As datas comemorativas de 2022 proporcionam diversas oportunidades para os lojistas venderem mais, se conectarem com o público-alvo e trabalharem o posicionamento de marca.
Cada data especial pode ajudar a completar o planejamento comercial e de marketing, seja a data mais lucrativa do varejo, como a Black Friday, ou datas específicas de cada segmento, como o Dia dos Animais, que é muito importante para o departamento de Pet Shop, por exemplo.
Para aproveitar as datas comemorativas de 2022 com sucesso nas vendas online, é necessário planejamento e pesquisa para entender o mercado, o público-alvo e a maneira certa de trabalhar com cada evento. É claro que para auxiliar os vendedores, nós separamos algumas dicas!
Cada data comemorativa pede uma campanha diferente que possui prazos e não pode atrasar, afinal estamos lidando com DATAS! Por isso, planeje-se, mapeie os eventos que são importantes para o seu negócio e defina as ações meses antes da data especial.
Produzir conteúdo, comprar brindes, preparar lançamentos, aplicar descontos e outras atividades de datas comemorativas demandam muitos esforços, mas quando bem-feitas, atraem e retém os consumidores para a sua marca. Portanto, invista no planejamento anual ou semestral do seu negócio!
Existem as principais datas do varejo que praticamente todos os negócios participam de alguma forma, como o Dia do Consumidor, Black Friday e Natal, mas também há datas mais específicas para cada segmento. Cabe a cada vendedor analisar as datas comemorativas de 2022 mês a mês e identificar o que faz sentido para a sua marca.
Para consultar um calendário exclusivo do e-commerce de 2022, nós do Conexão E-commerce junto com vários parceiros que são referência no universo das vendas online, disponibilizamos GRATUITAMENTE o Calendário do E-commerce 2022.
Além de ser um calendário completo com as datas mais importantes para quem vende online, o e-book contém um guia para vender mais em cada uma das datas mais lucrativas do varejo.
Como nem todas as datas são válidas para todas as categorias de negócios, cabe a cada empreendedor ou equipe definir onde faz sentido investir esforços.
Além de validar quais as datas se encaixam com o perfil da sua loja virtual, é preciso estudar e conhecer as características do público-alvo para identificar quais dias são importantes para eles e como agir nas campanhas de acordo com o que eles esperam.
Por exemplo, para uma loja de produtos veganos, os consumidores esperam descontos na Black Friday, e aguardam o posicionamento da marca e conteúdos de debates em dias como o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).
Cada empresa deve entender o que possivelmente agradará o público nas datas comemorativas, sempre de acordo com o nicho da marca.
Uma data especial pode promover campanhas de diferentes categorias e objetivos, como:
Portanto, definir o objetivo das campanhas é primordial para criar as ações certas de acordo com cada data especial.
Para um bom aproveitamento das datas comemorativas, busque criar ações diferentes, originais e que atraiam os consumidores.
Quando a campanha envolve descontos, como a Black Friday e Cyber Monday, a dica mais importante é oferecer descontos reais - nada de aplicar a tática do “tudo pela metade do dobro de preço”, pois os consumidores são atentos a esse tipo de prática que prejudica a imagem da sua loja e atrapalha as vendas.
Uma ótima estratégia para quem anuncia em marketplaces é participar das grandes campanhas dessas plataformas e aproveitar todo o tráfego de acessos e publicidade investida por elas.
Basta ficar atento às datas de travas de cada marketplace para cadastrar seus produtos nas promoções.
Para prestar um bom atendimento e evitar falhas nas campanhas, é extremamente necessário preparar a operação: