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Dicas, E-commerce

Como vender mais no dia dos namorados em 2024?

Escrito por Ideris
17 de maio de 2024
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O Dia dos Namorados, que acontece no dia 12 de junho, é uma das datas mais lucrativas do ano para o varejo físico e online, ao lado do Dia das Mães, Black Friday e Natal. E o que podemos esperar para a celebração em 2024?

As estimativas são promissoras. O Dia dos Namorados deve prosseguir a tendência de crescimento do ano, com o aumento de 6,8% das vendas no Dia das Mães e a previsão do faturamento do e-commerce crescer 10% em 2024.

E é claro que para sair à frente da concorrência e vender mais e com mais qualidade no Dia dos Namorados, é preciso estar atento às tendências do mercado de vendas online. Nos últimos anos, e com mais força entre 2023 e 2024, as campanhas omnichannel aparecem com grande destaque para os lojistas estarem atentos. A omnicanalidade, basicamente, é uma estratégia para integrar os canais de contato entre marcas e consumidores, sejam eles físicos ou digitais. Essa é uma forma de oferecer experiências mais conectadas ao cliente e ampliar resultados.

Além de entender tendências, planejamento é muito importante, e falaremos mais sobre isso ao longo do texto. Mas é importante entender desde já: não é porque o Dia dos Namorados acontece só daqui a um mês, que as estratégias devem ser implementadas somente nas semanas que antecedem a data.

O plano precisa acontecer com antecedência, sem esquecer de: 

  • Definir estratégia de estoque e abastecê-lo com os produtos mais procurados nessa época;
  • Estudar planos para redução de preços;
  • Oferecer brindes;
  • Garantir preços em conta para combater concorrência, etc.

Continue nos acompanhando e veja um planejamento completo de como vender mais no Dia dos Namorados!

No e-commerce, o que fazer para vender no Dia dos Namorados 2024?

Sabemos que o e-commerce está em constante mudança, buscando sempre evolução. Por isso, entender as necessidades do público-alvo e criar uma experiência de compra diferenciada são essenciais para vender mais no Dia dos Namorados.

Apesar de existir a possibilidade de mudança de comportamento dos consumidores durante datas sazonais, os presentes focados em experiências românticas nunca saem de moda. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em 2023, a lista de produtos com maior aumento de procura na data incluem:

  • Chocolates (12,2%);
  • Roupa masculina (12%);
  • Sapato masculino (17,5%);
  • Sapato feminino (14,4%);
  • Tênis (10,3%);
  • Produtos para pele (18,2%);
  • Perfumes (16,4%);
  • Artigos de maquiagem (17,5%);
  • Hospedagem (14,4%);
  • Livros (11,9%).

Abaixo, colocamos algumas dicas de como vender mais no Dia dos Namorados em 2024. Confira!

Antecipe tendências

Os presentes que envolvem o romantismo estão sempre em alta. Os chocolates, perfumes, roupas, cuidados pessoais e acessórios são itens que norteiam a maioria das escolhas para a data, todos os anos. No entanto, experiências parecem ganhar destaque, como no ranking apresentado acima, onde hospedagem aparece. 

Para aproveitar a alta no ticket médio: invista em kits

Para garantir bons números para a sua loja, crie kits de produtos — que vão variar conforme o seu nicho. Tenha em mente que produtos emocionais, como cestas de café da manhã, itens para jantar romântico e kits de autocuidado são boas pedidas. 

Oferecer descontos promocionais e progressivos também é uma forma de atrair compradores. Se você trabalha com vinhos, por exemplo, elabore kits e incentive a compra de mais garrafas com descontos progressivos ou incremente cesta de vinhos com taças especiais, itens para decorar uma mesa…
Se possível, estude formas de oferecer frete grátis — um dos principais motivadores de compras pelos consumidores brasileiros.

 

Explore as redes sociais e crie campanhas

As datas comemorativas são boas oportunidades para criar conteúdos especiais nas redes sociais, como dicas para presentes, direcionando o seu público para os produtos que estão disponíveis na sua loja ou mesmo aqueles que você acredita que terão maior apelo, seguindo as tendências estudadas. Além disso, a sua estratégia pode incluir campanhas pagas para gerar tráfego e levar mais pessoas à sua loja.

Para gerar visitas, uma possibilidade são campanhas para as  pessoas que deixaram as compras para a última hora. É uma oportunidade para criar soluções rápidas, por meio dos produtos da sua loja, para quem tem pressa em receber esses itens. As campanhas omnichannel, ainda mais pensando na evolução do varejo, também se destacam como possíveis tendências e formas de atrair mais consumidores.

