e repasse financeiro dos principais marketplaces do Brasil. Entender essas estruturas é essencial para vendedores que buscam maximizar seus lucros e escolher as plataformas mais adequadas para seus negócios.
Exploraremos as nuances de 9 marketplaces principais do Brasil, incluindo:
O objetivo é que você tenha as informações necessárias para tomar decisões informadas e estratégicas em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Vamos lá?
Para entender o que é Marketplace, imagine-o como um espaço virtual que funciona como um shopping center online, conectando vendedores e consumidores em uma única plataforma digital. É um modelo de negócio que permite que diferentes lojistas ofereçam seus produtos e serviços em um ambiente centralizado, proporcionando aos clientes uma ampla variedade de opções.
Um marketplace funciona como um intermediário digital entre vendedores e compradores, facilitando transações e oferecendo uma plataforma centralizada para o comércio. O processo varia conforme cada marketplace, mas a essência da operação é a seguinte:
Há muitas vantagens de vender em marketplaces, mesmo se você já tiver uma loja virtual. Confira.
Uma das maiores dificuldades para vendedores online é atrair tráfego de visitantes para os sites. Apenas criar uma loja virtual (que já não é uma tarefa simples) não garante que ela terá visualizações. É necessário investir tempo, esforço e dinheiro antes de receber os primeiros visitantes no e-commerce.
Em contrapartida, ao vender em um marketplace, os anúncios dos seus produtos estarão presentes em lojas virtuais com milhões de visitas por dia, aumentando o número de clientes em potencial. Segundo o Estadão com dados da Similarweb de abril de 2024, só o Mercado Livre, que é o maior marketplace da América Latina, recebeu 247,9 milhões de visitas. Em segundo lugar está a Amazon, com 172,2 milhões.
Quem tem o seu próprio e-commerce sabe os inúmeros gastos. Além do gasto literal com domínio, servidores, plataformas de e-commerce e desenvolvimento de marca, existe um grande gasto de tempo para criar tudo isso.
E mesmo com todo esse investimento, é um grande desafio possuir um site próprio com a mesma performance de e-commerces concorrentes e dos marketplaces. Mas quando você está trabalhando com um marketplace, você pode perfeitamente já ter resultados e começar a vender no momento em que você começa a subir os seus anúncios.
Há um grande número de lojas virtuais que, na verdade, são produtos de quadrilhas para realizar golpes. É por isso que o primeiro desafio ao lançar um novo e-commerce é romper essa desconfiança do público com a marca, ainda desconhecida.
Porém, ao vender nesses em marketplaces, o vendedor pode “tomar emprestado” a confiança que o consumidor tem em marcas tradicionais do mercado, facilitando a conversão da compra.
É sempre perigoso depender de um único canal de vendas, já que caso ele, de alguma forma, saia do mercado, a sua operação irá parar completamente.
Quando você conta com mais de um canal de vendas, a estabilidade da sua operação tende a ser muito maior, além de atingir diferentes tipos de público ao mesmo tempo. Uma plataforma integradora de marketplaces fornece a tecnologia necessária para que seus produtos estejam nos principais marketplaces do Brasil e te permite gerenciar todos os canais de uma só vez.
Segundo a Conversion, o Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil. E não é para menos, pois a plataforma oferece diversas facilidades que cativam os brasileiros, como a entrega Full, os benefícios do Mercado Pago (conta digital, empréstimos, investimentos, etc), a assinatura Meli+, entre outros.
Porém, os demais marketplaces também são queridinhos entre os brasileiros, cada um com suas características. Para te ajudar a entender bem o que é marketplace, vejamos os principais pontos de cada plataforma.
O Mercado Livre é atualmente o marketplace mais popular entre os vendedores do Brasil. Quando foi criado em 1999 na Argentina, tinha uma proposta de ser um local em que pessoas físicas poderiam vender e leiloar itens facilmente entre si.
Com 26 anos de existência, o Mercado Livre se tornou um dos melhores lugares para vender pela internet.
Criar um anúncio em si é gratuito, sendo cobrada uma comissão por venda que varia conforme a categoria do produto, o preço da venda e a modalidade do anúncio:
Quanto maior a porcentagem da venda, mais exposição o seu produto terá dentro da plataforma. Você pode ler mais detalhes no nosso post quanto custa vender no Mercado Livre.
Além da taxa de comissão, também há um valor fixo cobrado da seguinte maneira:
Os repasses das suas vendas no Mercado Livre são depositados diretamente na sua conta do Mercado Pago. No caso de pedidos entregues pelo Mercado envios, ele será depositado 2 dias após a entrega do produto. No caso de outras formas de envio, o pagamento será recebido 11 dias após a entrega do produto, ou antes caso o comprador confirme o recebimento.
