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O que é um Integrador de Marketplace?

Escrito por Matheus Silva
13 de março de 2025
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Integrador de marketplace é uma ferramenta indispensável para o lojista que vende em diferentes canais de venda online. Trata-se de um sistema que centraliza toda a operação de uma empresa que vende em marketplaces, usa um ERP e também possui um e-commerce próprio.

Com a internet, milhares de lojistas podem estar em vários pontos de venda online sem altos investimentos, é uma forma acessível de ser multicanal e expandir os negócios.

Uma das maneiras mais vantajosas de ser um vendedor multicanal é estar nos maiores marketplaces do Brasil, que funcionam como shoppings online onde vários lojistas anunciam seus produtos em uma plataforma com muitos acessos e alta credibilidade no mercado como, por exemplo, Mercado Livre, Amazon e Americanas.com e Submarino.

Como prova da importância desse segmento, podemos olhar para os dados. Segundo levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), os marketplaces representam 78% do faturamento de todo o e-commerce do Brasil.

Agora imagine um vendedor que anuncia seus produtos em vários marketplaces, sem um integrador, ele precisaria ter estoque separados, cadastrar os produtos em cada um dos sites, gerenciar os pedidos separadamente, entre muitas outras operações que seriam divididas e prolongadas.

Todas as vezes que houvesse ajuste de preço, o vendedor entraria em cada um dos marketplaces para ajustar a informação. Tudo isso demandaria muito tempo e facilmente ocasionaria falhas nos pedidos e no estoque, é um processo inviável. Por isso existe o integrador de marketplace, para que esse vendedor possa gerenciar todas as operações em uma só ferramenta de maneira rápida, fácil e automatizada. 

Para que você entenda melhor o que é um integrador de marketplace, neste post abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é um integrador de marketplace
  • Quais as funções
  • Qual a diferença entre hub de integração e um ERP
  • Como escolher um integrador de marketplace
  • É vantajoso vender em vários marketplaces?

Entenda o funcionamento do integrador de marketplace

Integrador de marketplace é uma ferramenta que centraliza em um só sistema a operação do lojista que vende em diferentes marketplaces.

Também chamado de “hub de integração”, sua função é conectar as diferentes contas que uma empresa tiver nos marketplaces, (além do e-commerce próprio) e o ERP (software que centraliza as informações de praticamente todos os setores de uma organização), caso o seller também utilize essas outras plataformas.

Através dessa integração multicanal, o lojista consegue gerenciar e executar todas as operações de suas vendas online em uma única ferramenta e tela, ganhando muita produtividade e reduzindo falhas nos processos.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja de móveis e vende no seu e-commerce próprio e nos marketplaces Amazon, Mercado Livre, MadeiraMadeira, Americanas.com, Grupo Casas Bahia e Leroy Merlin.

Para gerenciar as vendas separadamente em cada canal, seria necessário:

  • ter um estoque separado para cada um dos sites; 
  • usar várias telas para gerenciar os pedidos que chegam (o que aumentaria as chances de erros nos envios e os gastos da empresa);
  • criar e atualizar anúncios de produtos um de cada vez nos sites, consumindo muito mais tempo e gerando mais demandas que podem ser automatizadas.

Porém, com o integrador de marketplace:

  • seu estoque é unificado;
  • em uma única tela você recebe, vê e gerencia os pedidos que chegam de diferentes sites (e-commerce próprio e marketplaces);
  • você pode replicar os anúncios de uma plataforma para todas as outras em poucos cliques em uma única ferramenta; 
  • é possível cadastrar produtos de maneira muito mais rápida e fácil, importando o cadastro de produtos do seu e-commerce ou de um marketplace para todas as outras contas que você criar;
  • você pode emitir todas as notas e etiquetas de uma única vez; e
  • você gera relatórios que refletem muito mais a realidade das suas vendas em todos os canais.

Como funciona um integrador de marketplace

O integrador sincroniza automaticamente as informações entre todos os canais de venda. Assim, quando um produto é vendido em um marketplace, o estoque também é atualizado em todos os outros canais. O mesmo acontece quando o seller realiza alterações de preços ou nas informações de produto.

Além disso, o integrador de marketplace também automatiza várias tarefas, como:

  • importação do estoque;
  • geração automática de notas fiscais;
  • criação de etiquetas para envio de produtos;
  • precificação inteligente baseada em regras predefinidas; e
  • emissão e impressão de notas fiscais.

Ao centralizar e automatizar todos esses processos, a solução permite aos vendedores expandirem suas operações de forma eficiente para os múltiplos canais, sem ocasionar gargalos na operação da empresa.

