Chegou o Envvias! Uma das maiores empresas de comércio varejista do Brasil, que possui sob o seu guarda-chuva as marcas Casas Bahia, Ponto e Extra, agora oferece essa solução logística com diversos benefícios para os vendedores. Na prática, os lojistas da Via Marketplace podem contar com fretes mais competitivos e melhores prazos para o cliente final.
Você sabe muito bem, vendedor, que o frete e o tempo de entrega representam uma vantagem competitiva enorme dentro do e-commerce. Os consumidores buscam por isso. Se não encontram, mudam de loja ou trocam de vendedor. O E-commerce Radar comprova: no Brasil, a taxa de abandono de carrinho é de 82%.
A Via Marketplace então surgiu com uma grande novidade: o Envvias, sua própria plataforma de soluções logísticas. Ou seja, os vendedores que estiverem presentes neste marketplace vão contar com diversos benefícios que culminam, lá na frente, nas vantagens competitivas mencionadas acima: frete mais barato e tempo de entrega mais curto.
Portanto, neste conteúdo saiba mais sobre o Envvias e suas características:
Se você vende nas Casas Bahia, Ponto ou Extra.com, conhece bem a Via Marketplace (antiga Via Varejo). É, sem dúvidas, uma das soluções de e-commerce mais importantes para quem deseja vender na internet. Mensalmente, a Via recebe mais de 280 milhões de visitas, mais de 150 milhões de buscas e possui 15 milhões de usuários ativos no app.
Os números revelam a força desse marketplace, que agora também oferece uma plataforma de soluções logísticas: o Envvias.
O Envvias é a nova plataforma de soluções logísticas da Via. Com essa ferramenta, os lojistas presentes no marketplace vão ser auxiliados na operação e na gestão das entregas, oferecendo um frete mais competitivo e melhores prazos para o cliente final.
Com essa plataforma, os lojistas terão duas modalidades de envio: Postagem e Coleta. Além disso, o Envvias garante uma série de benefícios e diferenciais para quem vende ou deseja vender no marketplace.
Abaixo, entenda como funciona o Envvias.
Como você viu, são duas modalidades: Postagem e Coleta. Em ambas, o lojista não precisa atentar-se ao tracking do pedido, que agora é automatizado. Além disso, a adesão aos serviços é gratuita.
Os lojistas podem utilizar as tabelas de frete da Via Marketplace para realizar as entregas.
Para a postagem são seguidos os mesmos critérios e parâmetros do envio de produtos através dos Correios.
Preço: NF com valor total de até R$ 10.000;
Dimensões: comprimento (C), largura (L) e altura (A) até 100 cm; e a soma das dimensões C+L+A até 200 cm;
Peso: produto até 30 kg (dimensões e peso do produto já embalado).
Os pedidos são coletados na própria loja. As entregas serão realizadas por meio da malha logística da Via.
Para a coleta é necessário verificar se o seu sortimento e a localização da sua loja são atendidos pelo Envvias Coleta. Além disso, alguns produtos não são transportados por meio da malha logística da Via, como dinheiro, joias, inflamáveis, materiais que necessitem de refrigeração, entre outros.
Caso os seus produtos estejam fora dos critérios estabelecidos pelos serviços do Envvias em relação ao peso, o frete será calculado a partir da tabela de contingência. Para cadastrar, acesse o Suporte ao Lojista: Portal do lojista > Suporte > Tipo: Frete > Assunto: Cadastrar Tabela de Contingência.
Como é de praxe, a embalagem deve garantir a integridade do produto. Por isso, o ideal é que você utilize embalagens resistentes. Por isso, a transportadora pode não aceitar produtos embalados em sacos de lixo ou transparentes, papel pardo e semelhantes. Em relação a produtos frágeis (como vidros e cerâmicas, por exemplo), a Via não se responsabiliza pelo transporte.
Para calcular o prazo final de entrega, você deve somar o prazo de preparo do pedido + o prazo de transporte. Se o lojista vende itens que não estão armazenados em seu estoque (Cross-Docking), o tempo de entrega do produto deverá ser acrescido ao prazo final.
É o tempo referente ao preparo do pedido, o que inclui emitir nota fiscal, separar, embalar, emitir a etiqueta de postagem ou coleta e entregar no ponto de postagem ou aguardar a coleta.
O prazo padrão para postagem será de dois dias úteis após a aprovação do pedido.
É o tempo que a transportadora necessita após a postagem ou a coleta do produto até a entrega para o cliente final.
Em relação ao repasse, a comissão será cobrada apenas sobre o valor do produto. Já o valor referente ao frete, que é pago pelo cliente final, é retido pela Via para custear a operação de entrega.
O Envvias é responsável pelo custo de frete. A utilização da etiqueta do Envvias é obrigatória! Se você utilizar a etiqueta própria para postagem, além de não conseguir realizar o tracking,o Envvias não reembolsará o valor do frete.
Abaixo, veja uma comparação sobre como era sem Envvias e, agora, com Envvias.
Valor produto:R$ 200
Valor frete: R$ 10
Valor total: R$ 210
Comissão (10%) = (Valor Produto + Frete) x 10%: R$ 21
Repasse Lojista = Valor Total – Comissão: R$ 189
Saldo da sua venda (Repasse – Frete): R$ 179
Valor produto:R$ 200
Valor frete: R$ 10
Valor total: R$ 210
Comissão (10%) = Valor Produto x 10%: R$ 20
Repasse Lojista = Valor Total - Frete – Comissão: R$ 180
Saldo da sua venda (Repasse): R$ 180
Se o pedido estiver com a transportadora e o cliente solicitar o cancelamento, o valor do frete será retido pela Via - sem qualquer reembolso ao lojista.
Em caso de análise e reconhecimento de roubo, extravio e avarias durante o transporte do pedido, será realizado o ressarcimento do valor do produto ao lojista.
Reenvio, troca e reversa. A reversa será de responsabilidade do lojista. O fluxo atual que o lojista realiza em sua operação deve ser mantido.
Quem vende há mais tempo em marketplace sabe que um bom cadastro (incluindo os anúncios) é fundamental para obter sucesso nas vendas. Em relação ao Envvias, é preciso ter cuidado para cadastrar as dimensões e peso do produto.
Afinal, caso ocorra erro nesse processo, será a maior dimensão/peso entre a que foi cadastrada pelo lojista e a aferida pela transportadora. Os valores extras, cobrados pela transportadora devido ao erro de cadastro, deverão ser ressarcidos pelo lojista à Via.
Além disso, os Correios ou qualquer transportadora têm o direito de recusar o produto caso ele exceda as dimensões máximas estabelecidas. Nesse caso, o lojista será responsável por efetuar a entrega ao cliente final.
Você ainda não vende na Via e quer aproveitar os benefícios do Envvias? Se você é cliente Ideris já sabe que o nosso hub é um parceiro oficial. O quê? Você não é um ideriano? Não se preocupe! Além de você ter a possibilidade de testar gratuitamente a nossa solução durante sete dias, a Central de Oportunidade Ideris tem uma campanha ativa com a Via.
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