Quem possui dados comportamentais dos clientes consegue ter uma visão unificada para diversas ações ao longo da jornada de compras. Por meio dessas personalizações, é possível, por exemplo, aumentar o poder de tomada de decisão dos negócios, melhorar o conhecimento sobre os clientes e gerar mais insights para o dia a dia. Na competição acirrada que é o varejo, toda e qualquer ajuda ou tecnologia pode otimizar as suas campanhas e fazer com que você venda mais no Dia dos Namorados.

Pense em diferenciais para a sua loja

Além da diversidade de produtos, avalie como a sua loja pode oferecer uma experiência de compra diferenciada. Os descontos progressivos, o frete grátis, o menor prazo para entrega e até mesmo a possibilidade de personalizar a compra com embalagens para presente podem ser alguns diferenciais para vender mais.

Busque referências para vender melhor no Dia dos Namorados

As experiências dos anos anteriores devem ser levadas em conta. Além dos números das pesquisas, aprofunde-se sobre os itens mais procurados e ouça o relato de outros vendedores. 

Há muito conteúdo relevante na internet e, além das dicas deste texto, existem muitas outras de como vender mais ou de ideias para o Dia dos Namorados. Não deixe de aproveitá-las, absorvendo o que faz mais sentido para o seu e-commerce.

O Dia dos Namorados é uma oportunidade para vender mais

O dia que reúne os apaixonados é, hoje, uma das datas sazonais mais relevantes para o e-commerce, ao lado do Dia das Mães, Natal e Black Friday. Independentemente do nicho, é possível pensar em ideias para aproveitar esse momento.

Listamos 6 estratégias eficientes que podem ser usados para vender mais no Dia dos Namorados em 2024:

Experiências virtuais

Independentemente do seu nicho, as experiências virtuais podem ser excelentes! Ofereça experiências como workshops de culinária, cursos para apimentar o relacionamento ou aulas de dança online, por exemplo. Essas são algumas ideias que podem ser comercializadas na internet, vão em linha com as experiências que estão crescendo, e os casais podem fazer juntos em casa.

Caso não comercialize esse tipo de produto, ele pode ser oferecido como um valor agregado a compras acima de um determinado valor.

Campanhas de influenciadores

A sua marca não precisa contratar uma super celebridade para ter resultados. Segundo dados da Nielsen divulgados no Terra, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade.

Busque micro influenciadores que tenham um público-alvo semelhante ao seu. Eles podem ajudar a promover seus produtos e aumentar o alcance das suas campanhas de Dia dos Namorados.

Conteúdo interativo

Crie quizzes e enquetes interativas nas suas redes sociais para ajudar os clientes a encontrarem o presente perfeito para seus parceiros. 

É uma estratégia digital que engaja o público e direciona os clientes para os produtos certos. Além de tudo, esse tipo de ação tem grande potencial de viralizar, ainda mais se for atrelado aos influenciadores.

Análise de dados e segmentação

Não há como ter sucesso no mundo das vendas se você não utiliza uma boa análise de dados para segmentar sua base de clientes e personalizar as ofertas. 

Envie sugestões de presentes baseadas em compras anteriores e preferências conhecidas dos seus clientes. O resultado dessa segmentação vai te surpreender!

Programas de indicação

Incentive seus clientes a indicar amigos e familiares, como um programa de indicação, e ofereça descontos ou recompensas para cada indicação que se converta em uma venda.

É uma forma de expandir seu alcance, atrair novos clientes e, consequentemente, vender mais.

Unboxing experience

Desenvolva embalagens criativas e sustentáveis para se destacar. Focar nesse tipo de personalização para o cliente, por meio do unboxing experience, pode aumentar o seu faturamento e ampliar a sua presença de marca nos canais digitais. 

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Esteja atento ao comportamento do consumidor e tenha sucesso no Dia dos Namorados 2024

Entender um pouco das expectativas dos consumidores é bastante importante para estar preparado para o Dia dos Namorados. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para o Dia dos Namorados de 2023, 77% dos compradores fazem pesquisa de preço antes das compras, sendo que 82% costumam fazer pesquisa na internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% dos consumidores pretendiam realizar pesquisas por canais físicos, com 47% sendo em lojas de shopping.

Mas, tão importante quanto o canal, é saber quando os consumidores querem comprar. A pesquisa mostrou ainda que 44% dos consumidores pretendiam fazer as compras na primeira semana de junho, ou seja, há poucos dias da data. Cerca de 22% escolheriam o presente com antecedência, em maio, e, por fim, 19% na véspera da data — o número dos que pensavam em deixar para a última hora representava 18,8 milhões de consumidores.

Esses insights, por exemplo, podem ajudar no planejamento das promoções, tendo em vista os diferentes perfis de consumidores.

