Considerando que a Amazon está entre os maiores marketplaces do Brasil, é comum vendedores que ainda não aproveitaram esta fatia do mercado começarem a pensar em como vender no marketplace da Amazon. Se este é o seu caso, você chegou ao lugar certo.
Pelo fato de a Amazon ter infraestrutura e alcance global, vender em seu marketplace significa expandir o alcance das suas vendas para além da nossa fronteira. Essa expansão internacional pela Amazon Marketplace é um assunto amplo para tratarmos aqui, mas a Amazon opera em diversos países com mercados importantes, como Estados Unidos, Europa, Japão, e Austrália.
É uma estratégia que requer planejamento cuidadoso, mas você pode, sim, ver o Amazon Marketplace como um caminho comprovado para vendas além das fronteiras brasileiras.
Já fizemos um panorama geral sobre a plataforma aqui no blog da Ideris (veja aqui). O artigo a seguir foi pensado especificamente para te orientar em questões sobre como vender no marketplace da Amazon.
Então vamos nessa?
Para começar a vender no Marketplace da Amazon, você precisa seguir alguns passos importantes e tomar decisões sobre o tipo de conta que melhor se adequa ao seu negócio.
Tenha em mãos seu CPF ou CNPJ, um documento de identificação oficial (RG, passaporte ou CNH), comprovante de endereço e informações bancárias. Então, execute o seguinte passo a passo.
Quando você decide vender produtos no Amazon Marketplace, precisa escolher entre dois tipos de conta: o Plano Individual e o Plano Profissional. Ambos possuem a mesma comissão, que varia entre 10% e 15%, mas a mensalidade e a taxa por item vendido é o que define o plano ideal para cada loja.
O Plano Individual foi desenvolvido para vendedores que possuem um baixo volume de vendas mensais. Neste tipo de conta não há mensalidade, mas a Amazon cobra R$2,00 por item vendido — além da comissão, como dissemos.
É um plano ideal para quem planeja vender menos de 10 itens por mês. Acima disso, é financeiramente mais vantajoso aderir ao Plano Profissional, pois a mensalidade é R$19,00.
Se um lojista do Plano Individual possui uma taxa de R$2,00 por item vendido, ao vender 10 itens ele pagará R$20,00. Mas no Plano Profissional, essa taxa é substituída por uma mensalidade de R$19,00 independentemente da quantidade de itens vendidos.
Além disso, o Plano Profissional conta com recursos adicionais, como upload em massa de produtos, acesso a categorias que exigem aprovação da Amazon, gerenciamento de inventário, relatórios comerciais e configuração personalizada de frete.
Portanto, a escolha depende do seu volume de vendas e dos recursos necessários para sua operação. Você pode começar a vender no marketplace da Amazon com um plano e mudar para outro conforme seu negócio cresce.
O primeiro passo é investir no conhecimento. Para isso, a Amazon disponibiliza o Seller University como um recurso grátis e online para você acompanhar conteúdos explicativos diversos, descobrindo “truques” que podem torná-lo um vendedor de sucesso.
Além do preço, a qualidade do serviço de logística também é crucial, ou seja, a relação entre custo e benefício deve ser levada a sério quando o assunto é frete! Segundo a pesquisa “Frete e Entregas no E-Commerce”, da Opinion Box, o valor do frete interfere na decisão da compra para 71% das pessoas.
O Amazon Marketplace conta com uma ferramenta de automação para quem possui contrato com os Correios. Com ela, o vendedor garante que está trabalhando com os valores corretos de precificação, permitindo, portanto, melhorar a competitividade e assertividade dos valores repassados ao consumidor final.
Outro diferencial bacana do Amazon Marketplace é a Rede de Prestadores de Serviço. Funciona como uma vitrine de serviços especializados que podem ser interessantes às operações dos sellers. Gerenciamento de conta, fotografia de produtos e edição de imagens são algumas das categorias que você pode consultar na SPN.
Uma forma de aumentar suas vendas na Amazon é aproveitar as datas comemorativas e outros eventos promocionais realizados pelo marketplace, como o Prime Day. O Prime Day, inclusive, é uma das datas de maior faturamento na Amazon, ao lado da Black Friday e do Natal.
Esses eventos atraem novos consumidores, apresentam grandes investimentos em anúncios e visibilidade e oferecem condições diferenciadas para os sellers, sendo uma excelente oportunidade para vender mais.
