WhatsApp
Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo. Baixe agora.

Anatel reforça regras para venda de eletrônicos: saiba como se adequar

Escrito por Ideris
2 de dezembro de 2024

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou novas regras para combater a comercialização, nos marketplaces, de equipamentos eletrônicos não aprovados no Brasil. Pela regulamentação, anunciada no fim de junho de 2024, os vendedores passam a ter responsabilidade legal ao anunciar produtos que não cumprem todos os requisitos de saúde e segurança ao consumidor.

Uma das regras faz com que o número do código de homologação dos telefones celulares seja obrigatório nos anúncios de venda. A Anatel também implementou um procedimento de validação dos códigos, para que os próprios consumidores possam verificar se o smartphone anunciado corresponde ao produto, marca e modelo homologado pela agência.

Por que a homologação é importante?

Quando um equipamento eletrônico, como um telefone celular, não foi homologado na Anatel, ele não foi certificado quanto à segurança de uso. Dessa forma, ele pode apresentar algum risco à saúde de seus utilizadores.

Como a venda de produtos não homologados pode colocar em risco a vida e a saúde dos consumidores, todo seller das plataformas de marketplace precisa estar atento. Já as plataformas precisam divulgar o endereço do sistema de certificação da Anatel para que consumidores possam fazer consultas sobre a homologação do produto desejado.

Desde 2022, todos os vendedores de produtos eletrônicos precisam informar o código de homologação dos produtos nos canais de venda em que atuam — inclusive nos marketplaces. A medida foi tomada para combater a venda de produtos falsificados ou perigosos.

Itens que possuem o código de homologação são certificados e atendem aos padrões técnicos de segurança e qualidade. Dessa forma, são seguros para os clientes finais. Contar com o código de homologação é uma garantia de que os produtos vendidos são verdadeiros e passaram pelos testes exigidos pelas autoridades.

Que produtos precisam ser homologados pela Anatel?

A regulamentação da Anatel sobre a homologação de produtos não está relacionada ao tipo de produto, e sim às tecnologias usadas nos equipamentos para transmissão de sinais. A agência analisa as tecnologias incluídas em produtos prestes a entrarem no mercado para determinar se a homologação será necessária ou não.

Vale destacar, porém, que todo produto que inclui tecnologias wi-fi, como roteadores, tablets, notebooks e dispositivos de streaming de mídia, deve ser homologado antes de começar a ser comercializado. A mesma coisa acontece com dispositivos com capacidade de transmissão por rádio, como modelos recentes de câmeras, consoles de videogame, Smart TVs, impressoras e até mesmo drones.

Esse critério se aplica à transmissão por Bluetooth, envolvendo produtos como fones de ouvido sem fio, smartwatches e aparelhos de GPS que usam essa tecnologia. A Anatel também avalia a segurança de determinados componentes, como cabos, conectores, baterias e carregadores, que precisam ser submetidos a homologação prévia.

A lista completa de itens homologados pode ser acessada no comunicado oficial da Anatel, clicando aqui.

Qual a responsabilidade dos sellers?

Todo lojista que vende produtos eletrônicos que precisam de homologação na Anatal e anuncia esses itens nos marketplaces é obrigado a informar o código de homologação nos anúncios. Essa obrigatoriedade também vale para sellers que utilizam um integrador de marketplace.

Como descobrir o código de homologação de um produto?

Todos os itens homologados pela Anatel são testados e precisam atender a critérios de segurança, para que sua venda seja liberada ao público. Por isso, a homologação precisa acontecer antes que o produto seja publicado na loja virtual ou marketplace.

O fabricante ou importador é o responsável por homologar os produtos na Anatel. Assim, os sellers podem solicitar o código ao fabricante ou consultar se o número está disponível diretamente no produto ou em sua embalagem, pois normalmente o código está impresso no item. 

Verifique a veracidade do código

Para descobrir se o código de homologação de um produto é verdadeiro e realmente consta na Anatel, basta acessar o sistema MOSAICO/SCH e buscar o código na plataforma.

E se o produto de telecomunicações não estiver homologado?

Se o seu produto não estiver certificado e homologado pela Anatel, não o coloque à venda de forma alguma! Fale com o fornecedor para que ele realize o processo de homologação junto à agência e garanta que aquele item atende às regras do mercado brasileiro. Em caso de dúvida, acesse o site da Anatel ou entre em contato com certificacao@anatel.gov.br.