O Mercado Envios é o serviço de gestão logística do Mercado Livre, por meio dele o vendedor pode:
O Mercado Pago é o serviço de pagamento do Mercado Livre que permite disponibilidade para diversos cartões de crédito e boletos. Por meio dele o vendedor irá receber o dinheiro das suas vendas no marketplace, podendo repassar valores para sua conta bancária posteriormente.
Além disso, é possível utilizar o sistema do Mercado Pago para vendas offline. Por meio do uso de QR code e máquinas de cartão com Mercado Point.
O Mercado Shops era uma ferramenta que permitia a criação de lojas virtuais próprias, com a possibilidade de customização de layout. Desde 16 de janeiro de 2025 não é mais possível criar novas lojas, enquanto lojas sem vendas há mais de 90 dias serão desativadas em 1º de maio. O Mercado Shops deixará de funcionar em 1º de janeiro de 2026.
Conhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Amazon conquistou o mercado de varejo nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2012. Desde então a marca tem expandido sua presença aqui, virando um marketplace em 2017 e abrindo centros de distribuição próprios em 2019.
Como dissemos no artigo sobre o Amazon Marketplace, vendedores com contas individuais (para até vendas de até 10 itens por mês), não possuem mensalidades, mas cada item vendido possui um custo de R$2,00 + taxa de 10% a 15% como comissão.
Vendedores com contas profissionais não possuem o custo fixo de R$2,00, mas há a cobrança de mensalidade de R$19,00, além da comissão.
A Amazon realiza repasses de vendas a cada 14 dias, depositando o valor acumulado na conta bancária do vendedor. O depósito pode demorar até 5 dias úteis, dependendo de verificações adicionais.
A Shopee tem se consolidado como um dos principais marketplaces do Brasil. Em dezembro de 2024, obteve 244,2 milhões de acessos, representando 8,7% do marketshare do e-commerce brasileiro no período, e ficou em segundo lugar em número de acessos no mês — atrás apenas no Mercado Livre, com 366,7 milhões de acessos.
O marketplace asiático está cada vez mais focado em entregas rápidas. Tanto que, no Brasil, possui 12 centros de distribuição, 11 cross-docking e 1 fulfillment, além de mais de 150 hubs logísticos e 2 mil agências Shopee pelo Brasil.
Os pagamentos são liberados na Carteira Shopee dentro da Central do Vendedor dentro de 7 a 10 dias após a entrega. Após a solicitação do saque, o vendedor precisa aguardar até 5 dias para receber o valor em sua conta bancária.
Antes do repasse, a Shopee deduz as seguintes taxas e comissões:
Antes uma plataforma C2C (Consumer-to-Consumer), a OLX incrementou seu modelo de negócios ao longo dos anos e, hoje, também é um marketplace — um dos mais acessados do Brasil, inclusive.
Já possui mais de 100 milhões de downloads do aplicativo na PlayStore e aproximadamente 50 milhões de usuários únicos mensais. Segundo o Estadão, a receita da OLX é de R$1 bilhão, com margem de lucro de 28%.
A OLX implementou em 2024 uma mudança interessante em suas taxas, eliminando-as para os vendedores. Ou seja, lojistas podem listar e vender produtos sem custos, num modelo único na América Latina. Além disso, o repasse (em até 24 horas após a venda) é do valor total, mesmo para vendas parceladas.
As taxas, então, foram transferidas para os compradores, que arcam com 5% a 7% do valor do produto, dependendo da categoria.
Sendo mais uma das varejistas tradicionais do Brasil que vieram para o mundo do Marketplace, a Magalu conta com um diferencial de estar muito mais presente no ambiente digital que as suas concorrentes.
Com iniciativas como a Magalu Labs, um setor especificamente voltado para inovações, a Magalu tem se mostrado um dos e-commerces com maior potencial do Brasil. Como resultado disso, o seu marketplace é atualmente um dos que mais desponta no mercado, com possibilidade de alcançar grandes players.
As tarifas da Magazine Luiza variam de 10% a 20% conforme a categoria do seu produto. Após descontados esses valores, os repasses podem ser recebidos mensalmente ou semanalmente com uma data definida pelo comprador, com o diferencial de que compras parceladas serão recebidas conforme os pagamentos do cliente, podendo ser adiantadas mediante a um pagamento de juros.
Fundada em 1957, a rede varejista Casas Bahia é uma das mais tradicionais do Brasil, sendo até hoje uma das marcas mais valiosas do país. Além disso, foi eleita como uma das marcas Top Of Mind na categoria “loja de móveis e eletrodomésticos” por 19 anos consecutivos (2006 a 2024). Na verdade, a marca é a única vendedora da história da categoria.
