A logística dentro do e-commerce é fator crucial para saúde do negócio, seja para quem está começando agora no ramo do varejo online quanto para quem já possui experiência neste meio. E é justamente sobre o serviço logístico, neste caso oferecido pelos pelo contrato com os Correios, que vamos falar. Acompanhe!
Para projetar sua loja virtual no mundo dos marketplaces, não basta apenas oferecer um produto diferenciado e preparar anúncios promocionais, sabe por quê? Pois no final, boa parte dos clientes acabam desistindo da compra no momento de calcular o frete e realizar o pagamento, seja porque acharam o frete muito caro, ou por não ter frete grátis, ou ainda, pela demora.
Não se engane pensando que esse tipo de preocupação só tem quem possui um grande volume de vendas por mês. Pequenos empreendimentos também sofrem com a operação logística pois ainda assim, é uma questão que demanda tempo, atendimento respondendo dúvidas de compradores e pesquisa de parceiros além do preparo e envio das embalagens.
Então, se você está pensando em escalar o seu negócio, oferecendo uma experiência de compra aos seus clientes que se destaque dentre as demais, é bem interessante considerar a contratação de um sistema exclusivo para gerenciar suas entregas. Pensando nisso, você já deu uma pesquisada no que os Correios podem lhe oferecer?
Segue com a gente que vamos explicar quais as vantagens e como contratar o serviço. 😀
Os Correios surgiram no ano de 1663, como o Correio-Mor no Rio de Janeiro. Mas em 1969 que foi criada a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) vinculada ao Ministério das Comunicações. Desde então diversos serviços novos foram sendo incorporados para atender as novas demandas do mercado.
Hoje, os Correio são referência quando falamos de entrega de produtos e logística oferecendo diversas vantagens e descontos para quem trabalha com e-commerce, como por exemplo, o acesso ao SIGEP Web que agiliza toda a preparação dos pacotes, possibilitando a criação de uma lista de remetentes e destinatários, pré-definição das dimensões e peso dos pacotes.
E além disso, permite programar previamente os envios, otimizando o gerenciamento de todas as postagens.
Quer conhecer mais vantagens oferecidas para quem já possui ou quer começar a trabalhar com a sua própria loja virtual?
Uma das principais vantagens de ter um contrato com os Correios é poder oferecer frete grátis, dependendo do seu volume de vendas, para o envio dos seus produtos e poder escolher qual opção melhor atende suas demandas, dentre eles o PAC e SEDEX (que engloba outras formas de envio como Sedex 10, Sedex Hoje, Sedex a cobrar, e-Sedex e Sedex Mundi).
PAC (Pagamento Após Entrega): é a entrega mais econômica oferecida pelos Correios, onde o pagamento da postagem é feito por quem recebe a mercadoria. Este tipo de entrega é direcionada apenas para produtos
SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional): é a entrega expressa para envios tanto de produtos quanto de documentos.
Outra opção que você, como loja virtual teria, seria repassar o frete ao cliente, pois ainda assim ele pagará um valor mais barato, ou diminuir o preço final incluindo o frete, tornando seu anúncio mais competitivo ou ainda, embutir o valor do frete no preço final do potencializando assim, seu lucro. #ficadica
Além disso, você pode montar uma PLP (pré-lista de postagem) e enviá-la diretamente aos Correios, dessa forma você não enfrenta fila ao ir a uma agência para enviar um produto, basta deixar o pacote no balcão de atendimento que haverá uma equipe encarregada de fazer a postagem por você, justamente por já terem antecipadamente as informações através da PLP.
Quer conhecer mais vantagens? Confira abaixo!
Lembrando, novamente: as condições de serviços e vantagens varia de acordo com o pacote contratado.
O Contrato com os Correios está disponível para 3 grupos: as lojas virtuais, os integradores de comércio eletrônico (marketplaces) e convencionais (clientes comuns). E os contratos variam de acordo com o volume de venda da sua loja, pois há um limite de postagem por mês.
Ou seja, analise se o seu e-commerce se encaixa em uma destas opções. As soluções oferecidas atendem suas demandas? Se sim, você pode contratar os serviço de duas formas:
O IdCorreios é o seu usuário, através dele você irá criar um usuário e senha para poder acessar o portal dos Correios e os seus serviços. E é gratuito, ok? 😀
É bem simples, acesse a Central de Autenticação Única (CAS) -> clique na opção "Cadastre-se no IdCorreios" -> Selecione a opção "Pessoa Jurídica" e preencha as demais informações solicitadas -> Aceite os Termos de Serviço e Privacidade Digital do IdCorreios e Pronto! Cadastro efetuado.
Após criar o seu IdCorreios, você deverá solicitar o Cartão Correios Fácil. Confira como!
Mas para que serve o Cartão Correios? Ele foi criado para agilizar processos que antes precisavam ser feitos diretamente na agência e que agora podem ser feitos de qualquer lugar. Além de dar acesso a vantagens e serviços diferenciados como crédito para pagar apenas no mês seguinte.
É uma forma ideal para o pequeno e médio empreendedor que procura escalar seu negócio.
Vamos lá! Já com o seu IdCorreios ativo, acesse novamente o CAS com o seu login e senha. Escolha qual tipo de serviço você irá adquirir:
Atenção: é necessário que você tenha um certificado digital na modalidade E-CNPJ, que permite a troca segura de informações.
Após seguir todos os passos e enviar o contrato assinado, você receberá 3 e-mails, um de boas-vindas dos Correios, que irá conter também o número do seu contrato e o seu Código Administrativo. O outro que será do SIGEP Web com seus dados de acesso e, por fim, um e-mail de cadastro no sistema de serviços online da Logística Reversa.
Confira vídeo instrutivo: