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Entenda a importância de usar um hub para marketplace

Escrito por Ideris
6 de fevereiro de 2025

O mercado global de marketplaces movimentou US$ 580,31 bilhões em 2024 e deverá quase dobrar de tamanho até 2030, alcançando US$ 1,064 trilhão – com um crescimento médio anual de 10,6%. Esses números mostram a força das grandes plataformas digitais de comércio eletrônico e deixam claro que a vida do varejo é mais difícil fora dos marketplaces - ainda mais se você vende neles e não possui um hub.

No mercado brasileiro, dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostram que os 5 principais marketplaces detêm quase 80% das vendas online. Especialmente para micro, pequenos e médios varejistas, estar nas plataformas digitais é uma opção que faz muito sentido: dessa maneira, é possível alcançar mais rapidamente um público amplo que já frequenta o marketplace, em vez de construir audiência do zero.

Quando um seller passa a vender em um marketplace, rapidamente ele se depara com um problema: a complexidade de gerenciar anúncios, estoques e promoções em diferentes plataformas. Cadastrar produtos e configurar as peças de publicidade de forma individual em ambientes diferentes podem ser tarefas que tomam muito tempo.

A solução para esse problema atende pelo nome de hub de integração de marketplace: uma plataforma que permite integrar contas em diferentes canais de vendas de forma simultânea. Trata-se de uma ferramenta essencial para automatizar a operação dos marketplaces em um único sistema.

Com um hub, a publicação dos produtos nas plataformas passa a ser feita no hub, que possui um sistema conectado aos principais marketplaces do mercado. Dessa forma, o lojista (seller) não precisa refazer o trabalho em cada marketplace no qual atua.

A Ideris é um dos hubs de integração de marketplace mais completos do mercado, com integrações com mais de 30 plataformas, entre as quais as mais importantes do varejo brasileiro!

O que é um hub para marketplace?

Também conhecido como integrador de marketplaces, um hub caracteriza uma plataforma que permite integrar simultaneamente contas em diferentes canais de vendas. Mas sua utilidade vai além disso, ao ajudar vendedores a automatizarem a operação de seus e-commerces em uma única ferramenta.

Basicamente, a publicação dos seus produtos é feita diretamente no hub, que possui um sistema interligado aos principais marketplaces do mercado e também a plataformas de e-commerce, lojas virtuais e logística. Ou seja, a proposta é livrar o lojista de precisar refazer o trabalho em cada marketplace em que ele atua. 

Quais as vantagens de usar um hub de marketplace?

O principal benefício é a possibilidade de gerenciar todas as vendas, mesmo que em canais diferentes, em um só lugar. O que proporciona uma visão ampla de toda a sua operação e uma facilidade de gestão ainda maiores.

Dessa maneira, não é preciso cadastrar seus produtos no Mercado Livre, depois na Shopee e depois no Magazine Luiza, por exemplo. O hub de integração de marketplace faz isso para você automaticamente replicando um único anúncio em todas as suas contas. Isso acontece tanto na hora de publicar seus artigos em todos os canais que você vende ou recebendo os pedidos neles.

Por isso, um dos maiores ganhos é em praticidade, pois todo o trabalho é centralizado, o que otimiza bastante o tempo envolvido nesses processos. Afinal, será necessário editar apenas uma vez o anúncio para que ele seja exibido em todos os marketplaces nos quais você vende.

Além disso, veja outras vantagens de usar um hub de marketplace.

Gestão centralizada

O benefício de gerenciar todas as vendas, mesmo que em canais diferentes, em um único lugar, proporciona ao lojista uma ampla visão de sua operação e muito mais facilidade no trabalho do dia a dia.

Com o uso de um hub de marketplaces, como a Ideris, não é necessário cadastrar um mesmo produto em várias plataformas: o hub realiza os cadastros automaticamente, além de replicar os anúncios em suas contas em cada marketplace.

O mesmo acontece no recebimento dos pedidos. Em vez de acessar cada uma das plataformas para realizar a gestão, o acesso ao hub de marketplaces otimiza essa tarefa e oferece uma visão integrada do que está acontecendo com suas vendas digitais.

A Ideris é o hub de marketplace para escalar suas vendas. Considerada a parceira ideal para as operações de e-commerce. Com a Ideris, é possível integrar marketplaces e todas as soluções que você precisa em um só lugar. Venda nos principais canais de venda e otimize seus resultados.

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Estoque unificado

Ao contar com um hub de marketplaces, o e-commerce diminui a possibilidade de ruptura em seu estoque, uma vez que o inventário é administrado de forma unificada. O sistema atualiza automaticamente as informações de estoque em todos os marketplaces, a cada entrada ou saída de mercadorias.

Unificar o estoque também simplifica a gestão, pois deixa de ser necessário alocar (física ou virtualmente) uma quantidade de produtos para cada plataforma, correndo o risco de ver seu estoque esgotar em um marketplace quando ainda há produtos em outro. Centralizar os estoques gera mais produtividade e eficiência para o negócio.

