Criar kit de produtos no seu marketplace é uma ótima estratégia para aumentar seu faturamento e acelerar o giro de estoque. No entanto, é necessário se atentar a algumas táticas para criar kits de produtos mais estratégicos e vender mais.
Um kit de produtos pode ser formado por itens diferentes que sejam complementares no uso, como um kit de cosméticos da mesma linha ou um kit de eletrodomésticos. Também pode ser uma composição de produtos do mesmo tipo que normalmente são comprados em maior quantidade, como um kit de meias, capinhas de celular ou fraldas, por exemplo.
Todos os kits costumam receber um desconto para tornar a venda mais atrativa e vantajosa, pois para o cliente será mais econômico adquirir o kit do que comprar os itens separadamente. Mas para que a ação também seja vantajosa para o vendedor, é necessário entender o processo e benefícios dos kits.
Os kits de produtos em e-commerce são combinações de dois ou mais itens que são comercializados juntos como um pacote, auxiliando, dessa forma, as lojas aumentarem as vendas e o ticket médio.
Além disso, os sellers podem projetar os kits para oferecer valor adicional ao cliente, seja por meio de desconto no preço combinado, conveniência de compra ou uma solução completa para uma necessidade específica.
Listamos alguns detalhes sobre o que são kits de produtos e como eles funcionam:
A estratégia de montar kit de produtos tem como objetivo aumentar o ticket médio das vendas, ou seja, elevar o valor das compras. Além disso, auxilia a atrair mais clientes e fidelizá-los, tornar a saída de produtos mais rápida, incentivar a compra de itens encalhados no estoque e aproveitar datas comemorativas para vender presentes.
Abaixo, listamos algumas vantagens que os vendedores têm ao comercializar e criar kits de produtos:
Ao oferecer kit de produtos, ao invés de somente itens individuais, você incentiva que os consumidores adquiram mais itens por compra. Dessa forma, aumenta o ticket médio e, consequentemente, faz o faturamento crescer sem necessariamente receber mais clientes.
A melhor estratégia ao criar kits para a sua operação é levar em conta o preço de custo total e o lucro que você poderá adquirir no kit.
Como criar kit provoca maior volume de vendas, a ação ajuda acelerar a saída de produtos do seu estoque. Além disso, uma tática é inserir itens que estão parados há muito tempo no estoque em kits com produtos que sejam mais atrativos, incentivando assim a compra dos produtos encalhados.
Os kits de produtos também podem ser opções para presentes. Dessa forma, sua loja aproveita datas comemorativas para vender mais, como Dia dos Namorados, Amazon Prime Day, Dia dos Pais, Natal, aniversários, entre outras ocasiões que fazem sentido para o segmento do seu negócio.
Ao vender kits, principalmente kit de produtos do mesmo tipo em que há maior recorrência da compra por consumidor, há grandes chances de você conseguir fidelizar mais clientes.
Por exemplo, alguém que utiliza sempre o mesmo desodorante compra um kit com você. Quando ele precisar adquirir esses itens mais uma vez, sabe que consegue uma condição melhor na sua loja e tem mais chances de comprar novamente com você.
Nem sempre é viável praticar descontos agressivos e competitivos. Por isso, criar kit de produtos é uma ótima solução para fazer campanhas promocionais sem precisar dar descontos altos em itens isolados.
Dessa forma, você foca em descontos que beneficiam o cliente na compra com uma maior quantidade de produtos - o que ao mesmo tempo é vantajoso para o seller que recebe vendas maiores. Também é possível utilizar produtos com um custo muito baixo e adicioná-los ao kit, aumentando a percepção de valor para o comprador sem diminuir seu lucro. Por exemplo, vender um perfume caro em um kit com um creme hidratante
Agora é o momento de entender quais critérios você pode utilizar para criar kits de produtos atrativos e que realmente vendem.
Uma das principais estratégias para montar kits é analisar os produtos que são complementares, ou seja, que são relacionados ou podem ser usados em sequência.
Estes são alguns exemplos:
Estude o histórico de vendas e seu público-alvo para descobrir quais itens os clientes costumam comprar em maior quantidade.
