Case de sucesso no Ideris, é a história de uma empresa que nasceu do suor das pistas de prova para conquistar o e-commerce
Há pouco mais de cinco anos, em Curitiba/PR, o ciclista profissional Bruno Dosanoski planejou novos rumos para sua vida, preparando-se para o momento de largar os pedais. Enxergou uma oportunidade nas peças de vestuário para ciclismo porque, durante 11 anos como ciclista profissional, sentira na própria pele as reais necessidades de um atleta.
Então, a empresa Ciclista Store estava formada. Entre as vantagens, Bruno conhecia seu público-alvo, os marketplaces mais interessantes e - mais do que tudo - sabia o que vender. Estava tudo ali. Porém, o crescimento acelerado das vendas transformou-se aos poucos em problemas, por mais estranho que isso pareça.
Afinal, a Ciclista Store nasceu do zero e todo começo tem as suas dificuldades. No caso do Bruno, foi a até então inexperiência com um e-commerce e com a gestão de uma operação. A conhecida sabedoria popular “crescer dói” é uma verdade incontestável nesse ramo. Com os pedidos chegando e as vendas acontecendo, muitos problemas vieram junto.
Os erros de estoque oriundos da gestão manual de diferentes marketplaces começaram a afetar o dia a dia da empresa. Era como se a correia da bicicleta estivesse sempre frouxa, atrasando a evolução da prova. “Eu não tinha conhecimento nenhum disso, então pra mim foi um desafio muito grande, ainda mais fazendo tudo sozinho. Eu dava entrada de estoque, eu mandava os pedidos, eu fazia o SAC”, explicou.
Na prática, as falhas na gestão do estoque permitiam que produtos fossem vendidos sem que houvesse estoque para isso, obrigando a empresa a cancelar inúmeros pedidos. Os prejuízos vão além do financeiro nesses casos, pois afetam também a reputação da empresa. Foi aí então que a Ciclista Store resolveu buscar soluções no mercado.
A Ciclista Store vivia um problema grave. Ela havia encontrado uma grande oportunidade de mercado, possuía largo conhecimento e experiência sobre o vestuário para ciclismo e sobretudo oferecia uma vasta cartela de produtos. Porém, as dificuldades em torno da gestão da operação e dos diferentes marketplaces estavam perigosamente freando a evolução da empresa.
Foi nesse instante que o Ideris, um dos principais integradores de marketplaces do Brasil, entrou em pista.
As tecnologias de um hub de marketplaces e o suporte humanizado oferecido ao Bruno começaram a fazer efeito na operação. Além de uma gestão de estoque mais eficiente, a Ciclista Store encontrou no Ideris outras ferramentas importantes, tais como a criação e gestão de anúncios nos diferentes marketplaces.
Com a solução do Ideris, o Bruno deixou de fazer manualmente dezenas de anúncios diferentes em cada um dos marketplaces, nos quais eram necessárias informações variadas sobre o produto, especialmente cor e tamanho. Com o hub, todo esse processo foi unificado. Hoje, por meio de seus colaboradores, a Ciclista Store produz 70 novos anúncios por dia, em média, em um processo mais ágil e seguro.
Conforme o empreendedor e ciclista Bruno Dosanoski, o Ideris é o seu melhor funcionário. “A gente faz 100% de toda a nossa gestão por dentro do Ideris, a gente não trabalha por dentro de nenhuma plataforma de marketplace”. Com mais eficiência no dia a dia da empresa, os erros de estoque e outras falhas foram drasticamente reduzidos, contribuindo até para o retorno de Bruno para as pistas de prova.
Desde que Ideris e Ciclista Store se conectaram, nenhuma oportunidade foi perdida. O e-commerce de Bruno Dosanoski não parou mais de crescer. Sobre os pedais, acelerou até tornar-se líder no segmento de vestuário no Brasil. Entre as conquistas, foi a primeira loja oficial do segmento de ciclismo no Mercado Livre e, em breve, repetirá o feito na singapurense Shopee.
Atualmente, a Ciclista Store possui uma média de 1 mil pedidos por dia, entre loja própria e marketplaces, conta com 24 funcionários (em diferentes setores), dois barracões e a marca própria Pro Tour, por meio da qual oferece ao mercado produtos especializados.
Por conta de suas tecnologias, o Ideris está entre os cinco maiores integradores na América Latina em volume de transação de dados no Mercado Livre, tendo sido o primeiro do Brasil a conquistar o selo Platinum na plataforma.
Se assim você desejar, solicite uma demonstração para avaliar as conexões com os marketplaces, ERPs, plataformas de loja virtual e os parceiros logísticos e financeiros. É a partir dessa conexão que o Ideris gera oportunidade.