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Como começar a vender no Amazon Marketplace

Escrito por Matheus Silva
6 de março de 2025
amazon marketplace

Sabia que vender na Amazon não é um bicho de sete cabeças? Muita gente acredita que só é possível colocar um produto por lá depois de um longo processo burocrático e do pagamento de altas cifras. Mas graças ao Amazon Marketplace é justamente o contrário.

Este serviço permite que você configure sua loja e venda seus produtos no mesmo espaço que os itens da própria Amazon, e todo esse processo é muito simples e vale a pena.

Vale a pena porque as estatísticas do mercado de e-commerce são animadoras. Segundo a ABComm, em 2024 o faturamento total de vendas online no Brasil foi de R$204 bilhões, um aumento de 10% em comparação com o ano anterior. Para este ano, a expectativa é de R$234 bilhões e até 2029, R$343 bilhões. Nesse cenário, os marketplaces representam 55,8% das vendas online, segundo o Relatório ABComm 2024.

O relatório da ABComm consolidou a Amazon como uma das principais forças do e-commerce brasileiro, com um marketshare de 20% — ficando atrás apenas do MercadoLivre (35%). A gigante de Jeff Bezos destacou-se não apenas pelo volume de vendas, mas pela eficiência operacional e pela capacidade de atrair vendedores de médio e grande porte.

Portanto, vender no Amazon Marketplace significa colocar o seu produto neste cenário promissor. Separamos este artigo para você entender tudo o que envolve o cadastro e a venda de produtos nesta gigante do e-commerce.

O que é o Amazon Marketplace

Amazon Marketplace é a plataforma de e-commerce da Amazon por onde diversos vendedores cadastram seus produtos e os exibem na amazon.com.br. Este último detalhe é importante porque não se trata de um site vertical à parte que separa os artigos dos vendedores dos produtos da própria Amazon.

Ao vender por este sistema, empreendedores podem aproveitar a base de clientes já estabelecida da Amazon e colocar seus produtos na mesma prateleira — e ainda usar a infraestrutura logística e tecnológica da gigante.

Em outras palavras, é como se você colocasse seus produtos nas vitrines do seu enorme concorrente (pois a Amazon também possui estoque próprio) e ficasse com a maior porcentagem de cada venda.

Vantagens de vender no Amazon Marketplace

Como introduzimos no parágrafo anterior, a Amazon é uma varejista, ou seja, pequenos comerciantes acabam concorrendo com ela. Mas através do Amazon Marketplace, eles vendem seus produtos na Amazon, obtendo um tráfego qualificado.

Isso traz uma série de vantagens. Por exemplo:

  • Acesso a uma vasta base de clientes: só em dezembro do ano passado o site da Amazon Brasil obteve 209 milhões de visitas.
  • Credibilidade: mesmo que os clientes não conheçam a sua loja, vê-la na Amazon traz confiança e aumenta as chances de compra.
  • Infraestrutura logística: a Amazon oferece soluções avançadas de logística, como o FBA (Fulfillment by Amazon), sobre o qual falamos ainda neste artigo.
  • Ferramentas de marketing: a plataforma possui o Amazon Ads, ferramenta de anúncios da empresa para inserção de publicidade na amazon.com.br. Também falaremos sobre este recurso daqui a pouco.

Como criar uma conta de vendedor na Amazon

Acredite, é muito simples criar uma conta de vendedor na Amazon. Basta acessar a central de vendedores (sellercentral.amazon.com.br), escolher o tipo de conta e fazer o cadastro. Há dois tipos de contas: individual, para quem planeja vender menos de 40 itens por mês, e profissional para quem ultrapassa esse volume de vendas.

Na individual não há taxa mensal, mas o vendedor paga R$2,00 por item vendido + uma taxa de 10% a 15% como comissão. Já na conta profissional é cobrada uma mensalidade de R$19,00, além da comissão.

Por fim, você precisa dispor dos seguintes documentos para começar a vender no Amazon Marketplace:

  • Nome, endereço, e-mail e telefone
  • Documento de identificação (CPF ou CNPJ)
  • Cartão de crédito válido
  • Conta bancária ativa

Feito o cadastro, é hora de configurar a conta como uma loja.

Configurar loja no Amazon Marketplace

Toda conta criada pela central de vendedores já é a própria loja, ou seja, você não precisa ter uma conta pessoal vinculada. Então, para configurar a loja no marketplace, é preciso acessar a página de configurações e preencher os seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ
  • Razão social (nome da empresa ou nome completo para CPF)
  • Endereço registrado oficial
  • Nome de exibição comercial exclusivo (nome da sua loja na Amazon)
  • Adicione cartão de crédito ou débito para cobrança

Como você viu, não é necessário um CNPJ para vender no Amazon Marketplace. Você pode começar com seu CPF.

