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Black Friday 2024: guia de sucesso para marketplaces

Escrito por Ideris
10 de outubro de 2024
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Chegou a época mais intensa de vendas do ano! Estamos próximos da dobradinha Black Friday / Natal, o período mais importante do calendário promocional do varejo. Planejamento e antecedência são essenciais para vender mais — e é por isso que estamos aqui.

Para ter sucesso no varejo digital, é preciso ter uma presença forte nos principais marketplaces. Afinal de contas, eles são o motor do mercado. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostram que as 6 maiores plataformas (Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Amazon, Casas Bahia e Shein) movimentaram 85,5% das vendas online do Brasil em 2023.

Estar presente nas principais plataformas e conhecer o perfil do seu consumidor fará toda a diferença para obter excelentes resultados nesta temporada de fim de ano. Mas só isso não é suficiente: acompanhar as tendências do mercado, reagir às iniciativas da concorrência e aproveitar rapidamente as oportunidades são pontos que farão seu negócio faturar mais na Black Friday.

Como foi a Black Friday 2023

Em 2023, a Black Friday foi positiva, especialmente para quem atua nos marketplaces. A venda de itens de menor valor e em diversas categorias compensou o momento mais cauteloso de segmentos como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que tradicionalmente impulsionam a demanda nesta época do ano.

Segundo a NielsenIQ Ebit, três categorias se destacaram no ano passado: alimentos e bebidas, moda e acessórios e perfumaria e cosméticos. Os juros elevados e o endividamento das famílias fizeram com que aumentasse a procura por itens essenciais e presentes de menor ticket médio.

Mas, vale a pena ressaltar, em cada marketplace essa história foi um pouco diferente. Como cada plataforma atende um público diversificado, é importante comparar o cenário geral com o que cada player apresentou na Black Friday:

Amazon

Segundo a Amazon, suas vendas na campanha de Black Friday, de 17 a 27 de novembro do ano passado, cresceram 60% sobre o ano anterior no Brasil, na melhor ação promocional de todos os tempos no mercado brasileiro.

Entre os itens mais vendidos, estiveram os tradicionais dispositivos da Amazon (como a Alexa e Kindle), itens para a casa, videogames e smartphones. Entre os pequenos e médios negócios, os destaques ficaram para:

  • Cadeirinha para transportar crianças em carros;
  • Hidromel Philip Mead;
  • Kit com 10 cuecas Polo Boxer Microfibra;
  • Boneca Bebê Reborn;
  • Kit com 6 calcinhas femininas cós alto;
  • Kit Kah-noa: máscara de Hidratação Nutrishake + máscara de Reconstrução Wave Protein + Soufflé de Lipídeos Butterflower.

Americanas

Já na Americanas, que no ano passado ainda vivia um período de grande reestruturação, as vendas de pequenos e médios negócios entre os dias 21 e 27 de novembro na plataforma tiveram como destaque as seguintes categorias:

  • Suplementos e Vitaminas: creatina, ômega 3 e vitamina para cabelos e unhas;
  • Cama, Mesa e Banho: jogos de lençol, de cama e manta para sofá;
  • Brinquedos: bebê Reborn, bicicletas e kit cozinha;
  • Utilidades domésticas: utensílios de cozinha em silicone, conjunto de tigelas em aço e Mop Giratório;
  • Informática e acessórios: Google Chromecast, kit tintas para impressora e carregador de iPhone.

Magazine Luiza

No Magalu, muitos itens foram vendidos como complemento aos produtos mais procurados na plataforma de e-commerce direto da varejista. Televisores e smartphones se destacaram na venda própria, fazendo com que suporte para TV e carregadores estivessem entre os itens mais vendidos pelos sellers, por exemplo.

Mas houve espaço para muitos outros itens:

  • Licor Don Luiz Dulce de Leche Cream 750ml;
  • Escada articulada de alumínio 12 degraus;
  • Kit 4 toalhas de banho de algodão;
  • Kit 4 travesseiros;
  • Carregador 20W turbo;
  • Jogo de facas;
  • Chaleira elétrica;
  • Suporte articulado para TV;
  • Suporte para TV universal LED;
  • Purificador de água natural.

Mercado Livre

No Mercado Livre, durante a Black Friday as vendas bateram recorde, com um crescimento de 80% em relação a 2022. Em categorias como eletrônicos, celulares, notebooks e televisores, foi registrado um crescimento de 140% na comparação com o ano anterior.

