É comum que muitos profissionais que trabalham com vendas tenham a dúvida de como fazer promoção. Afinal, é preciso decidir qual estratégia utilizar, como precificar os produtos, criar ações para se destacar dos concorrentes, alcançar a meta de aumentar as vendas, entre outras questões.
Por esses motivos, preparamos este post para abordar as principais dúvidas dos vendedores sobre como fazer promoção. Vamos apontar o que é imprescindível saber sobre promoções e depois compartilhar algumas dicas e estratégias!
Antes de aplicar as estratégias promocionais, é necessário entender o universo das promoções e alguns pontos fundamentais para garantir uma campanha de sucesso.
Nas vendas e na área de marketing, promoção é um conjunto de ações que tem o objetivo de impulsionar um produto, empresa, situação ou pessoa.
Não é necessário aplicar descontos em todas as campanhas. Embora a maior parcela de promoções feitas no varejo utiliza a estratégia de dar descontos, uma promoção não precisa trabalhar com redução de preços, há outras ações que podem ser feitas para promover um produto ou empresa, como dar brindes, sorteios, prêmios ou outras vantagens que atraiam os consumidores.
Ser transparente e aplicar descontos reais nos produtos parece algo óbvio, certo? Porém, infelizmente algumas empresas ainda pecam ao definir as regras das promoções e acabam prejudicando a imagem da empresa ou, em casos mais graves, tendo prejuízos financeiros.
Um dos exemplos mais famosos são os descontos falsos durante a Black Friday, em que algumas empresas aumentam excessivamente o valor dos produtos antes do evento e aplicam um desconto que, na verdade, é o preço original. Essa prática é altamente reprovada pelos consumidores que estão cada vez mais atentos a esse tipo de acontecimento. Hoje em dia, com a popularização de sites como Zoom e Buscapé, em poucos cliques é possível descobrir o histórico de preços de um produto e identificar um desconto falso.
Portanto, uma das principais respostas de como fazer promoção é ser transparente. Seja claro sobre a data final da promoção ou comunique que pode acabar a qualquer momento devido à quantidade limitada de estoque, aplique descontos reais, qual a quantidade de brindes disponíveis, etc. Seja franco com seus consumidores e proteja sua empresa de possíveis danos de imagem ou financeiros.
Toda promoção deve ter um objetivo definido e metas específicas para que as ações sejam completamente voltadas para o intuito da promoção. Ao estabelecer qual o destino de uma promoção, fica mais simples filtrar quais tarefas são relevantes e precisam ser feitas.
Talvez você esteja pensando que o público-alvo de todas as promoções da sua loja é sempre o público convencional da sua marca, certo? Porém, o público-alvo pode variar sim, de acordo com cada tipo de campanha promocional.
Por exemplo, no dia das mães, o foco da sua promoção pode ser os familiares que possuem mães que gostam do seu produto.
Outras promoções podem ser direcionadas para uma parcela dos seus clientes, como ações para presentear os consumidores mais fiéis ou para os clientes que não compram há um tempo na sua loja, por exemplo.
Definir o público-alvo da promoção auxilia na criação dos materiais de divulgação, a usar a linguagem certa, entre outras atividades que dependem dessa informação para serem mais assertivas.
Da mesma maneira que é importante definir os objetivos e metas específicas de cada campanha, é preciso analisar os resultados e entender o que deu certo, o que poderia ter sido melhor e o que deu errado. Esse monitoramento permite que a sua equipe melhore a cada ação e contribuam mais para o crescimento do negócio.
Organize a sua operação para manter um excelente padrão de atendimento ao cliente mesmo em períodos de promoções que geram alta demanda de pedidos, como é o caso da Black Friday e Natal, por exemplo.
Pois, não adianta conseguir o aumento das vendas, mas ter prejuízo com trocas e devoluções, ou receber muitas reclamações por falta de respostas no atendimento, ou atraso nos envios. Quando isso acontece, a reputação da marca ou do vendedor fica manchada - o que prejudica as vendas futuras.
Agora que você já entendeu os pontos importantes para planejar uma promoção, aqui estão algumas dicas práticas e estratégias que você pode aplicar.
Ao longo do ano existem várias datas que são ótimas oportunidades para fazer promoção na sua loja: dia do consumidor, dia das mães, dia das crianças, Cyber Monday, entre muitas outras.
Não são todas as datas que fazem sentido para o seu negócio, mas é importante analisar quais são boas oportunidades para o seu segmento e se planejar com antecedência para campanhas promocionais - afinal, como se tratam de datas, é preciso evitar atrasos para que tudo aconteça no tempo correto e alcance os objetivos.
Para saber quais são as datas do varejo online e como se preparar para elas, acesse e baixe GRATUITAMENTE o Calendário do E-commerce 2022.
O material foi feito pelo Ideris com apoio de vários parceiros, como Shopee, Magalu e Melhor Envio, para fornecer um calendário com as datas mais importantes do e-commerce com o guia de como se preparar para cada uma delas.
