Você sabe que as datas comemorativas no calendário anual representam grandes oportunidades para expandir os negócios e alavancar as vendas, especialmente se envolvem o seu nicho de atuação. O dia das crianças é, sem dúvidas, um dos principais momentos do ano para vender - desde brinquedos a smartphones. Neste texto, observe os números do dia das crianças em 2020, 2021 e 2022, além das estratégias e intenções de compra para preparar-se para o período que se avizinha.
O dia das crianças não é brinquedo. Ou melhor, não é só brinquedo. Se você, vendedor, trabalha com jogos (de tabuleiro e/ou eletrônicos), moda e acessórios, eletrônicos (como smartphones e videogames), livraria ou produtos para bebê, por exemplo, o dia das crianças é uma grande oportunidade para vender!
Essas categorias já estavam no radar, no ano passado, de quem pretendia celebrar o dia das crianças com presentes, conforme a pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, e por isso merecem a sua atenção.
Apesar de haver outras datas comemorativas que apresentam melhores números, como o dia dos namorados, o dia das mães e a Black Friday, por exemplo, o dia das crianças 2021 teve um aumento de quase 63% no faturamento, conforme o relatório produzido pela All in.
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Conforme os números do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), publicados pelo CNNBrasil Business, as vendas no e-commerce cresceram 26% em 2022. Nas lojas físicas, o aumento foi de 11,7%. A Região Norte foi a que mais se destacou, com 13,3% de crescimento, seguida pelo Sudeste com 12,6%.
Conforme o ICVA, o segmento de Recreação e Lazer puxou esse crescimento, com 22,8% na comparação com 2021. Logo atrás vieram os segmentos de Móveis, Eletrônicos e Lojas de Departamento (16%), Livrarias, Papelarias e Afins (15,8%), Alimentação (14,3%), Demais Setores (12,7%) e Vestuário (9,4%).
O relatório da All in, feito em parceria com a Octadesk, Neotrust e Clearsale, com o apoio da Lett e do Opinion Box, revelou que muitas pessoas utilizaram o dia 12 de outubro para adquirir itens de necessidade ou de desejo, além dos tradicionais presentes para crianças.
Conforme o relatório, o maior faturamento em 2021 ficou para o segmento de Telefonia. Entre outros itens, destaque para os eletrodomésticos. O faturamento também aumentou! O dia 12 de outubro de 2021 rendeu R$ 399 milhões, quase 63% a mais do que o verificado no ano anterior.
O relatório Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen indicou que o ticket médio foi de R$ 402 - uma variação negativa de 15% em relação a 2019. Apesar da queda, os valores gerais demonstram como a data tem boa representatividade dentro do calendário anual.
Durante os 15 dias que foram considerados como parte dessa data sazonal (de 27 de setembro a 11 de outubro), o faturamento total foi de R$ 2,4 bilhões, cuja venda diária foi de R$ 162 milhões.
É uma pergunta que norteia a cabeça dos consumidores e também dos vendedores, especialmente às vésperas dessa data sazonal. Dentro desse questionamento existem diversos perfis, desde as pessoas que pensam em apenas uma lembrancinha para o dia das crianças, assim como aqueles que planejam gastar um pouco mais.
Na pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, o estudo coletou a intenção de compra dos consumidores. Para o público feminino, os brinquedos representam 81% dessa intenção, à frente de jogos (33%) e moda e acessórios (30%). Para o masculino, a ordenação é bastante semelhante: brinquedos (72%), jogos (37%) e eletrônicos (31%).
Além dos fatores econômicos, o grau de parentesco da criança com o consumidor exerce um importante fator de influência. Conforme a pesquisa realizada pela Social Miner/Opinion Box, os consumidores pretendem presentear sobrinhos (48%), filhos (42%) e afilhados (24%), e assim por diante.
Partindo do pressuposto que a economia atual impacta nas escolhas dos consumidores sobre gastar ou não no dia das crianças, ou ainda sobre o quanto investir, é natural que o preço seja um fator determinante - é para 62%, de acordo com a mesma pesquisa. Além do valor dos produtos, a qualidade deles é importante para 33%. Em seguida, vem o frete (32%), o prazo de entrega (30%) e as formas de pagamento (27%).
Se você está tentando antecipar-se às tendências, entenda que essa não é uma tarefa simples. Porém, há ferramentas online (algumas até gratuitas) que fornecem uma visão geral sobre o que está sendo buscado na internet. Afinal, as pesquisas em motores de busca ajudam a revelar os interesses que estão em alta no momento.
O Google Trends é, possivelmente, a ferramenta mais poderosa que você pode utilizar nesse sentido. O serviço é gratuito e está no ar desde 2006. É excelente para quem deseja consultar quais palavras, expressões, assuntos do momento e keywords estão entre os mais buscados no momento.
É possível consultar sobre o que é pesquisado no Brasil ou em outras partes do mundo, além de acompanhar quais temas estão em alta. Mais do que isso: o serviço permite identificar como o interesse nesses temas variou com o passar do tempo. É uma ótima fonte, portanto, para saber se algum assunto específico está na sua curva ascendente de interesse, por exemplo.
Outra ferramenta muito utilizada é a página Tendências no Mercado Livre que, como o próprio nome diz, indica o que as pessoas estão mais buscando nas diferentes categorias de produtos do marketplace. No exemplo abaixo, veja os itens mais pesquisados no dia 15 de setembro de 2023 na categoria Brinquedos e Hobbies.
Voltando ao Google, outra ferramenta excelente para o e-commerce é a página Think with Google – Pesquisas de mercado, que mostra as categorias em ascensão no varejo. Há ferramentas pagas que são úteis para esse estudo, como o Semrush. Por fim, é importante entender como usar as tendências do entretenimento no e-commerce. Essa indústria tem grande relevância, especialmente sobre as gerações mais novas, capazes de criar até novos hábitos e necessidades.
Após estudar algumas tendências e conhecer o que a garotada mais deseja, é hora de colocar em prática algumas ideias para expandir as vendas no dia das crianças. Entre as ações recomendadas, estão a de fortalecer o back office, antecipar-se à data, cuidar do estoque e não perder de vista a expedição e a logística.
Entre as estratégias para aproveitar a data, considere trabalhar com promoções, anúncios, sorteios e novas formas de pagamento, além de se comunicar com a sua base de clientes, informando-os sobre as grandes ações que você está promovendo para o dia das crianças.
Por fim, vale a pena caprichar nos anúncios para se destacar entre a multidão de vendedores que também estará trabalhando duro para vender. Quer saber como criar anúncios que vendem mais nos marketplaces? O hub de integração Ideris publicou um e-book gratuito para que você crie um anúncio de qualidade, desde a escolha do produto certo até a precificação. Boas vendas e feliz dia das crianças!