Diferença entre integrador de marketplace, ERP e plataforma de vendas

Enquanto o integrador de marketplace realiza essa convergência que possibilita a unificação das operações e da gestão de um e-commerce, o ERP é um sistema de gestão que aborda todos os processos administrativos de uma empresa (como contas a pagar e entrada de itens no estoque).

Ou seja, o integrador cuida do operacional das vendas online, enquanto o ERP gerencia os processos de todos os departamentos da companhia. A integração entre ambos é fundamental porque a questão financeira, por exemplo, que o hub de marketplace é responsável diz respeito apenas à operação dos canais de venda. É quando o ERP “pega” essas informações e une com o fluxo de caixa de toda a organização.

A plataforma de vendas é cada canal onde os pedidos são feitos, ou seja, é a loja virtual própria e os marketplaces em si. O integrador de marketplace também engloba o e-commerce próprio, garantido que você, realmente, gerencie seus produtos em um só lugar.

Portanto, o integrador de marketplace é necessário sempre que uma loja possuir mais de um canal de vendas.

Vantagens de utilizar um integrador de Marketplace

Ao longo do texto você já conseguiu extrair alguns insights que justificam o uso de um integrador de marketplace. Vejamos outros fatores a seguir.

Centralização de operações

Um integrador de marketplace te permite gerenciar todas as vendas de diferentes plataformas em um único local. Isso simplifica significativamente o processo de gestão, permitindo que você controle pedidos, atualize informações de produtos e monitore o desempenho de vendas em uma interface centralizada.

Consequentemente, a tomada de decisões fica mais fácil e você consegue visualizar seu negócio online de uma forma holística.

Gestão unificada de estoque

Com um integrador, o controle de estoque fica sincronizado em tempo real entre todos os canais de venda. Como já foi dito, isso significa que o estoque é atualizado automaticamente em todas as plataformas, evitando vendas de produtos indisponíveis e garantindo uma gestão de inventário precisa.

Redução de custos operacionais

A automatização de processos, proporcionada pelo integrador, reduz significativamente os custos operacionais, pois tarefas que antes exigiam mais mão de obra (como atualização manual de estoques e preços em múltiplas plataformas) são realizadas automaticamente.

Isso libera um tempo valioso para ser direcionado a atividades estratégicas do negócio. Toda essa automação aumenta significativamente a eficiência operacional, permitindo que você foque em aspectos cruciais para o crescimento do seu e-commerce.

Escala

Um integrador facilita a escala da sua loja porque aumenta a exposição dos produtos sem trazer complexidade operacional. As equipes responsáveis pelos processos de venda (cadastro de produtos, criação de descrições) e logística permanecerão com a mesma demanda — apenas terão de executá-las no integrador.

Como escolher o melhor integrador de marketplace para seu e-commerce

O hub de integração é um aliado dos vendedores e deve oferecer eficiência e agilidade na operação de agentes das vendas multicanais. Por isso, na hora de escolher em qual marketplace vender é necessário escolher uma ferramenta confiável, com múltiplas funcionalidades e suporte ao seller.

Então, veja a seguir os principais pontos a considerar na escolha do melhor integrador.

Avaliação da estrutura e reputação da empresa

É alto o nível de responsabilidade de um integrador de marketplace. Qualquer inoperabilidade, mínima que seja, significa perda de faturamento e dano à experiência de compra. Então, o primeiro passo é observar qual a reputação da empresa fornecedora do hub.

Procure pelas certificações e por depoimentos legítimos de usuários. Isso lhe permitirá um vislumbre da robustez da estrutura da empresa.

Verificação das integrações disponíveis

Um hub precisa integrar com os principais marketplaces do mercado. Mesmo que o vendedor não venda em todos ainda, é interessante contar com um integrador mais completo, que permita o lojista expandir seus canais de maneira fácil, rápida e automatizada — sem que seja necessário mudar de hub ou efetuar longos cadastros para entrar em um novo site.

Qualidade do suporte e atendimento ao cliente

Oferecer um bom suporte aos vendedores é um item essencial para um integrador de marketplace. Priorize na escolha de empresas que não apenas dão suporte quando acontece algum problema, mas também fornecem apoio ao vendedor antes e depois de se tornar cliente, para que o lojista possa entender e aproveitar as funcionalidades da plataforma.

Funcionalidades adicionais oferecidas

Ao escolher um integrador de marketplaces, além de conferir as funções básicas para unificar os canais em uma única ferramenta, o vendedor deve analisar todas as funcionalidades que a plataforma entrega, como integração com transportadoras, relatórios, calculadora de preços, entre outras possibilidades que possam estar inclusas no pacote e ajudar na operação.