É difícil existir uma promoção de sucesso sem uma boa divulgação. Por isso, é muito importante definir quais serão as ações que comunicarão a promoção para o público-alvo.
Personalize a home do seu e-commerce para indicar o período de promoções, crie expectativa no público das mídias sociais do seu negócio, dispare e-mail marketing, faça anúncios pagos, entre muitos outros tipos de materiais que ajudam a promover a sua campanha e atrair mais pessoas para a sua loja virtual ou conta no marketplace.
Quem vende em marketplaces aproveita uma série de benefícios oferecidos em cada canal, entre eles estão as campanhas.
Funciona da seguinte maneira: cada marketplace cria grandes campanhas em datas como Black Friday ou promove sua própria promoção exclusiva, como é o caso da Amazon com o Prime Day. Esses canais possuem verbas altas para divulgar as promoções e atraiar ainda mais consumidores. Os vendedores podem cadastrar seus produtos para participar dessas promoções e ter seus anúncios divulgados nessas grandes campanhas.
É uma ótima oportunidade para aproveitar o alto volume de tráfego dos marketplaces sem precisar fazer grandes investimentos para vender mais.
Se você trabalha com loja virtual própria, crie anúncios dos produtos no Google Ads ou Facebook Ads. Se você também vende em marketplaces, promova seus anúncios de promoções nas próprias plataformas para aumentar a chance de vendas.
É uma maneira de fazer com que os seus produtos sejam vistos por novos potenciais clientes.
Você sabia que o estoque de uma loja pode influenciar muito em como fazer promoção e nas finanças de um negócio?
Os itens mais vendidos e os produtos que demoram a sair são dados muito importantes, devem estar sempre sendo monitorados e considerados no momento de planejar uma campanha.
Curva ABC é um método que ajuda os empreendedores a entender quais são os produtos mais importantes e lucrativos da sua empresa para desenhar estratégias mais certeiras nas vendas.
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Existem diversos tipos e exemplos de promoções que você pode utilizar no seu negócio, mas estes são alguns deles:
As promoções tradicionais de produtos são aquelas em que o vendedor escolhe um tema e aplica descontos nos produtos da loja, como quando ocorre na Black Friday, Cyber Monday, saldão de início de ano, etc.
Esse tipo de promoção consiste em quanto mais itens o cliente levar, mais descontos ganha.
Por exemplo, se comprar dois itens da categoria X, ganha 10% de desconto; se levar três, ganha 15%.
Descontos progressivos são um ótimo meio de promoção para quando não é possível dar desconto em todos os produtos da loja virtual, apenas para determinar categoria ou quantidade de itens.
Se você acompanha os conteúdos do Conexão E-commerce, sabe que o frete é quase tão importante quanto o preço para os consumidores. Portanto, oferecer condições especiais de frete também configura uma promoção.
É possível oferecer frete grátis acima de determinado valor de compra, frete grátis independente do valor da compra para determinada região do Brasil, ou um valor mínimo de frete fixo para todo Brasil.
Cupom de desconto na primeira compra é uma tradicional e ótima maneira de atrair novos clientes e conquistá-los.
Disponibilizar um cupom de desconto para a próximo compra de alguns clientes é uma estratégia para fidelizá-los. Você pode aplicar essa tática por um período limitado ou utilizá-lo em vez de dar o cupom da primeira compra.
Há clientes que navegam na sua loja virtual, adicionam itens aos carrinhos, mas não finalizam a compra. Alguns marketplaces já realizam a atividade de enviar um e-mail marketing ao consumidor para incentivá-lo a fechar a compra, quando esse usuário está logado na plataforma.
Caso você tenha e-commerce próprio, também pode enviar um e-mail marketing ou mensagem no whatsapp com um cupom de desconto para incentivar o consumidor a concluir a compra. Isso pode ser feito com ferramentas ou pluggin especializado em carrinho abandonado, mas no momento da contratação desse sistema é obrigatório analisar se a forma de coleta de dados e contato com o usuário está de acordo com as normas da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.
Lembre-se: não é permitido coletar informações de um usuário sem a autorização dele, nem entrar em contato para oferecer promoções se esse usuário não permitir.
Segmente os contatos dos clientes que não compram na sua loja há um tempo, e faça uma promoção específica para eles, como enviar um cupom de desconto para a próxima compra, um e-mail marketing com conteúdo apresentando os novos produtos, entre outras possibilidades.
Da mesma maneira que há promoções para resgatar os clientes antigos, é possível criar uma campanha para homenagear os consumidores mais fiéis com conteúdo nas mídias sociais, brindes, descontos e cupons exclusivos. Inclusive, é uma ótima estratégia de promoção para o Dia do Consumidor (15 de março) e Dia do Cliente (15 de setembro).
Brindes são um formato de promoção que cativam muitos clientes, principalmente quando o brinde é um produto muito desejado ou exclusivo.
É possível fazer uma promoção com brindes em diferentes formatos: brindes na compra de um lançamento de produto, nas compras acima de determinado valor, nas compras em um determinado período (como Dia das Crianças ou aniversário da empresa), etc.