Amazon Prime Day, ou somente Prime Day, é um evento mundial com ofertas exclusivas para os clientes que são membros do programa “Prime”, da Amazon. A data, apesar de ter o mesmo propósito em todos os países, ocorre em dias diferentes em cada país. No Brasil, a Amazon Prime Day de 2024 vai acontecer de 16 a 21 de julho, segundo anunciado pela Amazon.
O que, de fato, é o Amazon Prime Day? Ele é uma campanha de vendas do marketplace da Amazon que tem ganhado cada vez mais espaço no calendário do varejo brasileiro e mundial. Em 2023, o número de vendas no Prime Day atingiu a marca de US$ 12,9 bilhões em todo mundo, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Statista.
No Brasil, segundo matéria publicada no Tecmundo, com dados divulgados pela Amazon, o Prime Day 2023 registrou um crescimento de 50% em relação ao Prime Day 2022. Já o tráfego aumentou em 100%, chegando a um pico de 3 milhões de acessos por minuto nesse período.
Além de ser uma oportunidade para diversos clientes aproveitarem ótimos preços, em períodos em que, em tese, não há grandes promoções, os vendedores da Amazon Marketplace podem participar do Prime Day oferecendo promoções chamativas. É uma forma de dar visibilidade a produtos específicos, aumentar as vendas e melhorar as avaliações na Amazon.
Em 2024, o Prime Day no Brasil acontecerá de 16 a 21 de julho e as ofertas são exclusivas para membros assinantes do serviço Amazon Prime. Já nos EUA, a grande ação da Amazon ocorrerá de 16 a 17 de julho.
A primeira edição do Prime Day aconteceu nos Estados Unidos, no dia 15 de julho de 2015, com foco na comemoração do 20º aniversário da Amazon. Desde então, essa promoção com os membros Prime movimenta consumidores e grandes oportunidades para os sellers.
De acordo com a Amazon, o Prime Day 2024 será a 10ª edição mundial da data de ofertas e acontecerá pela quinta vez no Brasil. Além dos EUA e do Brasil, o evento também acontece em países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Coréia, Luxemburgo, México, Holanda, Polônia, Portugal, Cingapura, Espanha, Suécia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
Para vender no Prime Day em 2024, é preciso ter uma conta ativa de vendedor cadastrada no marketplace da Amazon e seguir algumas recomendações.
Para os sellers, há dois pacotes de assinatura disponíveis para venda na Amazon: o profissional e individual.
As comissões são a partir de 9% e variam de acordo com a categoria de produtos vendidos. Para mais detalhes, acesse o site da Amazon.
Com a conta ativa, você pode participar do Prime Day 2024. Confira abaixo as dicas de como participar do evento!
Segundo a Amazon, todos os produtos são elegíveis para participarem do Amazon Prime Day. Caso o seller seja gerenciado por um account manager, ele poderá entrar em contato para ter apoio no cadastro de lançamentos.
No entanto, para os produtos serem recomendados como ofertas, é importante que sigam as seguintes qualificações:
Para o Prime Day 2024, estarão disponíveis três tipos de ofertas: Oferta Relâmpago, Melhor Oferta e Desconto Exclusivo Prime.
A Oferta Relâmpago permite visibilidade na página de produto, exposição nas páginas do evento e indicador de vendas em tempo real. Já a Melhor Oferta tem os dois primeiros benefícios, mas não conta com o indicador em tempo real. Por último, o Desconto Exclusivo Prime oferece apenas a visibilidade na página de produto.
Mas atenção: a data limite para criação da Oferta Relâmpago e da Melhor Oferta para o Prime Day 2024 foi no dia 07 de junho. Já o Desconto Exclusivo Prime poderá ser criado até uma semana antes do evento, que acontece de 16 a 21 de julho.
Confira a tabela abaixo disponível no site da Amazon:
Para criar uma oferta, você precisa ter produtos que atendam aos requisitos listados acima e seguir o passo a passo:
Após isso, a sua oferta será enviada para análise. Ao clicar em "Edição Avançada", você pode acessar a página de "Criar uma Oferta Relâmpago" e editar campos adicionais como variação de produtos.
Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Para mais informações, acesse o site.
A Amazon, buscando oferecer ótimas experiências para os sellers, gera uma lista de sugestões de produtos para vender no Prime Day exclusiva.
Então, logado com sua conta de vendedor, você pode acessar a lista neste link.
Segundo dados da Amazon, estes foram os produtos mais vendidos em 2023 durante esse período de ofertas:
Para quem tem um marketplace e quer ampliar as suas vendas, aproveitando datas sazonais durante o ano, a participação no Amazon Prime Day pode ser uma excelente oportunidade para impulsionar o crescimento do seu negócio online.
Listamos abaixo 5 benefícios para os sellers considerarem uma estratégia de venda no Prime Day.
O Amazon Prime Day atrai milhões de consumidores que, realmente, estão interessados em descontos e ofertas especiais. Em 2023, em dados divulgados pela própria Amazon, foram mais de 375 milhões de produtos vendidos em todo o mundo.
Ainda de acordo com a empresa, os descontos concedidos pelos sellers geraram uma economia de US$ 2,5 bilhões para os clientes. Ou seja, ao participar do evento, você pode alcançar um público vasto e diversificado que está pronto para comprar.