Como cadastrar os produtos corretamente

Para cadastrar seus produtos na Amazon:

  1. Acesse a Central do Vendedor
  2. Vá até a aba “inventário”
  3. Selecione "Adicionar um produto"
  4. Escolha a categoria apropriada
  5. Preencha as informações do produto, incluindo título, descrição, preço e estoque
  6. Adicione imagens de alta qualidade
  7. Publique

O quinto item é de grande importância, pois são as informações que farão o produto ser encontrado e que esclarecerão as dúvidas dos potenciais clientes.

Dicas para otimizar títulos e descrições

O conteúdo da página do produto precisa ser bem estruturado para maximizar a visibilidade e conversão. A descrição deve começar com títulos objetivos que destaquem a marca, modelo e diferenciais principais do item, seguidos por uma descrição detalhada que evidencie os benefícios para o consumidor.

O texto precisa incorporar naturalmente palavras-chave relevantes para o produto. Por exemplo, se o produto é um limpador de parabrisas, escreva uma descrição que contenham palavras-chaves relacionadas (como limpeza de parabrisas, higiene veicular, limpar vidro do carro, etc.)

Por fim, não se esqueça de apresentar as especificações técnicas com precisão e clareza. Sim, as pessoas leem antes de comprar, então forneça o maior número de informações que puder para cada produto. Ah, e por favor, mantenha um tom profissional e factual… Nada de exageros ou promessas irrealistas que possam levantar algumas sobrancelhas.

Fulfillment by Amazon (FBA)

O FBA é um serviço logístico oferecido pela Amazon Marketplace em que os vendedores submetem seus produtos aos centros de distribuição da Amazon, que os armazena, embala e envia. É como o Full, do MercadoLivre. Isso permite entregas mais rápidas, agradando o cliente, a Amazon e o vendedor.

Vantagens:

  • Seus produtos se tornam elegíveis ao Amazon Prime
  • A gestão do estoque e a logística ficam por conta da Amazon
  • Você também não se responsabiliza pelo atendimento ao cliente
  • Facilita a escala do seu negócio.

Desvantagens:

  • Taxas de armazenamento
  • Restrições de inventário em períodos de picos de vendas
  • Menos controle sobre o processo de envio
  • Não há contato com o cliente

Você não é obrigado a aderir ao FBA. Se quiser tomar o processo logístico para si, opte pelo FBM (Fulfillment by Merchant — Logística Pelo Vendedor). É a melhor opção se você tem uma operação logística eficiente, seus produtos são personalizados ou requerem manuseio especial ou se você, simplesmente, deseja manter o controle sobre o processo de envio.

Como utilizar o Amazon Ads para promover e expandir os produtos?

O Amazon Ads é uma poderosa ferramenta para promover e expandir seus produtos no Amazon Marketplace. Por ela você cria campanhas, escolhe os produtos, define o orçamento, indica a duração e segmenta de forma automática (em que a Amazon combina seus anúncios com palavras-chave e produtos relevantes), manual (você escolhe palavras-chave específicas) ou por produtos semelhantes.

Estratégias para otimizar campanhas do Amazon Ads

  • Use o Amazon Keyword Tool para encontrar termos populares e de alto desempenho.
  • Crie títulos claros, descrições detalhadas e use imagens de alta qualidade.
  • Acompanhe o desempenho das campanhas e faça ajustes conforme necessário.
  • Teste diferentes tipos de anúncios para descobrir o que funciona melhor para seu negócio.
  • Crie grupos de anúncios com produtos relacionados para uma segmentação mais eficaz.
  • Aumente o orçamento gradualmente à medida que identifica as campanhas mais eficientes.

Facilite o processo com a Ideris

Ao realizar todo este processo, você terá seus produtos disponíveis apenas na Amazon. Tudo bem que isso não é pouca coisa, mas e os outros marketplaces? MercadoLivre, Magazine Luiza, Americanas… Aposto que você conhece esses players.

O problema é o processo exaustivo de cadastrar cada produto em todos eles e depois gerenciá-los separadamente — atualizando imagens e gerenciando o estoque, por exemplo. Impossível. Sem a Ideris é impossível.

Para resolver este problema, você deve conectar o seu ERP à Ideris e integrar, de uma só vez, todos os seus produtos a todas as plataformas. E conforme uma venda acontecer, o estoque é atualizado em todos os marketplaces.

Então, em vez de cadastrar seus produtos do Amazon Marketplace, converse com a Ideris para colocá-los em todas as plataformas. Este é o caminho para a sua escalar as suas vendas, uma vez que você passará a usufruir do mercado de marketplace como um todo, indo além da Amazon.

Canais de vendas nunca são demais se você puder escalar a operação. É isso que a Ideris propõe ao seu e-commerce ao concentrar a gestão dos marketplaces. Com essa escala, você mantém a mesma operação, os mesmos processos, mas vende mais.

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