Para quem gerencia uma operação e vende online, os insights e as decisões estratégicas precisam ser baseados em dados e estatísticas. É por meio dessas informações que você, seller e gestor, poderá avaliar a performance do seu negócio.
Os indicadores financeiros no e-commerce representam um dos mais importantes KPIs para a sua operação. Ou seja, em português, os KPIs são os seus Indicadores-chave de Performance. É através dessas informações que você poderá avaliar com mais eficiência as ações e o desenvolvimento de novas estratégias para o sucesso da operação.
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Para entender como está a operação é preciso saber para onde olhar, correto? Como mencionado anteriormente, os KPIs são os indicadores-chave de performance - e existem de vários tipos: de produtividade, de qualidade, de capacidade, os estratégicos, entre outros.
Portanto, como estão falando em dinheiro e relatórios financeiros para e-commerce, uma pergunta fundamental deve ser feita por você: por que essa KPI é importante para avaliar o meu desempenho?
Neste tópico, separamos alguns KPIs financeiros:
Para mensurar o comportamento do seu cliente-consumidor, você pode calcular o ticket médio - ou ainda utilizar uma ferramenta que gera esse dado de forma automática, como um hub de integração de marketplaces. Se você precisa calcular manualmente, não se preocupe: é preciso pegar o seu faturamento (veja abaixo) e dividi-lo pela quantidade de vendas realizadas no mês.
Para obter essa informação, você precisa somar todos os rendimentos da sua operação. É uma maneira de avaliar a performance do seu e-commerce. Se você utiliza alguma ferramenta para gerir as vendas online, talvez seja possível consultar o faturamento em diferentes períodos: faturamento obtido hoje, ontem e total no mês, por exemplo.
Outro indicador financeiro muito importante é o da Lucratividade, que serve para avaliar os lucros da sua operação. Para encontrar essa informação, é preciso utilizar o seguinte cálculo:
Dica: para obter o lucro líquido, é preciso descontar todas as despesas e custos da receita.
Você vai perceber que a fórmula para calcular a Rentabilidade é muito semelhante à do cálculo da Lucratividade. Porém, o objetivo aqui é avaliar o quanto os investimentos renderam à sua operação. Eis a fórmula:
São dois indicadores que entregam informações diferentes. A margem bruta (ou margem de lucro bruto) revela o quanto a sua operação gera com cada produto vendido, o que permite avaliar a sua rentabilidade. Para calcular a margem bruta, utilize a fórmula:
Margem bruta = (lucro bruto / receita líquida) x 100
Por outro lado, a margem líquida se origina no lucro bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. É um indicador que permite avaliar a saúde financeira da operação. A fórmula é a seguinte:
Margem líquida = (lucro líquido após impostos / receita total) x 100
Sabe quando você precisa gerenciar o estoque e quer saber quais os produtos que mais dão lucro? A margem de contribuição oferece uma fórmula que ajuda nessa avaliação, identificando quais produtos (ou serviços) que mais estão contribuindo para o lucro de toda a operação. A fórmula também é simples:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Em inglês, a sigla quer dizer Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, cujo indicador em português significa Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). Nomes diferentes, mas mesmo indicador.
É uma KPI bem importante para grandes empresas porque leva em conta o desempenho operacional ao longo do tempo, que é composto por diferentes receitas e despesas. Para utilizar a fórmula do EBITDA é preciso possuir o valor do lucro operacional líquido (conhecido como EBIT). Para isso, utilize a fórmula composta por:
Lucro operacional líquido = receita líquida de vendas – custo dos produtos vendidos – despesas operacionais
Depois, vamos à fórmula do EBITDA que é:
EBITDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações
Será que você tem dinheiro em caixa para cumprir todos os compromissos, sem que seja necessário recorrer a empréstimos, por exemplo? Há um cálculo para avaliar se essa receita está disponível e a fórmula é composta da seguinte maneira:
Ponto de equilíbrio = despesas / % de margem de contribuição
A tecnologia é uma grande aliada na gestão de uma operação de e-commerce, independentemente do seu estágio atual. Quando falamos em dados e métricas, uma ferramenta certa pode gerar informações em tempo real e exibi-las em um dashboard analítico.
Com poucos cliques, você e sua operação ganham uma robusta quantidade de dados para extrair insights e definir os próximos passos, acompanhando um planejamento estratégico essencial nos dias de hoje, cujo contexto do e-commerce brasileiro exige cada vez mais profissionalização.
Um integrador de marketplaces, por exemplo, é uma saída para quem busca vender em diferentes locais, automatizar processos e coletar dados, permitindo escalonar com mais segurança, além de integrar com ERPs, sistemas de frete, conciliadores financeiros, entre outros.
Você leu um conteúdo que abordou os principais indicadores financeiros para quem vende online. O Ideris oferece um dashboard analítico, no qual são exibidos gráficos sobre faturamento, vendas e visitas, além de informações como ticket médio, faturamento por marketplace e vendas por marketplace.
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