Na véspera da Black Friday, a empresa teve um pico de 2,8 milhões de itens vendidos, superando de longe a média diária do período, de 1,8 milhão de itens. Eletrônicos, equipamentos de ar-condicionado e ventiladores tiveram uma forte demanda.

Shopee

No ano passado, a Shopee promoveu duas ações promocionais simultâneas. Além da Black Friday, na última sexta-feira de novembro, também aconteceu o 11.11. As datas tiveram um crescimento de 100% em relação a 2022, sendo que 90% dos pedidos foram feitos para sellers brasileiros.

Os 5 produtos mais vendidos na plataforma durante a Black Friday foram os seguintes:

  • Fritadeira elétrica;
  • Ventilador;
  • Videogame;
  • TV;
  • Smartphone.

O que vem por aí em 2024?

Entender as expectativas dos consumidores em relação à Black Friday 2024 ajuda muito a fazer o ajuste fino em promoções, estoques, produtos e comunicação. A Wake realizou um estudo em parceria com Opinion Box para entender o que vem por aí nesta temporada.

Trazendo dados sobre canais de compra físicos e online, experiências dos consumidores, categorias mais desejadas, métodos de pagamento e influência da data promocional sobre o Natal, o estudo tem destaques como:

  • 66% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday 2024;
  • 55% pretendem comprar itens de necessidade na data;
  • 20% ainda não confiam na Black Friday, pois acreditam que os preços aumentam antes da data;
  • Um terço dos consumidores já começaram a pesquisar para a Black Friday, mas 37,8% iniciarão duas pesquisas cerca de um mês antes da data. Em outras palavras, existe muito planejamento para comprar;
  • Os marketplaces são o canal favorito para pesquisas de produtos (42,4%), seguidos por sites de pesquisas (39,3%) e marcas específicas (39%);
  • As categorias com maior intenção de compra são:
    • Eletrônicos e informática (26%)
    • Eletrodomésticos e eletroportáteis (23%);
    • Moda e acessórios (20%);
    • Beleza e cosméticos (18%);
    • Supermercado (16%).

O estudo mostra que os marketplaces estão no centro da estratégia dos consumidores para aproveitar melhor as oportunidades da Black Friday. As plataformas são o principal canal de pesquisa de ofertas (citado por 42,4% dos pesquisados), o que oferece uma grande oportunidade de encantamento e fidelização do público.

A importância dos marketplaces é grande porque é neles que os clientes encontram bons preços e grande variedade de produtos. É por isso que 48% dos consumidores pretendem fazer pelo menos parte de suas compras de Black Friday nas grandes plataformas digitais.

Infográfico com porcentagens indicando quais canais os entrevistados pretendem comprar

Hora de colocar a mão na massa

Uma coisa é saber quais são as expectativas dos consumidores para a Black Friday e ter a consciência de que os marketplaces são essenciais para impactar os clientes. Outra coisa, bem diferente, é saber aproveitar as oportunidades que surgem durante a temporada promocional.

É por isso que montamos um passo a passo do que precisa estar no seu radar, para que você possa fazer da próxima Black Friday um período campeão de vendas. Você está pronto? Então vamos lá!

1. Defina um objetivo

Para ter uma Black Friday positiva, o primeiro passo é identificar quais são seus objetivos para a data promocional. Você quer aumentar a visibilidade do seu negócio? Quer ampliar suas vendas? Quer fidelizar mais clientes? Quer reforçar suas margens e proteger seus principais mercados?

Definir objetivos claros é essencial para fazer com que todas as áreas da empresa atuem de forma alinhada, visando o mesmo resultado. Recomendamos desenvolver metas SMART:

  • Specific (específicas);
  • Measurable (mensuráveis);
  • Achievable (alcançáveis);
  • Realistic (realistas);
  • Time (em um tempo específico).

Assim, seus objetivos precisam ser claros, ter métricas que possam ser acompanhadas o tempo todo, ser alcançável (difícil, mas não impossível), estar baseado na realidade do seu negócio no momento e ter um prazo bem definido.

Isso parece ser muito básico, mas acredite: muita gente fica pelo caminho por não saber onde quer chegar. Ter objetivos claros levará você a fazer escolhas com propriedade, em vez de reagir emocionalmente às ações da concorrência ou ao comportamento dos clientes.

2. Analise seus custos

Na Black Friday, o nome do jogo é visibilidade. Será necessário aparecer bastante para o cliente, o que implica investir em publicidade nos marketplaces. Mas os custos extras nesta época não se limitam ao marketing: o aumento do volume de pedidos poderá levar à contratação de mais pessoas, a mais compras de produtos e até mesmo ao aumento da capacidade de estoque.