Dicas para vender nos marketplaces no Dia dos Namorados

As datas sazonais e de grande movimentação no varejo físico e digital, como Dia dos Namorados, são oportunidades valiosas para impulsionar as vendas por meio de marketplaces. 

Mas, para que os sellers consigam aproveitar ao máximo esses momentos, algumas estratégias precisam ser seguidas. Aqui estão 5 dicas para otimizar suas vendas durante essas ocasiões nos marketplaces:

1. Planejamento antecipado

Planejamento para datas comemorativas é tudo! E isso vai muito além de somente pensar em como você quer vender mais no Dia dos Namorados. Olhe com carinho para a sua operação. Você está preparado? Foque, primeiramente, em dois setores extremamente importantes: 

  • Estoque: garanta que seu estoque esteja bem abastecido com antecedência. Analise os dados de vendas de anos anteriores para prever a demanda e evitar rupturas de estoque.
  • Logística: Planeje a logística para lidar com o aumento de pedidos. Considere parcerias com serviços de entrega eficientes, para garantir que os produtos cheguem a tempo.

2. Otimização de anúncios

O planejamento também entra aqui. Além de uma operação preparada, os vendedores precisam checar os anúncios. Eles estão atualizados? Otimizados? Com as melhores fotos e descrições? Abaixo, listamos algumas tarefas para otimizar anúncios e garantir boas vendas para o Dia dos Namorados.

  • Palavras-chave: use palavras-chave relevantes para a data sazonal nos títulos e descrições dos produtos. Isso melhora a visibilidade nos resultados de busca dentro do marketplace e em sites de busca, como o Google;
  • Imagens de alta qualidade: utilize imagens de alta qualidade que destacam os produtos em contextos sazonais. Por exemplo, fotos de presentes embrulhados para o Dia dos Namorados. Lembre-se de usar legendas e descrições com palavras-chave;
  • Vídeos e demonstrações: inclua vídeos e demonstrações de produtos para atrair mais atenção e ajudar os clientes a visualizar melhor o que estão comprando, quando o marketplace permitir esse formato.

3. Marketing e divulgação

Se você não busca aumentar a exposição da sua loja e trabalhar a variabilidade de estratégias, o seu negócio pode estar fadado a não prosperar em datas sazonais. Por isso, aposte no Marketing e em uma forte estratégia de divulgação.

  • Campanhas de e-mail marketing: envie newsletters com ofertas especiais, sugestões de presentes e lembretes sobre a data sazonal com algumas semanas de antecedência;
  • Redes sociais: promova seus produtos e ofertas nas redes sociais. Utilize hashtags sazonais e engaje seus seguidores com conteúdos temáticos. Uma boa alternativa é apostar em micro influenciadores, pois possuem investimento mais baixo, mas com alta performance para conversão.
  • Parcerias e colaborações: busque parceiros para aumentar o alcance das suas promoções, divulgações e até collabs de produtos com kits

4. Análise e ajustes em tempo real

Campanhas em datas sazonais, como o Dia dos Namorados, são vivas! Por isso, fique atento 24 horas por dia para analisar e realizar ajustes, quando necessário. Não espere o outro ano para ajustar a rota. Permita-se mudar se perceber que a estratégia adotada não está dando certo.

  • Monitoramento de vendas: Acompanhe as vendas em tempo real para ajustar estratégias conforme necessário. Identifique quais produtos estão vendendo bem e quais precisam de mais promoção.
  • Entenda a taxa de abandono do carrinho: veja se as pessoas estão colocando determinados produtos no carrinho e abandonando. Diminuir a taxa de abandono em datas sazonais é muito importante para lucrar mais.
  • Feedback dos clientes: colete e analise o feedback dos clientes para fazer melhorias imediatas. Isso pode ajudar a ajustar descrições de produtos, preços e ofertas rapidamente.

5. Pós-venda e fidelização

Lembre-se: a venda não acaba no momento que o produto é pago, Valorize o pós-venda e todo processo para realizar a fidelização desse cliente. Segundo Philip Kotler, o grande pai do Marketing Moderno, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.

  • Follow-up: envie e-mails de agradecimento e solicite avaliações dos clientes após a compra. Isso ajuda a balizar a melhora da satisfação do cliente e também aumenta a visibilidade dos seus produtos no marketplace, em caso de notas positivas;
  • Ofertas de recompra: ofereça descontos para compras futuras como um incentivo para fidelizar os clientes que compraram durante a data sazonal.

Como vimos no decorrer deste texto, o Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para o varejo vender mais. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento às oportunidades, antecipar-se às tendências e, claro, entender o comportamento do consumidor.

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