Quem trabalha com e-commerce e marketplaces está sempre pensando em estratégias para alavancar as vendas, não é mesmo? Mas, mesmo utilizando as melhores estratégias e investimentos para o seu segmento, nem sempre as vendas acontecem como o esperado. Uma das razões que podem justificar isso é os produtos disponíveis e a maneira com que eles são apresentados. Por isso, é interessante frequentemente fazer a gestão do portfólio de produtos.
O conceito de gestão de portfólio de produtos no e-commerce pode ser definido como a administração de todos os produtos vendidos por uma empresa, com o objetivo de avaliar o desempenho das mercadorias colocadas para venda, além de identificar as oportunidades de melhorias e novas estratégias de vendas.
Fazer uma boa gestão do portfólio de produtos também significa selecionar no que investir e o que deixar de vender, como itens parados no estoque, que geram prejuízos, tomando o lugar de outra mercadoria que poderia ser vendida mais rápido.
Então fique de olho nos dados de resultados das suas vendas, analisando quais produtos vendem bem e merecem mais destaque, e quais devem ser repensados.
Uma forma legal de vender o que está parado no estoque é colocar essa mercadoria num kit, junto com um produto de alta demanda. Assim você monta uma oportunidade de venda atraente e ainda economiza no frete, enviando tudo junto!
A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group em 1970, por isso a sigla “BCG”. Sua função é fazer a gestão do portfólio de produtos e indicar a melhor estratégia de investimentos de acordo com o orçamento da empresa.
A matriz BCG é composta por dois eixos representados num gráfico:
Cada eixo é composto por dois setores, resultando em um quadrante, onde são distribuídas as categorias: vaca leiteira, estrela, interrogação e abacaxi. Sim, é isso mesmo, você não leu errado.
Aqui está uma indicação de um vídeo didático para você entender melhor cada componente da Matriz BCG e como usá-la na gestão do portfólio de produtos.
Saber quem você quer atrair é o primeiro passo para uma boa venda! Estude seu público-alvo e pense bem: Quem é essa pessoa? Que problema ela apresenta? O que você pode oferecer para ajudar a resolver esse problema?
Respondendo a essas questões, a sua empresa vai estar bem direcionada sobre o que o cliente procura e oferecer os produtos que eles desejam. Mas fique atento à sua concorrência! É importante que a sua gestão do portfólio de produtos seja competitiva com as outras lojas do seu segmento, para que depois de analisar outras opções, o comprador tenha mais confiança no seu produto.
Já ouviu falar daquela expressão “Comer com os olhos”? Então, essa precisa ser a sua estratégia aqui, mesmo que você não seja do nicho de alimentos. O objetivo do portfólio de produtos é atrair olhares e despertar o interesse do comprador, por isso crie uma vitrine atrativa que cative a atenção.
Invista numa identidade visual marcante para a sua loja e suas redes sociais, apresentando anúncios com imagens de boas resoluções, em diferentes formatos. Usar o mesmo cenário para tirar fotos dos produtos é uma forma legal de mostrar que tudo segue a mesma linha, o seu branding.
Outra forma de fazer uma boa gestão do seu portfólio de produtos é dividi-los em categorias. Isso facilita o trabalho do cliente quando ele está procurando por uma determinada mercadoria e evita que ele fique desmotivado ao tentar encontrá-la.
Use descrições detalhadas e lembre de padronizar as informações dos produtos nos diferentes canais de venda que você usa! Colocar características diferentes de um mesmo produto em uma rede social e um marketplace, por exemplo, pode deixar o comprador confuso e afastar ele do botão de compra.
A boa gestão do portfólio de produtos exige um catálogo sempre atualizado, com destaque nos produtos do momento. Você não vai anunciar cachecóis e luvas de lã no meio do verão, não é mesmo? Por isso, destaque o que condiz com os valores da sua loja e se enquadra no perfil da sua persona.
Também é importante ficar sempre ligado nas “modinhas” de redes sociais, as novas tendências do seu nicho podem aparecer por lá! Talvez os seus produtos não estejam diretamente relacionados à música ou série do momento, mas você pode usar referências delas como estratégias de marketing.
Um dos principais benefícios de uma boa gestão do portfólio de produtos é entender a performance dos produtos vendidos, identificar oportunidades de negócios e evitar prejuízos com itens parados no estoque.
Além disso, essa estratégia auxilia o aumento na visibilidade da sua loja, que consequentemente aumenta suas chances de lucro! Saber como se apresentar na internet é essencial para capturar a atenção das pessoas, no meio de tantas informações oferecidas ao mesmo tempo.
Por isso, use o portfólio de produtos para mostrar quais são os diferenciais da sua marca, atraindo clientes que acreditam no seu trabalho e podem comprar mais vezes com você. Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse! 💜