Mais do que nunca, temos diversos perfis comerciais nas mídias sociais como Facebook e Instagram. E vender nestes canais tem gerado um grande alcance para aqueles que querem começar a desenvolver o seu próprio negócio de vendas online.
Mais simples do que investir em um site, as redes sociais ainda permitem um engajamento muito mais ativo do seu público, o que também significa que deixa a sua marca mais exposta e passível de algum tipo de erro durante o percurso de desenvolvimento desse canal de vendas.
Por isso, trouxemos neste conteúdo, 5 marcas que estão fazendo bonito no Instagram e que podem servir de inspiração para você aplicar também no seu perfil. Mas antes, confira quais estratégias envolvem as vendas pelo Instagram.
Muita gente reclama de publicidade nas redes sociais. É sempre um pouco frustrante quando você está vendo um vídeo no Youtube ou Facebook e do nada você precisa esperar uma propaganda passar para continuar assistindo.
Isso acontece porque em redes sociais, as pessoas sempre preferem consumir conteúdos que elas escolhem, não que são impostos. É por isso que quando você for produzir conteúdo para o seu perfil de qualquer rede social, é sempre importante ter em mente criar imagens, textos e vídeos que despertem curiosidade ou interesse no seu público.
Essa estratégia não é nada além do que chamamos de marketing de conteúdo! E a lógica é entender o seu cliente, para que depois você crie conteúdos pensando no que pode interessar ele.
Isso quer dizer que se eu criar um post seguindo regras do marketing de conteúdo, eu posso dispensar propagandas pagas? Não exatamente. Digamos que cada método segue uma estratégia diferente. O marketing de conteúdo garante que seus seguidores comentem, curtam e fiquem no seu perfil, enquanto que a mídia paga garante que você chegue a novos usuários e aumente seus seguidores.
Então, por exemplo, se você possui um e-commerce de peças de motos e deseja ter uma estratégia de conteúdo, você pode criar posts como: “Você sabe qual a moto mais cara do mundo?” ou “Confira o top 5 motos de 2020”, além de usar memes, e frases motivacionais ligadas a esse universo!
Como você pode ver, essa estratégia funciona melhor para lojas que são nichadas em algum tipo de categoria. Quanto mais específico for o seu público, melhor é o conteúdo que você cria!
Quer ver alguns exemplos de grandes marcas que fazem isso? Confira!
A Nike sempre apostou em seu posicionamento de marca, afirmando que existe um atleta em todas as pessoas. No seu Instagram, ela aposta em divulgar casos inspiradores de atletas, além de se posicionar politicamente em causas importantes.
Apesar de ser uma abordagem polêmica, ela funciona, já que faz com que as pessoas se identifiquem com a marca em um nível mais profundo. Não é pra menos que a Nike é a marca mais seguida do Instagram, com mais de 135 milhões de followers.
A rainha de criação de conteúdo não poderia ter um insta deixando a desejar, não é? A conta da Netflix aposta em diversas abordagens diferentes usando memes, trailers e criando vídeos exclusivos para o Instagram.
Para isso, ela aposta não somente em postar imagens no feed, mas também usando o reels (vídeos curtos similares ao tiktok) e o IGTV (vídeos mais longos, similares ao Youtube). Pense nessas mídias como uma ótima forma de mostrar produtos, tutoriais e o estilo de vida que envolve o seu público.
Com a proposta de ser um banco simplificado, o Nubank cria conteúdos divulgando os seus serviços, mas com uma linguagem simples, acessível e bem humorada. Além disso, existe uma preocupação estética em manter as cores da marca nos posts, afinal, a marca registrada do Nubank é o “roxinho”.
Outra característica registrada da marca é o seu bom relacionamento com clientes. Até pouco tempo atrás, o Nubank não investia nada em marketing, pois seus clientes gostavam tanto do banco que a divulgação boca a boca já era o suficiente.
Claro que, com a chegada de novos concorrentes esse cenário mudou, mas o feedback positivo dos clientes continua sendo divulgado nas suas redes sociais.
Você sabia que recentemente o Instagram da Beats, marca de bebida alcoólica da Ambev focada no público jovem, ganhou mais de 1 milhão de seguidores em 7 dias? Você deve estar se perguntando como ela conquistou essa proeza.
Basicamente, a marca lançou o seu próprio reality show “Ilhados com Beats”. O programa é chefiado por Anitta e conta com diversas personalidades do público jovem. Ele gravado em Angra dos Reis e todos os episódios são disponibilizados somente no perfil do Instagram da Beats!
Claro, não é todo mundo que pode bancar um reality show inteiro para bombar o seu Instagram, mas o que podemos aprender com este case, é como a marca acertou em cheio em desenvolver um conteúdo para o seu público-alvo.
Afinal, tudo que o jovem quer em plena quarentena é acompanhar um reality show com gente que ele se identifica e se divertindo! O aprendizado que fica é sempre buscar temas que o seu público quer consumir e associar a sua marca a isso!
Outra coisa que todo mundo gosta de ver no Instagram são… fotos! A rede social nasceu como uma forma de compartilhar fotos e momentos com seus amigos. Por isso, apostar em uma produção de fotos profissionais pode ser um ótimo caminho, principalmente para marcas ligadas à moda.
E é exatamente isso que a marca de sapatos Melissa faz em seu Instagram, misturando conceitos de cores, estética e ambiente com o lançamento das suas coleções.
No Instagram do Ideris buscamos sempre divulgar novidades focadas em vendedores online! Lá divulgamos listas com dicas para aumentar as suas vendas, contamos como o Ideris pode melhorar a sua operação e fazemos lives periódicas com especialistas de diversas áreas do e-commerce! Segue a gente lá.