Comece a otimizar seus anúncios no Amazon Ads pela segmentação. Utilize a segmentação automática para um início rápido, permitindo que a Amazon corresponda seus anúncios a palavras-chave e produtos relevantes.
Conforme você ganha experiência, implemente a segmentação manual para um controle mais preciso, usando palavras-chave específicas e segmentação por produto.
A otimização de palavras-chave é outro aspecto crucial. Monitore regularmente as palavras-chave de alto desempenho e use correspondências exatas e de frase para maior precisão.
Também certifique-se de dar a devida atenção ao cadastro dos produtos. Crie títulos claros e concisos, com aproximadamente 60 caracteres, e use imagens de alta qualidade, com pelo menos 1.000 pixels de altura ou largura.
No final das contas, a otimização é um processo contínuo. Então monitore regularmente o desempenho de suas campanhas e faça ajustes conforme necessário. Com dedicação e atenção aos detalhes, você pode melhorar significativamente a eficácia de seus anúncios no Amazon Ads e impulsionar suas vendas.
Precificar é algo relativamente complexo. Para alguns, é um processo trabalhoso e infrutífero, enquanto outros precificam rápida e eficientemente porque seguem alguns princípios. Por exemplo:
Ou seja, não basta só saber como vender no marketplace da Amazon, pois a precificação deve estar em acordo com o mercado. É importante conhecê-lo, inclusive, porque você compreende quais são os entregáveis do seu nicho. Assim, é possível inovar (com a montagem de kits, por exemplo, ou de materiais de suporte para auxiliar no uso do produto) e agregar valor ao produto — possibilitando preços mais altos.
A Amazon oferece duas opções principais para logística e envio:
Um atendimento excepcional ao cliente é fundamental para o sucesso no Amazon Marketplace. Portanto, tenha um processo que permita responder rapidamente às perguntas frequentes sobre produtos, prazos e políticas de devolução. Isso requer capacitação comunicativa da sua equipe. Se necessário, invista em treinamentos nesse sentido.
Use os dados do seu cliente a seu favor. Confira os produtos que ele costuma visualizar e os que ele já comprou para, assim, fazer boas recomendações. Isso aumenta a satisfação e a probabilidade de recompra.
Por fim, use um CRM para organizar o relacionamento com os clientes.
Saber como vender no marketplace da Amazon também inclui uma compreensão a respeito do Amazon Ads, uma plataforma da empresa onde você cria e gerencia anúncios para promover seus produtos no marketplace.
Os recursos disponíveis no Amazon Ads são:
O SEO é crucial para a visibilidade dos seus produtos na Amazon (na verdade, em toda a internet, não é?). Então, utilize palavras-chave em títulos e descrições, facilitando os clientes encontrarem seus produtos.
Também é importante fornecer uma descrição detalhada, com informações realmente úteis para os clientes. Esses pontos são fundamentais na sua jornada de vendas no marketplace da Amazon.
Para aumentar a fidelidade dos clientes e incentivar compras recorrentes, considere as seguintes estratégias:
Implementando essas estratégias, você pode maximizar seu potencial de vendas no Amazon Marketplace, melhorando sua visibilidade, atendimento ao cliente e fidelização.
Se você quer vender na Amazon com eficiência e resultados reais, a Ideris é a chave para o sucesso. Um dos hubs mais avançados e certificados do mercado, a plataforma coloca você no controle total das suas operações.
Veja por que a Ideris é indispensável para quem busca dominar o Amazon Marketplace.
A Ideris garante uma gestão de estoque unificada, essencial para quem vende em múltiplos canais. Ela atualiza automaticamente as quantidades de produtos em tempo real, eliminando problemas com falta de itens ou vendas além da capacidade. Com isso, o seu catálogo na Amazon fica sempre preciso e atualizado.
Pare de perder tempo com tarefas manuais! A Ideris cuida da emissão de notas fiscais, geração de etiquetas de envio e atualização do status dos pedidos. A automação integrada reduz erros, agiliza processos e permite que você foque no crescimento do seu negócio.
Tudo bem que a Amazon é um excelente canal de vendas, mas ela não é o único. Mercado Livre, SHEIN, Shopee e Magalu — só para dar alguns exemplos — também são marketplaces relevantes no e-commerce brasileiro. E com a Ideris, você marca presença nesses canais, faturando ainda mais.
A Amazon oferece um universo de oportunidades, e a Ideris potencializa cada uma delas. Com ferramentas estratégicas, sua marca ganha visibilidade, sua logística se torna mais ágil e suas vendas ganham uma estrutura para escalar.
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