Além disso, lembre-se de que o desconto também é custo. Portanto, suas promoções precisam levar em conta que seu dinheiro não é infinito — cada ação precisará no mínimo se pagar, gerando receitas adicionais que compensem os descontos ou os custos.

Portanto, será preciso avaliar quais são os gastos extras que você pretende fazer para ter mais visibilidade e para cumprir os objetivos traçados.

3. Negocie com seus fornecedores

A quantidade de estoque está diretamente relacionada às negociações que você fará com seus fornecedores. Com o aumento esperado do volume de pedidos, será necessário ampliar o estoque, o que gera custos extras. Procure obter os melhores preços e os parcelamentos mais elásticos com seus fornecedores.

Aqui cabe um alerta: negocie preços e prazos, mas não abra mão da qualidade dos produtos. Os consumidores que já conhecem sua marca sabem o que esperar de você, e não vão aceitar menos. E para manter os novos clientes que você conseguir atrair, a primeira experiência terá que ser incrível.

4. Garanta os níveis de estoque

O estoque fundamental para a Black Friday. Experimente ficar sem um produto que os consumidores desejam e você verá os clientes migrarem para a concorrência. Por isso, é preciso garantir que você tem em estoque os produtos que os clientes irão procurar durante a campanha promocional.

Para isso, avalie quanto você pretende vender de cada produto, quanto já existe no seu estoque e negocie com os fornecedores. Também esteja atento às suas campanhas de marketing, para não promover um item com estoque baixo ou zerado. Você não vai querer vender o que não pode entregar.

Fazer essa gestão dos estoques e das campanhas é mais complexo nos marketplaces, em que não é raro um seller estar em 4, 5, 6 plataformas diferentes. Nessas horas, contar com um hub como a Ideris faz toda a diferença para você integrar as operações e vender nos principais canais digitais do mercado.

5. Decida o que colocar em promoção

Em um evento específico e de curta duração, como a Black Friday, é essencial trabalhar com os artigos mais populares. Lembre-se: aquilo que o consumidor busca não pode faltar na sua loja. Itens de cauda longa, com baixa demanda, são um adicional, mas você não pode errar no que é essencial.

Para definir o que promover durante a Black Friday, existem várias fontes de insights e dados:

  • Google Trends: essa plataforma do Google ajuda a identificar aquilo que os consumidores mais estão buscando no mecanismo de busca;
  • Google Analytics: o GA é um recurso essencial para todo negócio digital, pois permite entender quem está buscando sua página e o que está procurando;
  • Relatórios de mercado: diversas empresas soltam pesquisas com informações valiosas para a Black Friday, como é o caso da pesquisa de intenção de compra realizada pela Wake em parceria com Opinion Box. Fique atento;
  • Dados do seu negócio: você sabe (ou deveria saber) o que está vendendo mais na sua loja, que canais estão trazendo mais receita e onde está valendo a pena investir em publicidade. Essas são informações importantes para a Black Friday;
  • Relatórios das plataformas: os próprios marketplaces possuem informações que podem te ajudar a fazer melhores promoções.

6. Defina os tipos de promoção

As plataformas digitais oferecem diversos tipos de promoções — e cada um pode funcionar melhor em um marketplace diferente, dependendo do público que acessa.

Para algumas situações, descontos por porcentagem farão muito sentido. Em outros casos, um desconto fixo atrairá mais clientes. Você pode oferecer cupons de desconto em um produto, categoria ou todo o site, com duração definida.

Os tipos de promoção também são uma arma estratégica na atração e retenção de clientes. Você pode direcionar seu público para os meios de pagamento que custam menos para seu negócio, ou aproveitar as promoções para dar mais saída para determinados produtos.

7. Não ofereça falsos descontos

Uma das principais razões para a desconfiança dos consumidores em relação à Black Friday são falsas promoções, do tipo “metade do dobro”. Infelizmente, ainda vemos empresas que não realizam ofertas muito atrativas ou, pior ainda, vendem produtos e serviços com os valores originais, como se fossem descontos.

Os consumidores estão sempre muito atentos aos preços e pesquisam com muita antecedência. Por isso, eles vão saber quando uma promoção é para valer — ou se é “para inglês ver”. Promoções falsas prejudicam a reputação da marca e vão parar nas redes sociais, gerando um impacto exponencialmente negativo. 

8. Não deixe nada para o acaso

Em um evento complexo como a Black Friday, confiar na memória pode fazer você deixar algumas tarefas para trás. Por isso, crie um checklist e defina prazos para que você e sua equipe não sejam pegos desprevenidos.

