Atualmente o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, principalmente para empresas ou marcas que desejam ampliar seu espaço no mercado. Por isso, é necessário criar estratégias para o Instagram da sua loja atrair mais clientes.
Além da alta concorrência, o comportamento do consumidor tem evoluído, e com isso, antes de efetuar uma compra, ele pesquisa e exige um produto de melhor qualidade e um bom custo benefício.
Neste conteúdo você vai aprender 6 estratégias para o Instagram da sua loja começar a ter mais sucesso.
Preparado?!
Veja o que você vai aprender neste artigo:
Ter uma biografia para o seu Instagram é uma tática importante para atrair mais clientes dentro da rede social.
Afinal de contas, é através do seu perfil e da sua biografia que você tem o poder de despertar o interesse do usuário, a clicar e descobrir mais sobre a sua loja e até mesmo efetuar a compra dos seus produtos.
Dentro da bio, que é a área de escrita de texto que fica abaixo da foto do perfil, você consegue descrever em 150 caracteres o que sua loja faz ou vende.
Se a bio tem o seu papel fundamental dentro do Instagram, com os destaques do perfil não é diferente.
Este recurso foi adicionado ao Instagram em meados de 2018, através desta ferramenta é possível “eternizar” um Story, pois através dele, o Story fica permanente dentro do destaque que você criou.
Uma das grandes vantagens de utilizar os destaques é que você pode criar várias categorias ali dentro, seja para demonstrar produtos, explicar o processo de compra, prazo de entrega e responder às dúvidas mais frequentes.
Lembre-se: o cliente se sente valorizado e acolhido quando uma loja demonstra preocupação, zelo e transparência durante toda a experiência de compra.
O Instagram Shopping é um recurso do Instagram concedido às lojas e marcas a criarem suas próprias lojas dentro da plataforma.
Através dele é possível criar marcações em fotos, cadastrar produtos, inseri-los em posts em fotos e nos Stories.
Usar o recurso Loja permite que você consiga alcançar muito mais pessoas dentro do Instagram.
Lembre-se de verificar se a sua loja se enquadra nas políticas comerciais do instagram para poder criar a sua loja e vender dentro da rede social.
Um dos principais fatores que levam um cliente a desistir de comprar um produto é a demora no atendimento. Principalmente quando a dúvida determina se o cliente comprará ou não um determinado produto.
Por isso, além de ter uma excelente biografia, criar destaques incríveis e fazer o seu cadastro no Instagram Shopping, você precisa ter ritmo e velocidade para responder às dúvidas do seu cliente no Direct do Instagram.
Além disso, lembre-se de interagir nos comentários sempre que possível e demonstre que a sua marca está presente na rede social e pronta para ajudar o cliente a encontrar o que ele precisa.
As transmissões ao vivo tem o poder de aumentar as vendas da sua loja consideravelmente. Sabe por quê?
Quando você faz uma live para fazer o lançamento de um produto e você tem uma boa audiência assistindo você cria o efeito “leilão”.
Por exemplo, vamos imaginar que sua loja vende roupas, e na live você mostrará uma jaqueta de couro que tem potencial para ser um sucesso de vendas.
Ao mostrá-la em live, você cria sutilmente um senso de urgência nos clientes para realizarem a compra.
Por conta de saber que há outras pessoas também assistindo e que podem querer realizar a compra antes dela.
Essa é uma técnica de escassez (poucas peças) e alta demanda (boa quantidade de pessoas assistindo a live).
Além disso, as lives têm o poder de alcançar muitas pessoas, pois quando você está ao vivo, o seu perfil aparece em destaque nos Stories na linha do tempo das pessoas que seguem o perfil da sua loja.
Utilizar da audiência de outras pessoas no Instagram pode ser uma excelente maneira de atrair novos clientes para a sua loja.
Afinal de contas, de maneira geral, estamos muito mais dispostos a comprar um produto ou serviço que foi recomendado por alguém que admiramos e confiamos.
E é exatamente este o poder que os influenciadores têm sobre a tomada de decisões que a sua audiência tem na hora de comprar um produto.
Por isso, você pode contar com este recurso fazendo posts patrocinados, fazendo o envio de produtos para testes, se tornando um apoiador do influenciador ou até mesmo fazendo a criação de um conteúdo junto com ele.
Essas são excelentes formas de conquistar novos clientes de forma rápida e prática.
Não há fórmula mágica quando o assunto é atrair clientes mais clientes para a sua loja no Instagram, mas essas estratégias realmente podem fazer a diferença na sua performance e nas vendas dentro da rede social.
Esperamos que você consiga implementar essas dicas e tenha muito sucesso!