WhatsApp
CONTRATE O MELHOR HUB DE INTEGRAÇÃO DE MARKETPLACES COM 35% OFF NOS PLANOS ANUAIS 
CONTRATE AGORA

O que é Picking e Packing?

Escrito por Keila Boganika
10 de junho de 2021
picking e packing

Picking e Packing é um grupo de métodos de logística para organizar e melhorar a eficácia dos processos da expedição. Na tradução livre, o termo “Picking e Packing” significa “separar e embalar”.

O objetivo do Picking e Packing é implementar uma estratégia de trabalho que ajude a aumentar a agilidade e diminuir erros na separação e envio dos pedidos. Afinal, falhas recorrentes na expedição podem gerar vários prejuízos para a empresa, tanto financeiros como danos na relação com o cliente e na reputação como vendedor - que é um indicador muito relevante nos marketplaces.

Atualmente, os consumidores esperam rapidez e excelência na entrega do seu pedido: informações instantâneas de rastreio, envio dentro do prazo prometido e produtos muito bem embalados - 74% dos consumidores alegam com frequência que as embalagens influenciam na decisão de compra, segundo pesquisa da Two Sides Brasil.

Para atender as altas expectativas dos clientes nas entregas dos produtos, a expedição precisa ter seus processos de separação e envio muito bem organizados, definidos e seguidos à risca, sempre com foco na produtividade e assertividade nos envios.

O que é Picking e Packing e como implementar?

Quando um vendedor de camisetas recebe um pedido no Mercado Livre, por exemplo, o Picking começa logo após receber o e-mail de confirmação da venda, quando é necessário organizar as informações do pedido para separação, ou seja, o Picking contempla todos os processos de separação de um pedido: disposição das Nota Fiscais, coleta de produtos do estoque de acordo com a quantidade solicitada pelo cliente, revisão de itens, entre outras etapas que podem variar de acordo com cada organização. 

Enquanto o Packing é a etapa de empacotamento dos pedidos depois que são separados e revisados.

Métodos de Picking (separação de pedidos)

Há cinco estratégias diferentes de separação de pedidos propostas pelo método Picking e Packing que funcionam como base para cada empresa seguir ou adaptar de acordo com as necessidades específicas da sua expedição, mas sempre visando a produtividade e excelência no envio.

Picking discreto

A separação e embalagem de cada pedido é feita do início ao fim, de uma única vez por um colaborador, ou seja, depois que um pedido é liberado para a expedição, uma pessoa coleta a nota fiscal, separa o pedido, revisa, embala e libera o envio sem pausas entre as etapas.

picinkg e packing picking discreto

Geralmente é uma técnica aplicada em empresas de pequeno porte que lidam com uma quantidade pequena de produtos ou quando o envio é feito no mesmo dia - como no caso de marcas que fazem delivery ou prometem entregas em um curto período de tempo, por exemplo.

Picking por área, zona ou departamento

É um método eficaz para lojas com quantidades altas de produtos e demanda de pedidos. 
O Picking por zona é quando cada colaborador é responsável por separar produtos de zonas específicas ou um SKU (Stock Keeping Unit, pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”, é o código de cada produto, usado para organizar o estoque).

Picking zona na prática

Por exemplo, em uma loja virtual de sapatos com diferentes departamentos pode haver um colaborador responsável pela separação do departamento feminino, um para o departamento masculino e outro para o departamento infantil.

Dessa forma, cada colaborador recebe a demanda de separação de pedidos de acordo com a sua área, faz a coleta e entrega para a próxima área separar os produtos que faltam.

picking por zona

É indicado que haja uma ou mais pessoas para revisar a separação final, conferindo se todos os produtos solicitados foram coletados corretamente, de acordo com a quantidade e características solicitadas (cor, tamanho, entre outras opções que o cliente pode marcar).

Picking por lote

Diversos produtos são agrupados em um lote e há um colaborador responsável por pedidos específicos.