Por exemplo, os consumidores costumam comprar mais de uma unidade de taça de vinho, par de meias, creme dental, potes, entre muitos outros tipos de produtos. Por isso, você pode estudar a possibilidade de vender kits com maior quantidade desses itens.
Nessa modalidade de kit é importante se atentar às quantidades dos itens para que o vendedor não saia em desvantagem. Por exemplo, se o padrão de consumo dos clientes é adquirir quatro pares de meias separadamente, crie um kit com cinco ou mais pares. Assim você incentiva o consumidor a levar mais itens que ele não compraria normalmente.
Caso você faça um kit com a quantidade exata de produtos que o público costuma comprar, você apenas estará dando um desconto para uma venda que já aconteceria sem kit ou promoção.
O produto mais desejado e vendido da sua loja pode ser usado para atrair os olhares dos consumidores para outros itens. Portanto, confira o produto mais amado e vendido na sua loja e pense nos kits que pode montar com ele! Analise o que os clientes que compraram aquele produto principal também gostariam de ter.
Para criar kits que vendem é importante analisar o padrão de consumo dos seus clientes e o que eles costumam comprar e usar. Porém, além de usar essa tática, você pode estudar mais sobre seus produtos e montar kits com novas propostas de uso.
Por exemplo, um vendedor de cosméticos para cabelo pode fazer um kit com shampoo, condicionador, máscara de tratamento e algumas vitaminas capilares. Os consumidores não costumam comprar essas vitaminas para aplicar no cabelo, mas é um item que eles ainda não sabem que precisam, então você pode propor esse uso adicionando esses produtos em um kit convencional.
Para incentivar a compra de mais produtos juntos é importante que o desconto do kit seja real, mesmo que não seja muito alto. Pois o perfil do consumidor atual, como o consumidor 5.0, é de um usuário que pesquisa antes de comprar. Portanto, os clientes provavelmente irão checar se o valor do kit está valendo a pena comparado ao preço dos produtos individuais. Então, faça kits com descontos reais, combinado?!
Pesquise as ocasiões especiais e datas comemorativas que são importantes para o seu público-alvo, então tente montar kits como opção de presentes para aproveitar essas oportunidades. Se possível, acrescente embalagem de presentes ou venda kits por tempo limitado para adicionar tempo de urgência na promoção, como presentes de Natal ou kits especiais da Black Friday, por exemplo.
Estudar seus produtos, o mercado, as datas especiais, o histórico de compras e a forma de consumo dos clientes são etapas importantes para criar kits assertivos. Porém, mesmo depois de anunciar seus kits, fique atento aos acessos e compras, para entender o que está dando certo.
Confira os kits mais vendidos e os menos acessados para adaptar e criar novas opções. Afinal, o ambiente online é ótimo para fazer testes e adequar as suas estratégias ao longo do tempo para vender mais!
Promover kits de produtos pode fazer uma diferença significativa nas suas vendas e na satisfação do seu cliente.
Abaixo, a Ideris colocou algumas técnicas de marketing para garantir que seus kits recebam a atenção que merecem e impulsionem suas vendas:
No hub de integração da Ideris é simples cadastrar kit de produtos nos marketplaces sem perder o controle do seu estoque.
Antes de criar um kit é preciso que os produtos que ir]ao compor o seu kit estejam cadastrados separadamente como produto simples. Dessa maneira, você consegue vender kits dando baixa normalmente nos produtos individuais do estoque. Basta entrar na página inicial do Ideris, acessar o menu e clicar em "Produtos > Pesquisa", então buscar o produto que deseja criar a composição.
Na Nota Fiscal e na gestão do seu estoque, indicamos que os produtos apareçam como itens individuais. A não ser que você tenha adquirido o kit pronto direto com o fornecedor e tenha cadastrado o kit como um produto individual no sistema.
A Ideris realiza a gestão de todos os seus kits (produtos compostos), porém no momento da emissão da nota fiscal, o SKU do kit (produto composto) é enviado para seu emissor / ERP. Se você deseja enviar separadamente a quantidade de cada item da composição do kit (produto composto) é necessário que você realize uma configuração: vá até Configurações > Notas fiscais e marque a opção: "Desagrupar itens de pedidos de produto composto".
Pronto! Agora você já sabe criar kits para alavancar as suas vendas e fazer seu estoque girar.