O ideal é que essa lista de tarefas englobe todas as áreas. Quanto mais completo, melhor. Você não vai querer descobrir, em cima da hora, que não terá espaço para estocar os produtos ou que vai faltar embalagem para enviar os pedidos para os clientes.

9. Prepare sua equipe

Em períodos especiais, como a Black Friday, a pressão sobre a equipe aumenta. São mais pedidos, mais vendas, mais pacotes para embalar, mais atendimentos no SAC. Se possível, contrate trabalhadores temporários para não prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Além disso, treine seu time e envolva-os nos objetivos do negócio a partir de reuniões rápidas, doses diárias de motivação e, principalmente, treinamentos nas funções essenciais. Agora é a hora de identificar os gaps e fazer as correções necessárias.

10. Invista em publicidade

Ganhar exposição nos principais marketplaces é essencial. A equação é clara: mais anúncios, mais clientes te encontrarão no marketplace, mais oportunidades de concluir vendas e faturar mais.

Cada plataforma possui sua política de anúncios, mas, de modo geral, eles funcionam em um leilão: o cliente, ao buscar uma palavra-chave, vê as opções de publicidade que estão pagando mais para o marketplace. As plataformas também oferecem outras oportunidades de mídia, em vitrines e outros espaços.

Acesse cada plataforma para conhecer em detalhes as opções disponíveis e fazer seu planejamento publicitário.

11. Ofereça parcelamento

Opções de parcelamento sempre fazem sucesso com os consumidores — e aumentam as possibilidades de conversão. Considere oferecer parcelamento sem juros, mas lembre-se: não existe almoço grátis — o parcelamento sem juros está saindo da sua margem de operação.

Analise seus números e defina se vale a pena oferecê-lo. Embora você precise absorver o custo, pode ser uma boa alternativa atrair clientes na Black Friday.

12. Acelere o envio dos pedidos

A velocidade de entrega é um ponto valorizado pelos clientes em qualquer época do ano — e ainda mais em períodos agitados como a Black Friday. As principais plataformas contam com sistemas de entrega expressa, que fazem o cliente receber os pedidos no mesmo dia ou no dia seguinte.

Novamente, costuma haver um custo extra para aderir a esse tipo de opção logística. Por isso, é necessário avaliar se, e em quais produtos, vale a pena oferecer uma entrega em alta velocidade. Para fazer essa avaliação, leve em conta seus custos e o comportamento dos consumidores.

Como vender nos principais marketplaces

Cada marketplace possui suas características específicas, com detalhes no relacionamento que podem fazer muita diferença na atração, retenção e fidelização dos clientes. Por isso, vale a pena entender como cada plataforma se posiciona e como trabalhar em cada uma delas.

Como vender mais no Mercado Livre

A Ideris é Parceiro Platinum do Mercado Livre, maior marketplace da América Latina.

Para impulsionar seu desempenho na plataforma, a Ideris pode te ajudar:

  • Gerenciamento massivo de anúncios: possibilidade de criação e gestão de anúncios em massa para otimizar sua operação digital;
  • Atendimento inteligente: perguntas, mensagens e reclamações podem ser gerenciados diretamente no Ideris, inclusive com respostas pré-programadas. Isso traz mais agilidade, o que conta pontos na satisfação dos clientes;
  • Integração com serviços: o Ideris está integrado aos principais serviços do Mercado Livre, como Mercado Envios, Places, Mercado Envios Full, Mercado Envios Flex, Mercado Shops e Faturador.

Como vender mais na Amazon

Entre as principais vantagens de vender pela Amazon estão a força da marca e sua grande força junto aos consumidores. Segundo a PwC, 77% das vendas no Amazon Marketplace são para clientes em estados diferentes daquele em que o seller está — uma bela oportunidade de expandir sua presença em novos mercados.

A Amazon possui dois tipos de conta: Individual e Profissional. A primeira é voltada a quem vende poucos itens, não cobra assinatura mensal, mas inclui uma taxa de R$ 2 por item (mais a comissão da plataforma. Já a versão Profissional oferece mais funcionalidades e cobra uma taxa fixa mensal, sem taxas por produto vendido.

Na logística, o seller pode escolher entre enviar seus produtos, usar a logística da Amazon (FBA), usar o delivery by Amazon (DBA) ou combinar vários métodos. Confira aqui nosso passo a passo de como vender na Amazon.

