O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, chamado de DANFE, é o que representa uma NF-e de forma mais simples e gráfica, com as principais informações sobre a compra. Ele deve ser impresso pelo vendedor antes que a mercadoria seja enviada, e mesmo sendo parecido com uma nota fiscal, ele não a substitui.
Quando um produto chega na residência de um comprador, o pacote chega com um papel semelhante a nota fiscal, mas na verdade é o DANFE. Nesse momento o entregador pede que o destinatário assine o documento para comprovar a operação.
Mas afinal, qual é a diferença entre esses documentos?
A principal delas é que o DANFE é apenas uma representação gráfica da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), para acesso fácil dos dados de uma compra. Já a nota fiscal é o documento que formaliza a venda de produtos ou serviços, representando uma aquisição em prestações de conta para a Receita Federal.
Se um cliente compra um produto online e recebe a NF-e por e-mail, é ela que vale oficialmente. Além disso, uma das diferenças entre esses documentos é que a nota fiscal é um arquivo gerado em um formato específico, o XML. Quer saber que formato é esse? Continue lendo, a gente te explica!
Todos os comércios eletrônicos que vendem ao consumidor final devem imprimir o DANFE que corresponde à NF-e. A impressão do documento deve ser feita antes que o produto seja enviado, para que os dois estejam juntos durante todo o trajeto de envio.
O DANFE deve obrigatoriamente conter as seguintes informações:
O XML (eXtensible Markup Language), é uma linguagem de marcação que prioriza as informações ao formato do documento. Essa é a linguagem usada nas Notas Fiscais Eletrônicas hoje em dia, porque apresenta arquivos com dados organizados de forma hierarquizada.
Isso facilita a leitura de seres humanos e também de programas de software, por conta da padronização de formato do documento. O XML é criado para facilitar o compartilhamento de dados, então no caso de uma NF-e, ele possui apenas as informações mais importantes da nota.
Se você leu o artigo até aqui e estava achando tudo muito complicado, não se preocupe, nós facilitamos para você! Aqui no Ideris é possível imprimir o DANFE e a NF-e dos seus pedidos por meio do nosso sistema! Funciona assim:
1- Configure seu ERP, seja ele Tiny ou Bling.
2- Na página inicial do Ideris, acesse: menu > pedidos > pesquisa.
3- Selecione os pedidos que deseja emitir a Nota Fiscal e acesse a engrenagem ao lado direito para entrar no menu de opções.
4- Confira as informações preenchidas nos campos e envie para seu emissor.
5- Espere a nota fiscal ser aprovada pelo emissor e imprima o DANFE para enviar junto com o pedido.
Pronto! Agora é só imprimir e anexar ao pedido que vai ser enviado.
O DANFE simplificado é um modelo mais simples do DANFE, também chamado de modelo etiqueta. Ele surgiu em 2020, com o aumento de vendas no e-commerce por conta da pandemia.
Diferente do modelo tradicional, esse documento pode ser impresso em papel etiqueta, o que agiliza o processo de emissão e facilita a visualização das informações contidas nele. Essas informações se encontram de forma resumida, sendo que no modelo etiqueta, nem todos os itens são obrigatórios como no DANFE tradicional.
Ele é impresso em um papel menor e pode ser colado diretamente na caixa do produto. As especificações de impressão deste modelo se encontram na Norma Técnica 2020.004, de agosto de 2020.
Gostou de saber mais sobre o que é o DANFE? Fique ligado aqui no nosso blog, nós estamos sempre trazendo conteúdos de qualidade para que você venda bem e com segurança!
Caso tenha alguma dúvida ou opinião, deixe aqui nos comentários, queremos saber o que você achou do artigo! Obrigada pela atenção!