A equipe de expedição aguarda acumular uma determinada quantidade de pedidos e agrupa pedidos de acordo com os itens em comum. Assim cada colaborador fica responsável por pedidos que tenham o mesmo produto. 

Por exemplo, um funcionário fica responsável por cinco pedidos que possuem em comum o item X. O operador se desloca ao estoque do item X e coleta a quantidade total de itens X para todos os pedidos pelo qual é responsável no momento.3

picking por lote

Requer organização na separação das demandas, mas gera ganho de produtividade no deslocamento do funcionário. 

O Picking por lote é indicado para empresas com uma quantidade pequena ou média de itens e pedidos.

Picking por onda

Quando um colaborador fica responsável por somente um SKU, mas por um período pré-determinado de tempo ou turno. A demanda de cada operador é entregar a quantidade do produto pelo qual é responsável para todos os pedidos.

picking por onda

É semelhante ao método de Picking por Zona, a diferença é que por tempo limitado. É uma estratégia ótima para quando há muita saída de produtos específicos, como períodos de promoção de queima de estoque ou lançamento.

Bucket Brigades

É um método em que a equipe trabalha de maneira sincronizada de acordo com os pedidos que são finalizados. 

Funciona semelhante a uma linha de produção contínua: quando um operador termina de separar e embalar um pedido, ele passa para o próximo que foi iniciado por outro operador que, consequentemente, passará para o próximo pedido.

bucket brigades

O principal objetivo da técnica de Bucket Brigades é que nenhum operador fique sobrecarregado, mas requer muita atenção e sincronia no trabalho em equipe.

Packing

Após a separação e revisão dos pedidos com um dos métodos de Picking, é a vez do Packing - o processo de empacotamento dos pedidos para envio.

No método de separação Discreto ou por Bucket Brigades, o Packing é uma etapa feita logo após a separação de cada pedido. Enquanto nos outros métodos (por zona, lote ou onda) o empacotamento é realizado separadamente após a coleta de vários pedidos.

Assim como todo o trabalho na expedição, o Packing é uma etapa que requer muita atenção, cuidado e organização.

Organização na divisão dos pedidos

Para empacotar os produtos com assertividade, é necessário que os produtos estejam muito bem separados e organizados para que não haja trocas de itens. Por isso, é possível utilizar divisórias entre a separação dos pedidos, cestinhas ou as próprias caixas para separar um pedido do outro.

Defina regras de segurança para acomodar os produtos na embalagem

Indique as regras para acomodar os itens na embalagem de envio de modo que evite danos dos produtos durante o envio, como tornar obrigatório o uso de proteção para produtos de vidro e proibir exceder a quantidade de produtos por tamanho de caixa, por exemplo.

Otimize processos

A base dos métodos de Picking e Packing é a otimização de processos para ganhar agilidade e eficácia nos processos da expedição. Além da organização do trabalho, as empresas utilizam muito a tecnologia ao seu favor para otimizar algumas etapas.

Utilize leitor de código de barras

O leitor de código de barras economiza tempo de operação e ajuda a evitar erros no estoque e na separação de pedidos. É uma estratégia quase obrigatória em diferentes empresas, de pequeno a grande porte, de um a milhares de funcionários na expedição.

Impressão em ZPL 

A impressão em ZPL é uma tecnologia que permite imprimir notas fiscais e etiquetas em grande escala e em sequência, intercaladas ou com algumas outras maneiras de organização - o que agiliza muito o processo de preparação para separar os pedidos.

Atualmente, diversos marketplaces permitem que o vendedor gerencie suas operações e realizem impressão ZPL através do Ideris com organização e segurança.

Ideris possui função de picking no aplicativo mobile 

O app do hub de integração Ideris permite que os lojistas gerenciem suas vendas em marketplaces com rapidez e facilidade. Os clientes Ideris podem escanear o código de barras (picking) usando o smartphone para transferir e atualizar o status dos pedidos. 

A solução ajuda sellers na expedição dos pedidos, tornando prática a atualização de diversos pedidos sem a necessidade do leitor de código de barras!

Outros artigos

17 de junho de 2024