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Google Trends: o que é e como usar para vender mais

Escrito por Ideris
4 de outubro de 2024
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Não é espantoso para ninguém que o Google é o site mais acessado no mundo. Em 2023, segundo relatório da Hostinger, a plataforma de buscas recebeu mais de 87 bilhões de acessos mensais. Graças a isso, ele consegue oferecer ferramentas absurdamente poderosas, como o Google Trends.

Imagine saber quais são as maiores tendências de busca sobre os produtos do seu nicho e se preparar para isso, antes mesmo das pessoas acessarem a sua loja. Com o Google Trends, é possível antecipar cenários e incluir dados valiosos na sua estratégia de vendas. 

Neste post, explicamos melhor como funciona a ferramenta, como utilizá-la na prática e como implementar os dados levantados para potencializar suas vendas nos marketplaces. Confira na leitura.

O que é Google Trends e como funciona?

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra o que as pessoas estão pesquisando na internet em tempo real. A solução ajuda a entender interesses de busca e identificar oportunidades de mercado. 

Na prática, a página conta com uma barra de pesquisa que permite saber o que é pesquisado no Brasil e em outras partes do mundo, além de acompanhar quais temas estão em alta. Mais do que isso: o serviço ajuda a identificar como o interesse nesses temas variou com o passar do tempo.

O Google Trends é um serviço gratuito que foi lançado em 2006. Desde então, tem sido uma excelente opção para quem deseja consultar quais palavras, expressões e assuntos estão entre os mais buscados no momento

Você sabia que 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa? As pessoas utilizam o Google para pesquisar praticamente tudo, principalmente, produtos que desejam comprar. 

Sendo assim, o Google Trends pode ser uma ferramenta valiosa para os lojistas realizarem estudos e análises de mercado e entenderem os produtos mais procurados pelos consumidores em diferentes nichos.

Como utilizar o Google Trends na prática?

A ferramenta é bem simples de usar e muito intuitiva. Basta que você escreva na barra de buscas a palavra-chave que deseja pesquisar. O trabalho mais penoso dessa tarefa será interpretar as informações levantadas.

Se você já utiliza outras ferramentas similares, como a página Tendências do Mercado Livre (veja o vídeo abaixo), já tem uma noção de como a solução funciona. Caso ainda não use, é só conferir o passo a passo que elaboramos a seguir.

1. Familiarize-se com a ferramenta

Antes de tudo, acesse o Google Trends e observe as primeiras informações que o serviço exibe para você. A página vai sugerir algumas sugestões de consultas com temas que estão em alta no Brasil e no mundo.

Além da página principal, o Google Trends também tem uma aba “Em Alta”, que mostra as palavras mais buscadas e as estatísticas recentes. Em setembro de 2024, os temas destacados envolvem os shows do Rock In Rio, o Campeonato Brasileiro de Futebol e dúvidas sobre a restituição do imposto de renda. 

2. Busque por um termo específico

Na barra de pesquisa, você deve inserir o termo ou assunto que deseja. Se você trabalha com calçados como tênis, por exemplo, pode iniciar por esse artigo de vestuário. De imediato, vai ser exibido para você um gráfico que indica o interesse no assunto ao longo do tempo.

O gráfico pode ser configurado de acordo com a localização dos usuários, o período de tempo a ser analisado e com base em diferentes categorias. Além disso, é possível verificar as pesquisas em várias ferramentas do Google, como Google Imagens, Google Shopping e Youtube.

3. Explore os resultados do Google Trends

Abaixo do gráfico principal, outras informações são fornecidas sobre o termo ou assunto definido por você. Lembre-se que os critérios definidos (tais como a localização das pesquisas e período) impactam em todos os resultados exibidos na página.

Para continuar no exemplo anterior (tênis, o artigo de vestuário), o seller inseriu a palavra-chave tênis na busca e definiu a localização como Brasil, no período dos últimos 90 dias, em pesquisas feitas no Google Shopping. Esses parâmetros podem apontar quais modelos de tênis são os mais procurados nesse período. Veja a imagem abaixo.

resultados google trends

Com base nessa pesquisa, você agora sabe que nos últimos 90 dias, em pesquisas feitas no Google Shopping por usuários no Brasil, as buscas pelo tênis Nike SB de moda urbana aumentaram 350% e estão em ascensão. O Google Trends também aponta que houve um aumento repentino de interesse pelo tênis Nike Downshifter

É possível ainda identificar esse interesse por sub-região (os estados) ou por cidade. No exemplo acima, os usuários do Rio Grande do Sul foram os mais interessados. De uma escala de 0 a 100 (em que 100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local), o estado gaúcho atingiu 100. Logo atrás estão São Paulo (89) e Minas Gerais (85).

resultados google trends - interesse sub-região

Observação: sobre o índice de interesse por sub-região ou cidade, o Google aponta que “100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local; 50 indica um local que tem metade da popularidade; e 0 indica um local em que não houve dados suficientes para o termo”. Além disso, “um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre ‘bananas’ terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre esse termo”, de acordo com o buscador.

4. Cadastre-se para ser notificado sobre pesquisas

Um recurso muito interessante para quem quer ficar sempre atualizado sobre o interesse dos usuários está na aba “Inscrições", no menu à esquerda da página do Google Trends. 