Entre as estratégias importantes para vender mais na Amazon, indicamos as seguintes:

  • Otimize as listagens de produtos;
  • Tenha preços competitivos;
  • Tenha uma gestão eficiente de seus estoques;
  • Capriche no atendimento ao cliente;
  • Use os recursos de publicidades oferecidos pela plataforma;
  • Analise os dados de acessos e vendas para fazer ajustes sempre;
  • Participe dos eventos promocionais da Amazon.

Como vender mais na Shopee

A Shopee é um dos marketplaces de maior crescimento no Brasil. A empresa não vende produtos próprios, trabalhando apenas com sellers parceiros. Com taxas de vendas competitivas, a empresa alia visibilidade, suporte de vendas e praticidade para se tornar uma alternativa importante para os consumidores.

Confira aqui nosso passo a passo de como se cadastrar para vender na Shopee, os programas de frete grátis do marketplace e detalhes de sua política de relacionamento com os sellers.

A Ideris está integrada à Shopee, para ajudar as empresas a vender mais por meio dessa plataforma. Pela Ideris, é possível gerenciar entradas e saídas de estoque, andamento da expedição, fretes, anúncios no marketplace, relatórios e todos os detalhes do negócio de forma prática e simples.

Como vender mais na Shein

A Shein chegou ao Brasil oficialmente em 2023, mas já vendia para o consumidor brasileiro via cross border, movimentando mais de R$ 2 bilhões em 2022. Atualmente, a maior parte das vendas do marketplace no país é de sellers nacionais, mostrando que a empresa está incorporada ao cenário das vendas digitais brasileiras.

Aliando alto volume de tráfego, taxas vantajosas, campanhas exclusivas, pagamentos rápidos e atendimento exclusivo, a empresa é hoje uma presença obrigatória na estratégia de sellers que querem crescer no mercado.

Confira aqui o nosso passo a passo de como vender na Shein. E é claro que o Ideris tem a Shein como um de seus marketplaces parceiros. Tudo para facilitar a vida do seller e gerar cada vez mais negócios para ele.

Como vender mais no Magalu

O Magazine Luiza é o marketplace nacional mais forte no Brasil. Um dos grandes nomes do varejo, a empresa tem uma marca muito presente no dia a dia dos consumidores e, por isso, tem grande popularidade.

Sem cobrar mensalidades ou taxas de adesão, o Magalu é uma boa opção tanto para sellers iniciantes quanto para lojistas mais experientes. Confira no nosso passo a passo todos os detalhes de como se cadastrar e como funciona o modelo de cobranças do marketplace do Magazine Luiza.

As principais vantagens de atuar no Magalu são as seguintes:

  • O seller tem acesso à estrutura omnichannel do Magazine Luiza, com mais de mil lojas físicas que funcionam como pontos logísticos;
  • A empresa oferece uma série de serviços adicionais, como MagaluPay (meios de pagamento), Magalu Ads (publicidade) e Magalu Entregas (logística).
  • A Ideris é integrador com o Selo Ouro Magalu, atestando a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Como vender mais na Casas Bahia

Outro marketplace relevante no mercado brasileiro é a Casas Bahia, também um dos mais reconhecidos varejistas nacionais. Além de conferir nosso passo a passo de como se cadastrar na plataforma, vale a pena estar atento aos seguintes pontos:

  • A Casas Bahia tem uma plataforma de ads que melhora a visibilidade dos sellers no sistema, por meio de banners promocionais, e-mail marketing e destaques nos anúncios;
  • A empresa possui uma forte integração omnichannel, inclusive via WhatsApp, garantindo uma experiência de compras muito positiva;
  • Em colaboração com a Envvias, o Casas Bahia Marketplace oferece condições competitivas de frete;
  • A plataforma também oferece um programa de fulfillment que facilita o armazenamento, empacotamento e envio de produtos, dando mais agilidade à logística do seu negócio;
  • A Casas Bahia possui uma plataforma de ensino sobre varejo, com treinamentos e cursos para que os vendedores se aperfeiçoem sempre.

Para todos esses marketplaces, a Ideris oferece recursos essenciais para o sucesso dos sellers, tais como:

  • Integração simplificada;
  • Gestão centralizada de pedidos e estoques;
  • Ferramentas de análise e relatórios detalhados de desempenho;
  • Suporte especializado;
  • Treinamento para os usuários.

Agora que você já sabe como atuar na Black Friday para ter melhores resultados, é com você! A Ideris é o parceiro ideal da sua operação de vendas digitais, integrando marketplaces e soluções de negócios em um único lugar.

Se você quer otimizar os seus resultados não só nessa data, mas no ano inteiro, fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

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17 de junho de 2024