Quem não é visto não é lembrado. Se você tem um negócio digital e não está no Amazon Prime Day, a sua marca não estará em evidência. Por isso, ao listar seus produtos nos dois dias de venda, a sua loja aumenta a visibilidade dentro da plataforma da Amazon.
Estrategicamente, além de conseguir bons resultados de vendas, sua marca tende a ter aumento no brand awareness e, potencialmente, novos clientes fiéis.
Provavelmente, um dos principais benefícios de vender do Amazon Prime Day é o volume de vendas. Muitos sellers relatam um aumento significativo nas vendas durante o Amazon Prime Day devido ao aumento do tráfego e da demanda.
O aumento superior a 7,5% nas vendas a nível global é apenas um indicativo de que pode ser a grande chance do ano, ao lado de outras datas como a Black Friday, de fazer um belo lucro. Aproveitar esse impulso pode resultar em um aumento saudável nas receitas.
Por ser uma data bastante relevante para a Amazon, ela tem inúmeros facilitadores para a participação no Prime Day. Entre eles, é possível usufruir ferramentas e recursos da própria Amazon para ajudar nas estratégias de vendas e ofertas.
O Prime Day oferece uma oportunidade para os vendedores de todos os tamanhos competirem em pé de igualdade. Não importa se você é grande, médio ou pequeno, pois com estratégias de marketing eficazes e ofertas atrativas, todo mundo tem a chance de se destacar.
Caso você ainda não tenha um cadastro para venda no marketplace da Amazon, acesse o link.
Nada é do dia para a noite, por isso, já comece a estruturar suas campanhas para atuar no Prime Day. Junto a esse planejamento, inclua estratégias de marketing com semanas de antecedência para garantir que haverá um bom desempenho nos dias de promoção.
E esse planejamento inclui algumas outras atividades, como:
A decisão do valor da oferta é responsabilidade do seller, desde que siga as regras de ofertas da Amazon. Portanto, é necessário que o vendedor saiba precificar corretamente as ofertas para obter lucro e não sair no prejuízo.
Para ajudar você, temos um e-book sobre precificação.
Antes de sair colocando promoção e vendendo produtos, faça um trabalho preparatório para ter mais sucesso. Garanta que as listagens de produtos estejam otimizadas para os mecanismos de busca da Amazon. Ao verificar essa parte, cheque se está usando palavras-chave relevantes, imagens de alta qualidade e descrições detalhadas dos produtos.
O Amazon Prime é conhecido pela entrega rápida e gratuita. Se você participa do programa de envio Prime da Amazon, certifique-se de destacar isso em suas listagens e promover a entrega rápida como um diferencial para os clientes.
Ricardo Garrido, head de marketplace da Amazon, em entrevista ao UOL, afirmou que as entregas cada vez mais rápidas fazem parte das metas para a companhia em 2024. De 2022 até o final de 2023, a Amazon abriu 62 pontos de entrega para ajudar na distribuição mais rápida dos produtos.
Grande parte da decisão de compra é influência direta dos atributos e qualidade das informações descritas na página do produto, ou seja, nos anúncios.
Portanto, construa bons anúncios para convencer os consumidores a comprarem seu produto. Algumas maneiras de fazer isso são:
Sponsored Ads, ou anúncios patrocinados, são soluções de publicidade de “custo por clique” da Amazon. O objetivo do programa é ajudar os consumidores a interagir com os produtos dos sellers.
É possível patrocinar tanto os produtos, como a marca do vendedor. Dessa forma, a Amazon insere seus itens patrocinados em posições privilegiadas no site. E é possível utilizar esse recurso para promover ainda mais suas ofertas no Prime Day.
Sellers do FBA ganham produtividade operacional e mais visibilidade com o Selo Prime, programa da Amazon em que os clientes assinantes não pagam frete.
Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) é um programa que centraliza os produtos de lojistas parceiros nos centros de armazenamento do marketplace. Com esse serviço de fulfillment, além de guardar as mercadorias, a Amazon se responsabiliza pelas etapas de empacotamento e despacho/envio dos itens aos consumidores finais.
Como tomar alguma atitude se você não está analisando nenhum número? Por isso, durante o Prime Day, monitore de perto o desempenho de suas campanhas e faça ajustes conforme necessário. Esse pode ser o grande diferencial para uma data de sucesso!
Esteja preparado para lidar com o aumento do tráfego e volume de pedidos, garantindo uma experiência de compra positiva para os clientes.
O Prime Day 2024 da Amazon acontecerá de 16 a 21 de julho.
Lojistas com conta ativa no marketplace da Amazon.
Todos produtos são elegíveis para participar das ofertas do Prime Day, desde que atendam alguns requisitos definidos pela Amazon. Para saber mais, acesse.
A data limite para criar Oferta Relâmpago e Melhor Oferta para participar do Prime Day 2024 é o dia 07 de junho. Já Desconto Exclusivo Prime pode ser cadastrado até uma semana antes do evento. Confira mais informações no site.
Lendo este artigo e participando dos treinamentos ao vivo oferecidos pela Amazon, diponíveis neste link.
Além disso, para otimizar a gestão dos seus anúncios de marketplace e vender ainda mais no Prime Day e em outras datas do ano, você pode contar com o apoio da Ideris, o integrador mais completo do mercado. Acesse o link e saiba mais!