Por meio dessa opção você pode definir um assunto (“futebol” ou algo mais específico como “camisa do Flamengo”) e delimitar a região das pesquisas para ser notificado por e-mail sobre eventos relevantes envolvendo o assunto. A notificação pode ser enviada uma vez por semana ou por mês. 

Se você simplesmente tem vontade de ficar por dentro das principais tendências de pesquisas diárias feitas no Google, a página oferece também essa possibilidade. As notificações por e-mail podem ser definidas para chegar “quando possível”, “uma vez por dia” ou “uma vez por semana”.

resultados google trends - inscrições

Como os dados do Google Trends ajudam o seller a vender mais? 

Entendendo como o Google Trends funciona, fica fácil perceber como ele pode ajudar você a aumentar suas vendas no marketplace. As informações levantadas pela ferramenta vão contribuir em diversos processos, desde a escolha e gestão do portfólio até a elaboração de anúncios mais atrativos

A seguir, listamos algumas dicas de como utilizar as informações de forma mais eficiente para alavancar as vendas do seu negócio. 

Planejar o estoque e definir promoções 

Ficar antenado nas trends vai ajudar você a identificar interesses do seu público-alvo e descobrir novidades e tendências de mercado

Imagine que você trabalha com eletrônicos e começou a observar um aumento de buscas por "smartwatches". Nesse caso, a análise das informações vai ajudar você a identificar a necessidade de incluir esse artigo no seu portfólio ou de aumentar o estoque para suprir os picos de demanda.  

O Google Trends também pode ajudar você a definir promoções, identificando itens com menor procura e quedas nas buscas, evitando assim que os produtos encalhem no estoque. 

Criar anúncios otimizados

Como as pessoas estão pesquisando por um mesmo produto? Por exemplo, elas digitam “fone de ouvido” ou "headphone"? Será que na hora de comprar o console da Sony, os usuários estão procurando por “Playstation 5” ou apenas “Play 5”? 

Essas questões podem ser esclarecidas pelo Google Trends com a possibilidade de comparar os termos de pesquisa. Com as informações levantadas, fica mais fácil criar os seus anúncios, dando melhores títulos e descrições, o que favorece o SEO (Search Engine Optimization).

Google Trends - comparação de termos de pesquisa

Apoiar a estratégia de SEO

O Google Trends também vai ajudar você a identificar novas palavras-chaves e termos que vão complementar seus anúncios e fazer com que o produto seja facilmente encontrado nos marketplaces. 

Utilizando o exemplo anterior, se ao analisar as estatísticas, você percebe que ambos os termos, tanto “Playstation 5” quanto “Play 5”, estão gerando boas buscas, pode utilizar as duas palavras para deixar a descrição dos anúncios mais completa e melhorar a estratégia de SEO. 

Planejar campanhas de mídia paga 

Ao entender quais produtos têm mais busca e de onde vem esses acessos, o seller também consegue otimizar suas campanhas de mídia paga, segmentando os anúncios para o público certo e para regiões com maior potencial de vendas

Assim, além de utilizar os termos de busca mais relevantes, você também pode segmentar os anúncios por localidade. Imagine que, utilizando o Google Trends, você descobre que o termo "smartwatch" é muito mais popular em São Paulo do que no Rio de Janeiro. 

Nesse caso, pode direcionar suas campanhas de marketing apenas para São Paulo, otimizando o investimento para garantir um retorno maior. 

Analisar a concorrência

Outra possibilidade da ferramenta é utilizá-la para avaliar a concorrência. Nesse caso, é possível verificar quais termos o seu concorrente utiliza nos anúncios e comparar os resultados de busca com os termos utilizados por você. 

Por exemplo, imagine que você vende produtos de beleza e tem um anúncio com o termo “hidratante para o rosto”. Ao analisar seus concorrentes, você percebe que a maioria deles utiliza o mesmo termo. No entanto, o Google Trends aponta que os consumidores buscam, prioritariamente, pelo termo “hidratante facial”. 

A partir dessa informação, com uma pequena alteração, você pode fazer com que sua loja se destaque, direcionando a oferta a essa lacuna. 

Identificar oportunidades sazonais

A possibilidade de analisar tendências também é excelente para que você consiga identificar demandas sazonais e se antecipar a elas. Com o Google Trends é possível verificar os picos e quedas de busca de um produto para entender como eles afetam suas vendas. 

Vamos considerar aqui a Black Friday, a maior campanha de varejo online. Hoje, é comum que as empresas comecem suas promoções bem antes da data oficial. Nesse caso, o Google Trends pode ajudar você a identificar quando as pessoas estão começando a buscar por promoções dos produtos que você vende, antecipando ou estendendo as ações. 

É hora de dominar a internet!

Agora que você conhece a ferramenta, pode combiná-la com o resultado de outros serviços, como a já mencionada página Tendências do Mercado Livre ou o SEMrush, que permite fazer uma busca avançada de palavras-chave. 

Outra ferramenta excelente para o e-commerce é a página Think with Google - Pesquisas de mercado, que mostra as categorias em ascensão no varejo.

Capture os resultados que melhor combinam com a sua operação e se prepare para oferecer aquilo que seus clientes mais desejam e alavancar as suas vendas na internet.

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