Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo.
Baixe Agora

Integração de sistemas no e-commerce: simplifique sua operação com eficiência

Escrito por Matheus Silva
24 de abril de 2025
sistemas no e-commerce

Nenhuma loja virtual consegue crescer sem uma boa integração de sistemas. Essa prática permite que diferentes componentes de um e-commerce, como gestão de estoque, finanças, marketing e logística, trabalhem em harmonia — beneficiando a experiência do cliente.

A seguir, você vai perceber que empresas que adotam a integração de sistemas conseguem otimizar suas operações e reduzir custos operacionais, identificando áreas onde os custos podem ser melhor trabalhados.

Neste artigo, você vai conhecer os principais sistemas que podem ser integrados e os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua operação.

O que é integração de sistemas no e-commerce?

A integração de sistemas é a conexão entre diferentes softwares e ferramentas para que compartilhem dados a fim de funcionarem conjuntamente. Numa operação de vendas online, portanto, a integração une plataformas de vendas, ERPs, CRM, sistemas de pagamento, soluções de logística, entre outras.

Ao integrar esses sistemas, as lojas automatizam processos e, consequentemente, reduzem erros manuais. Além disso, seus gestores conseguem ter uma visão geral do desempenho do negócio, o que facilita a tomada de decisões.

Quais sistemas podem ser integrados ao seu e-commerce?

A importância de toda essa integração está no fato de que são ferramentas relevantes para o funcionamento de um e-commerce. Toda loja virtual precisa de um backstage composto por, no mínimo, ERP, CRM, ecossistema de pagamento e softwares de logística e o intuito da integração é fazê-las conversarem entre si.

Integração de ERP no e-commerce

Um sistema de gestão empresarial (ERP) integra todos os aspectos de uma empresa, desde finanças e recursos humanos até produção, gestão de estoque e logística. Ou seja, ele centraliza os dados e processos de toda a organização. No e-commerce, o ERP facilita a gestão dos múltiplos canais de vendas, a malha logística e a atualização do estoque.

Você precisa de um ERP para ter uma visão completa das operações da sua loja. E isso pode ser melhorado fazendo uma integração de sistemas entre o ERP e o CRM.

Integração de CRM no e-commerce

CRM é um sistema de gerenciamento de clientes, e sua integração com um ERP permite que gestores de e-commerces tenham uma visão 360 graus dos seus consumidores, analisando dados de interação como históricos de compras e preferências pessoais.

Sempre que um usuário do seu site visualiza produtos, cria listas de desejos, monta carrinhos, realiza pedidos etc., gera dados estruturados que o CRM armazena e sincroniza automaticamente com o ERP.

Isso facilita a criação de campanhas de marketing e de ofertas personalizadas, o que estimula a fidelização dos clientes. Segundo a IBM com dados de uma pesquisa da Forrester, um CRM automatizado pode aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em até 15%.

Integração de sistemas de pagamento no e-commerce

Um sistema de pagamento é um conjunto de recursos pelos quais sua loja virtual recebe os pagamentos. Os sistemas gerenciam todo o processo envolvido numa transação, desde a captação dos dados até a transferência dos fundos, e podem incluir gateways, processadores de pagamento e outros componentes necessários para conceber as transações.

A integração com esses sistemas é o que permitirá à sua loja disponibilizar os diversos meios de pagamento.

Sistemas de logística

Os sistemas de logística são essenciais para garantir que os pedidos sejam entregues de forma rápida e eficiente. A integração com parceiros logísticos permite que as empresas monitorem o status dos pedidos em tempo real, melhorando a experiência do cliente e reduzindo custos operacionais.

Quais os benefícios de ter sistemas integrados em sua loja?

Cada um desses sistemas são independentes e com seus respectivos propósitos. Mas como dissemos, são fundamentais para a operação como um todo de qualquer loja virtual. Então, veja a seguir alguns pontos que você ganha ao integrar esses diversos sistemas em seu e-commerce.