Produtos colocados à venda em marketplaces como Mercado Livre, Casas Bahia, Magalu e Americanas e que descumprem as normas da Anatel podem ser cancelados da plataforma e levar à suspensão ou desativação da conta do seller. Esse tipo de situação está prevista nos termos e condições de uso dos marketplaces.

Como ter sucesso na venda de eletrônicos nos marketplaces?

Ter um produto homologado na Anatel e, por isso, disponível para venda, é o básico. Isso garante que seu equipamento pode ser comercializado — mas é preciso fazer muito mais que isso para ter sucesso na venda de eletrônicos nos marketplaces.

Para aumentar suas vendas de eletrônicos nas principais plataformas do mercado, esteja atento a estas dicas:

1. Capriche no anúncio

Ter um anúncio chamativo é essencial para se destacar. Isso começa pelo título dele: esse é o primeiro passo para ser encontrado pelas pessoas certas e atrair quem estiver navegando pelo marketplace.

Um bom título depende de como os consumidores procuram aquele determinado produto. Por isso, analise as palavras-chave mais procuradas nos buscadores e nos marketplaces para entender quais são as expressões que levam os clientes para os produtos certos. Ferramentas como o Google Trends podem te ajudar nisso.

Também é importante inserir informações detalhadas na descrição do anúncio, como especificações técnicas, orientações de uso e dúvidas mais comuns. Esse é um passo indicado para qualquer segmento, mas para eletrônicos é ainda mais essencial, devido à complexidade de grande parte desses produtos. Os consumidores costumam analisar detalhes bastantes específicos na hora de procurar um produto e ter dúvidas sobre seu uso antes e após a compra.

2. Estude o público

Parece básico, mas você precisa saber com quem está falando. Entenda o que seus clientes mais buscam, analise o perfil de compra dos consumidores e esteja atento para oferecer produtos que a concorrência não tem e a seu público esteja buscando. Dessa forma, você se diferencia e fideliza mais clientes.

3. Trabalhe lançamentos e tendências

Não ter o smartphone recém-lançado pode transmitir uma imagem ruim para os clientes, uma vez que esse é um mercado que sempre conta com novidades e inovações. É preciso atenção para as tendências e sempre trazer os produtos que seu público espera. Ficar sem o console que todo cliente procura fará você ficar para trás.

Como grande parte dos consumidores está interessado nos lançamentos, não ter esses itens no seu catálogo pode prejudicar a imagem da sua marca, perdendo grandes oportunidades para aumentar suas vendas.

4. Preço é decisivo

O preço é um fator essencial na decisão de compra dos consumidores — especialmente nos marketplaces. Tenha em mente que o seu equipamento eletrônico será mostrado junto com outros concorrentes, possivelmente muito parecidos (ou mesmo iguais). Um preço pouco competitivo é razão suficiente para você não ser escolhido pelo cliente.

Mas também tome cuidado para não sacrificar demais sua margem ou a credibilidade da sua marca. Um preço muito inferior à concorrência passa uma imagem ruim (qual é a origem desse produto?). É preciso ser competitivo: analise o preço da concorrência e tente se manter nesse nível, oferecendo extras para aumentar a satisfação do cliente — como um frete mais vantajoso ou entrega expressa.

5. Frete vende

Já que falamos em frete, é importante destacar que frete grátis é um ponto importante na decisão de compra dos clientes. Mais de 70% dos consumidores dizem que frete grátis é importante na hora de escolher onde comprar. Além disso, um percentual semelhante desiste da compra quando o frete é muito caro.

Mas não basta só preço: velocidade também importa. O mesmo estudo diz que 42% dos clientes não querem esperar muitos dias para receber suas mercadorias. Mas como aliar frete barato e entrega rápida? Os principais marketplaces contam com programas de logística que ajudam a fechar essa conta. Avalie a participação em programas como o FBA da Amazon, o Magalu Entregas ou o Mercado Envios, do Mercado Livre.

6. Invista em mídia paga

É importante investir em anúncios de mídia paga, que ficam em posições de destaque nos marketplaces. Com eles, você consegue atrair novos clientes e aumentar o alcance da sua marca, impulsionando suas vendas. 

Eletrônicos são uma das principais categorias de vendas online. Para ter sucesso nesse mercado tão competitivo, tenha atenção às regras da Anatel e conte com parceiros como a Ideris para otimizar sua gestão e potencializar suas vendas. Para saber mais sobre como a Ideris pode ajudar você a ter melhores resultados nos marketplaces, entre em contato com nosso time de especialistas.

Outros artigos

17 de junho de 2024