Taxas e comissões

Há integradores que cobram uma porcentagem a cada venda e outros que cobram apenas uma mensalidade. Geralmente, os integradores que cobram somente a mensalidade são muito mais vantajosos do que os que pedem comissão por cada venda. Os sellers preferem pagar um preço fixo sem interferir nos valores dos itens ou realizar repasses de lucro.

Cabe ao lojista analisar qual a melhor proposta que se encaixa no orçamento e oferece mais benefícios.

Passo a passo para implementar um integrador de marketplace

Uma vez escolhido o integrador de marketplace, é hora de implementá-lo em seu negócio. Toda implementação de sistema e de processos varia conforme o recurso a ser instalado. O mesmo vale para o hub.

Mas, sempre há um padrão de processos no mercado, pelo qual a implementação acontece. No caso do integrador de marketplace, resumimos o passo a passo de integração em três partes, que você vê a seguir.

Análise das necessidades do seu negócio

Antes de implementar um integrador de marketplace, é crucial avaliar cuidadosamente as necessidades específicas do seu negócio:

  • Identifique os marketplaces mais relevantes para o seu nicho de produtos. Nem todos são generalistas (o MadeiraMadeira, por exemplo, é focado em artigos e materiais de madeira, enquanto o Elo7 possui produtos de decoração, casa e ambientações).
  • Avalie o volume de vendas atual e projetado para determinar a capacidade necessária do integrador.
  • Liste as funcionalidades essenciais para sua operação, como gestão de estoque, precificação automática e emissão de notas fiscais.
  • Considere as integrações com as quais o hub trabalha, como seu ERP ou plataforma de loja virtual.

Processo de integração e configuração

Após entender o momento em que seu e-commerce vive e escolher a plataforma adequada para proporcionar o crescimento do negócio, é hora de integrá-la. Para isso, importe seu catálogo de produtos e configure as regras de precificação.

Monitoramento contínuo e otimizações

Após a implementação, é essencial manter um acompanhamento constante do integrador. Nada é estático na tecnologia e no mercado, então esteja atento às tendências e aos sinais de problemas técnicos. Portanto,

  • monitore regularmente os indicadores-chave de desempenho (KPIs) da sua operação de marketplace;
  • analise relatórios de vendas e desempenho fornecidos pelo integrador para identificar oportunidades de melhoria;
  • mantenha-se atualizado sobre novas funcionalidades e atualizações do integrador, implementando-as quando relevantes para seu negócio;
  • colete feedback da sua equipe sobre a usabilidade do sistema e faça ajustes conforme necessário; e
  • realize auditorias periódicas para garantir que todas as integrações continuem funcionando corretamente e que os dados estejam precisos em todos os canais.

Conheça a Ideris: um dos integradores de marketplaces mais completo do mercado!

A Ideris é um dos hubs de integração mais completos para gerenciar as vendas em diferentes marketplaces, além de oferecer funcionalidades como controle de estoque, publicar anúncios massivamente, análise de concorrência, multicontas, impressão de etiquetas e muito mais!

Alguns diferenciais da Ideris:

  • Não há cobrança de porcentagem sobre as vendas;
  • Possui pacotes para empresas de pequeno à grande porte;
  • Oferece implementação grátis do sistema;
  • Possui aplicativo para celular com funções para otimizar a operação e permitir que o lojista controle as vendas de qualquer lugar;
  • Disponibiliza suporte técnico via chat com atendimento rápido;
  • Apoia o cliente com conteúdos no Ideris Academy e no Conexão E-commerce;
  • Certificado de parceiro do Mercado Livre;
  • Empresa do Grupo Locaweb com alto reconhecimento no mercado;
  • Número ilimitado de SKU, ou seja, é possível cadastrar quantos produtos desejar sem valores adicionais;
  • Réplicas ilimitadas de anúncios.

A Ideris possui parceria e integração com os principais marketplaces, ERPs, lojas virtuais, sistemas de frete e conciliadores financeiros. Veja a lista completa aqui.

Se estar em um único marketplace já é vantajoso, imagine vender em vários simultaneamente. É uma das maneiras mais práticas de expandir um negócio e oferecer diferentes condições de envio e compra ao cliente final, pois cada plataforma pode oferecer algum tipo de benefício diferente tanto para o consumidor, como para o vendedor.

Então, entre em contato com a Ideris agora mesmo para começar a expansão do seu e-commerce.

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