Anúncios Premium e Anúncios Clássicos no Mercado Livre são duas categorias que você pode escolher ao vender os seus produtos dentro do marketplace! A diferença entre eles está em 3 pontos: a tarifa que você irá pagar, a exposição do seu anúncio e a possibilidade de parcelamento sem acréscimo.
No final das contas é simples: Se você se dispor a pagar uma porcentagem maior no Anúncio Premium, seu produto será achado mais facilmente e poderá ser parcelado sem acréscimos. Enquanto que no Anúncio Clássico, sua exposição é menor, mas você pode oferecer o produto por um preço mais baixo.
Ainda não entendeu muito bem? Confira um pouco mais sobre cada um dos diferenciais de cada anúncio.
A principal diferença entre os anúncios é qual porcentagem da venda vai para o Mercado Livre. Esse valor muda conforme a categoria e o tipo do produto. No caso do anúncio clássico, ela varia entre 11% a 14%, enquanto que no premium de 16% a 19%.
Um ponto importante de ser lembrado no momento de criar o seu anúncio, é que você sempre deve estar atento a sua margem de lucro no momento de precificá-lo. Por isso, para calcular o preço do seu produto, o ideal é sempre definir o preço de custo, incluir a porcentagem do Mercado Livre e depois adicionar a sua margem de lucro!
Você pode conferir tudo sobre isso no artigo: Como precificar produtos em marketplaces
Se o Mercado Livre é como uma grande vitrine para os seus produtos, aqueles que estiverem mais perto da vitrine irão vender mais! O que isso quer dizer é que no Mercado Livre ou em qualquer outro marketplace, a exposição do anúncio é um ponto-chave para vender mais.
O comportamento de um usuário quando precisa comprar algo online geralmente é: ele acessa o marketplace, faz a busca pelo produto e opta entre as primeiras opções disponíveis.
Optar por um Anúncio Premium, garante uma exposição maior do que de um anúncio Clássico! Por isso, optar pelo anúncio mais caro pode ser uma opção melhor, mesmo se para isso você precisar aumentar o preço do seu produto.
Claro, não é somente isso que define o posicionamento do produto nas buscas do Mercado Livre. Outros fatores entram em consideração como por exemplo: palavras-chave do seu título, descrição do seu produto, se você usa o anúncio de catálogo, se você tem o Mercado Envios Flex ou o Mercado Envios Full habilitado, frete grátis, a sua reputação e se você é MercadoLíder.
Parcelar algum produto no cartão de crédito já é praticamente parte da cultura brasileira! Segundo a pesquisa Webshoppers de 2019, 47,8% das compras online são parceladas, principalmente conforme o aumento do ticket médio do produto!
Por isso, apresentar a opção de parcelar produtos sem juros pode ser um grande diferencial para o seu anúncio!
Ambos os tipos de anúncios apelam para públicos diferentes. Anúncios Premium funcionam para aqueles usuários que se limitam a ficar na primeira página de busca do Mercado Livre, que, no final das contas, representa a grande maioria dos usuários.
Porém, existe uma parcela de usuários que buscam os menores preços e que podem olhar outras páginas em busca de ofertas melhores.
Vai de cada vendedor optar por qual opção ele acha mais interessante para o seu tipo de produto!
Porém, uma dica boa, caso você seja um vendedor profissional, é utilizar uma ferramenta que possibilita fazer os dois tipos de anúncio ao mesmo tempo!
Um hub de integração, como o Ideris, permite que você crie diversos anúncios e associe eles a um produto! Assim, você pode criar até 4 anúncios diferentes (Premium ou Clássico, com frete grátis ou pago) e fazer dar baixas de estoque em um único produto.
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