Para alavancar os resultados da sua loja virtual, existem, basicamente, duas maneiras: conquistar clientes novos e fidelizar os antigos. Neste contexto, é fundamental que o lojista tenha em mente que, para alcançar o sucesso do seu negócio, é indispensável investir na construção de um relacionamento sólido com os clientes antigos e apostar em soluções capazes de aumentar a recompra no e-commerce.
Mas, antes de ir direto ao ponto, é importante ter em mente que alguns cuidados são essenciais para aumentar a recompra no e-commerce. Vamos a eles?
Agora sim, chegou a hora de conhecer aquelas dicas que realmente vão contribuir para que a sua loja virtual tenha cada vez mais sucesso diante dos clientes mais antigos, ou seja, de um público fidelizado. Confira:
Você pode (e deve) impactar o consumidor com produtos e categorias relacionados ao que ele já comprou. Se você trabalha com e-commerce de moda, invista no cross-sell e ofereça uma saia que combine com aquela blusa ou calçado que uma cliente adquiriu recentemente.
No caso de produtos de alta recompra, como suplemento alimentar, cosméticos e pet shops, ofereça o mesmo produto novamente. Quem trabalha no segmento de saúde e bem-estar e vende whey protein, sabe que o produto deverá ser recomprado daqui a 60 ou 90 dias.
Aproveite para ativar campanhas com disparos de e-mail marketing por uma ou duas vezes no mês, oferecendo uma oportunidade de recompra. E lembre-se: você não precisa fazer isso para todos os seus produtos. Esta estratégia pode ser aplicada aos 5 produtos mais vendidos na sua loja online, por exemplo.
Quem não gosta de receber um e-mail de feliz aniversário, não é mesmo? Use isso a seu favor para impactar positivamente quem já é seu consumidor e, logo, aumentar a recompra no e-commerce.
A principal dica aqui está em focar não apenas no dia do aniversário, mas sim ampliar a campanha. Comece enviando um e-mail no primeiro dia do mês de aniversário do seu cliente, oferecendo alguma vantagem, como frete grátis, para mostrar que você está atento a esta data tão importante.
Para evitar que seu e-mail se perca a tantos outros na caixa de entrada do aniversariante na data mesmo, experimente enviar um novo e-mail marketing um dia antes. Aproveite o momento para entregar algum "presente" ao seu cliente, como um brinde que esteja de acordo com suas necessidades e interesses. E, claro, por uma questão de respeito e atenção, não deixe de reforçar esta comunicação no dia do aniversário, de fato.
Cliente VIP é aquele que compra há algum tempo na sua loja e apresenta um ticket médio elevado. Para identificá-lo, é preciso analisar com minúcia sua base de cadastros, verificar a quantidade e frequência de compra, os tipos de produtos adquiridos e, principalmente, as cifras gastas por este consumidor.
Numa era em que os produtos estão cada vez mais comoditizados, a experiência é quem dita a regra. Por isso, nem sempre o desconto é visto pelo cliente VIP como um diferencial. Afinal, boa parte das marcas já oferecem cupons para novos cadastros ou para reativar a base.
A regra de ouro é gratificar dando algo que seja, de fato, interessante para o cliente, que aprimore a experiência com a sua marca. Para um fã do e-commerce de vinhos, por exemplo, seria encantador receber uma champanheira ou taças personalizadas.
Se alguém já fez diversos pedidos na sua loja online e, simplesmente, passa 6, 12 ou até mais meses sem voltar a adquirir, investigue o motivo. Muitas vezes, a situação pode ser remediada entrando em contato com ele e verificando o ocorrido. Uma experiência negativa com a equipe de atendimento do seu e-commerce ou o atraso de uma entrega em datas comemorativas podem desestimular esse cliente.
Para fidelizar seus clientes e, logo, aumentar a recompra no e-commerce, é indispensável começar um relacionamento com pé direito é fundamental. No mundo digital, quem faz o papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas.
Neste momento, agradeça pela primeira compra e apresente a história da marca, incluindo as categorias mais vendidas. Já no pós-venda, aproveite para perguntar como foi a experiência de compra.
Transforme o aniversário da empresa em um mês inteiro de promoções, focando principalmente nos clientes atuais para que comprem de novo. Duas semanas antes da data, você também pode enviar uma campanha com exclusividade para os clientes VIPs. E lembre-se de usar gatilhos de urgência e escassez para fomentar suas vendas neste momento.
Como já citado, ter conhecimento do Google Analytics é indispensável para quem quer vender mais, especialmente para os clientes mais antigos. Com base nesta análise de dados, é possível levar o conhecimento também para as redes sociais, impactando clientes que se interessam por determinados produtos, categorias ou marcas específicas.
Boa parte dos clientes prefere adquirir produtos de uma loja já conhecida. Porém, até chegar nessa escolha, é necessário gerar confiança e credibilidade. Construir e manter uma relação mais próxima e personalizada com o seu cliente é o alicerce para que o nível de recompra do seu e-commerce cresça.
Neste contexto, existem alguns motivos nos quais você deve ficar de olho e manter sempre no seu radar para entender a importância de fidelizar clientes. Saiba mais:
Você sabia que é cerca de 7 vezes mais barato vender para quem já é cliente do que conquistar um cliente novo?
Cliente recorrente tende a comprar mais e pagar mais caro.
Clientes recorrentes indicam mais, respondem mais pesquisas e estão mais abertos a contribuir para o sucesso do seu negócio.
Afinal, seus clientes gostam de atendimento personalizado e adquirir produtos com valor agregado. Portanto, para aumentar a recompra no e-commerce, elabore uma experiência individual que corresponda às necessidades e desejos de cada um e surpreenda sua clientela.
Vinicius Correa, CEO da Mailbiz