Facilidade na criação e gestão de anúncios

O hub de marketplaces faz a criação e gestão dos seus anúncios nas diversas plataformas. Dessa forma, torna-se possível criar, replicar e editar anúncios em seus canais de vendas de forma centralizada, com muito mais rapidez e praticidade.

As funções de um hub de integração

Unificar toda a operação e exibi-la no mesmo espaço é a característica primordial de um hub – mas suas funcionalidades vão além disso. Entre os recursos que você pode esperar das melhores plataformas do mercado estão:

  • Gestão unificada de pedidos;
  • Gestão de estoque;
  • Redução de custos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Tracking: status de rastreio de pedido;
  • Importar e replicar cadastro de produtos;
  • Atualização automatizada das informações dos produtos;
  • Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces;
  • Relatórios em tempo real;
  • Conexão para gerar oportunidades;
  • Visibilidade e personalização.

Como escolher um integrador de marketplaces

O principal a se considerar na escolha de um hub de integração de marketplaces é seu próprio modelo de negócio. Portanto, o primeiro passo é saber quais os hubs atendem os marketplaces em que você atua. Afinal, de nada adianta cogitar um integrador que não trabalha com os canais que você usa para vender seus produtos.

Outro ponto interessante para definir a contratação de um hub é verificar quais deles já são integrados aos marketplaces em que você opera. Se você vende bastante nos marketplaces A e D e F, é necessário que o hub funcione conectado a esses canais de venda. 

Fique atento ainda que não basta escolher uma alternativa que contemple as necessidades do seu trabalho.  É preciso avaliar também as ramificações (integrações) do sistema com outras plataformas. Somente com este requisito, é possível eliminar alguns prestadores na lista de potenciais hubs que você pode vir a usar.

Obviamente, o preço do serviço também ocupa destaque na decisão. Lembre-se que é fundamental analisar o custo-benefício na relação preço x funcionalidades

O ticket médio é um fator determinante

No caso de e-commerces com um ticket médio baixo, o interessante é optar por integradores que cobrem por percentagem. Por exemplo, no caso de um lojista que comercializa mil artigos de R$ 20,00, o faturamento mensal será de R$ 200 mil. Nesse modelo, o hub ficará com uma comissão em torno de 1% do valor total faturado e o vendedor terá que pagar R$ 200,00 ao hub.

Já quando o ticket médio for alto, a vantagem está em utilizar um hub que cobra por venda individual. Geralmente, um integrador de marketplace recolhe, nesta modalidade, cerca de R$ 1,00 por item comercializado. Assim, compensa utilizar esta forma de pagamento, que impactará menos na lucratividade do seu negócio.

No mercado existem também hubs que trabalham com um valor fixo, como uma mensalidade. Ainda assim, vale considerar o seu ticket médio para examinar qual o método de pagamento fica mais em conta para a contratação de um hub.

Para resumir de forma mais clara, preparamos alguns pontos para ajudá-lo a decidir o integrador de marketplace mais adequado à sua realidade.

O que levar em conta na escolha de um hub de integração de marketplace

  • Em quantos marketplaces você atua?
  • Quais os canais em que você já vende e quais os que pretende ingressar?
  • Os marketplaces que você opera possuem integração com quais hubs?
  • Qual o valor do seu ticket médio? É importante para decidir qual o melhor meio de pagamento pelo serviço.
  • Custo-benefício entre preço e funcionalidades da plataforma.
  • Quais hubs possuem integração com soluções de frete que ofereçam diferenciais como cálculo de envio e geração de etiquetas de postagem?

Possibilidade para integrar com soluções de frete

A lista de vantagens de usar um hub não para por aqui. Para citar mais uma delas, um integrador é capaz ainda de ampliar sua gestão de fretes. Isso é possível através da integração com plataformas de logística de entregas. Ou seja, a partir do hub, vendedores podem sincronizar os envios de encomendas utilizando a conexão do hub com uma solução de fretes.

Com isso, os lojistas podem eliminar etapas, principalmente, ao acessar diretamente a API (que, em Português, significa “Interface de Programação de Aplicações”) de plataformas que oferecem cotação de fretes, por exemplo. Outros serviços como a geração de etiquetas de postagem e rastreamento de encomendas, também estão no catálogo de vantagens de um gateway de frete.

A grande jogada é que toda a preocupação com o desenvolvimento do sistema que permitirá a integração da solução de frete com o seu e-commerce fica por conta do hub.

Integre-se facilmente aos marketplaces

A Ideris é o parceiro ideal para sua operação de e-commerce, pois permite integrar marketplaces e soluções que complementam a atividade do comércio eletrônico em um só lugar.

Venda mais unificando diversos marketplaces, ERPs e plataformas de loja virtual, com mais eficiência, produtividade e ganhos na gestão do negócio.

Fale com a gente e entenda como alavancar suas vendas online por meio de um hub de marketplaces!

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