Redução de erros operacionais e automatização de processos

A integração de sistemas permite a automação de processos manuais, como a atualização de estoque e o faturamento, o que reduz bastante a chance de erros humanos. Então, há não apenas uma melhora na eficiência operacional, mas também um desafogo às suas equipes. As pessoas terão mais tempo para se concentrarem em atividades principais.

Além disso, a automação por trás da comunicação entre as ferramentas ajuda a eliminar a duplicação de esforços, como a inserção manual de dados em múltiplos sistemas. Sem essa automação, abre-se muita margem para os erros humanos, que tomarão tempo (apenas tempo, na melhor das hipóteses) em correções posteriores.

Redução de custos

Com a automação e a integração de sistemas, as empresas podem reduzir a necessidade de contratar mais funcionários para tarefas manuais, ou seja, elas ganham na economia de custos. Inclusive, por falar em custos, quando seus sistemas estão integrados fica mais fácil identificar áreas onde os custos podem ser otimizados. Por exemplo:

  1. Gestão de estoques: com a integração de sistemas, como ERP e CRM, é possível monitorar em tempo real os níveis de estoque, o histórico de vendas e as tendências de demanda. Isso permite ajustar os níveis de estoque para evitar sobras ou faltas, reduzindo custos de armazenamento e perda de produtos.
  2. Análise de dados: com a integração, os dados de diferentes sistemas são centralizados, permitindo uma análise mais profunda das operações. Isso facilita a identificação de padrões de gastos, áreas de desperdício e oportunidades para economizar recursos.
  3. Compras e fornecedores: a integração com sistemas de gestão de compras fornece visibilidade em tempo real sobre os gastos e permite uma análise detalhada dos dados de compra. Assim, você consegue enxergar oportunidades para negociar melhores preços com os fornecedores e economizar.

A redução de custos operacionais também permite que as empresas invistam em outras áreas estratégicas, como marketing e desenvolvimento de produtos.

Melhora da experiência do cliente

Percebeu que, desde o início, já mencionamos duas vezes a experiência do cliente, antes de chegarmos a este tópico? É porque o maior beneficiado pela integração das ferramentas é o seu consumidor, pois a integração de sistemas permite que seu e-commerce forneça informações relevantes ao cliente, como a disponibilidade de produtos e prazos de entrega.

Outro benefício é a capacidade do seu sistema oferecer atualizações em tempo real sobre o status dos pedidos e recomendações personalizadas. Isso gera uma experiência de compra mais fluida e satisfatória — e um aumento nas conversões e na fidelização dos consumidores.

O poder da integração de sistemas no e-commerce com a Ideris

Você já percebeu que esse cenário de sistemas integrados é ideal para otimizar as operações da sua loja virtual, aumentar a produtividade dos seus times e melhorar a experiência do cliente. Nesse contexto, a Ideris desempenha um papel fundamental dentro dos processos de um e-commerce.

A Ideris oferece um hub de integração multicanal que permite aos vendedores gerenciarem suas operações da loja virtual e de vários marketplaces em um só lugar, de forma centralizada. O Grupo Casas Bahia é composto, além das Casas Bahia, pelo Pontofrio e pelo Extra, então a gestão das operações nos três marketplaces é unificada. Isso é bom. Mas e os outros e-commerces?

Apesar dessas três varejistas serem relevantes no mercado brasileiro, não estão nem nos top 5 maiores markeplaces do Brasil, segundo relatório da Conversion. Ou seja, a Ideris é necessária para toda loja virtual porque:

  1. possibilita lojistas venderem em múltiplos marketplaces com processos automatizados; e
  2. possui mais de 30 integrações de sistemas, proporcionando as vantagens que falamos aqui.

Conheça mais sobre a Ideris para entender como apenas um passo que você der abrirá múltiplas possibilidades para seu e-commerce.

Outros artigos

17 de junho de 2024