A popularidade da marca, inclusive, norteou a mudança do nome da Via (sua holding) para Grupo Casas Bahia S.A. e a adoção do slogan “dedicação total a você” pela holding. Trata-se, portanto, de um marketplace promissor devido à ampla aceitação da marca pelos consumidores.
Inclusive, o Extra e o Pontofrio também são do Grupo Casas Bahia, o que significa que os vendedores também têm acesso aos seus marketplaces.
As comissões do marketplace Casas Bahia variam entre 18,5% e 21%, a depender da categoria do produto. Não há taxas adicionais ou mensalidades.
No ano de 2006 as empresas Americanas.com e Submarino se fundiram para se tornarem a B2W Digital que, em 2021, se tornou o Grupo Americanas.
Desde então a marca vem se expandindo, se tornando um marketplace em 2013 e agregando a Shoptime em 2022. Esse é o lado mais positivo de ser um vendedor da Americanas. Por meio de uma plataforma, você consegue atingir 3 canais diferentes — tal como no Grupo Casas Bahia.
Atualmente a Americanas se mostra cada vez mais forte, com a Americanas.com sendo eleita 7 vezes consecutivas como top of mind de e-commerce, o Submarino sendo o e-commerce mais popular entre a geração Y/Z e o Shoptime como maior canal de home shopping da América Latina.
A comissão varia entre 16% e 19% conforme a categoria do produto. Não há mensalidade, mas sim uma taxa fixa de R$4,80 por venda. Os repasses podem ser quinzenais, nos dias 1 e 15 de cada mês, ou semanais. Esta última opção acarreta no aumento de 1 ponto percentual na comissão de vendas e uma vez adotada não é possível retornar ao repasse quinzenal.
Se denominando “a maior comunidade de empreendedores artísticos do Brasil”, O Elo7 é um marketplace especificamente voltado para produtos personalizados e artísticos.
Criado em 2008, o Elo7 tinha como objetivo “transformar a vida das pessoas através de um ambiente humanizado de compra e venda que conecta e inspira, conferindo significado a cada transação realizada”.
As comissões do Elo7 são um pouco diferentes do habitual. Não há taxas fixas ou mensalidade e a comissão não depende da categoria (até porque o Elo7 é nichado em artesanato, festas, casa, decoração e derivados).
A comissão, que engloba produto + frete, é de acordo com o tipo de exposição do anúncio, sendo:
Os repasses são feitos em 2 dias para a plataforma do vendedor, que pode transferir para uma conta bancária. Mesmo compras parceladas são repassadas de uma vez, sem custos adicionais.
Apesar de ser uma das varejistas mais antigas do Brasil, sendo fundada em 1947, o Ponto Frio foi uma das primeiras empresas do Brasil a ter um site, em 1996. Se tornou um marketplace em 2015 e seu e-commerce também tem mais de 2 milhões de visitas mensais.
Suas comissões, repasses e demais ferramentas proporcionadas aos vendedores são os mesmos trabalhados em todo o Grupo Casas Bahia.
A Havan não é um marketplace, mas aqui vale uma menção honrosa dada a relevância das suas operações de venda online. Segundo o relatório da Conversion, são 5,6 milhões de visitas mensais, que colocam a varejista em 19º lugar entre todos os e-commerces do Brasil.
As vendas em marketplaces podem ser significativamente potencializadas através de estratégias bem estruturadas. Por exemplo, no âmbito da precificação, é essencial ter uma estratégia de ajustes dinâmicos que respondam às variações de demanda e sazonalidade.
A gestão de estoque, por sua vez, demanda sistemas integrados que sincronizem o inventário em tempo real, evitando vendas de produtos indisponíveis e utilizando análises preditivas para antecipar picos de demanda. E, claro, não podemos deixar de investir na excelência do atendimento ao cliente.
Isso inclui respostas rápidas às dúvidas (preferencialmente em até uma hora), comunicação personalizada, políticas transparentes de devolução e troca, além de um pós-venda atencioso que solicite avaliações e forneça orientações de uso quando pertinente.
A grande complexidade que existe nessas estratégias é replicá-las em todos os marketplaces onde você vender. É por isso que utilizar a Ideris é uma medida estratégica para maximizar vendas em marketplaces.
A Ideris é uma integradora que lhe permite listar seus produtos em todas as plataformas de uma só vez. Dessa forma, você escala sua operação, uma vez que a Ideris também oferece ferramentas robustas para gestão do negócio de forma unificada.
Isso significa que você pode fazer ajustes estratégicos de uma só vez. Por exemplo: subir campanhas de tráfego pago, definir uma regra de precificação automática, responder aos comentários e muito mais.
Então, a escolha pela Ideris é estratégica e lógica. Clique aqui para falar com um representante.