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Guia completo de como realizar sorteios pelo Instagram

Escrito por Augusto Vasconcelos
8 de março de 2021
sorteio instagram

De acordo com um levantamento publicado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Instagram tem mais de 90 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo a 4ª rede social mais utilizada no país. Embora esteja atrás do Facebook, que ocupa o primeiro lugar em número de usuários, a plataforma ocupa o topo quando considerado o índice de engajamento, ou seja, as pessoas acessam, curtem, comentam e compartilham muito mais.

Conhecendo a dimensão do Instagram, muitos sellers apostam em perfis na rede social para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. No entanto, ganhar popularidade não é algo que se conquista em pouco tempo. Você precisa de um bom planejamento de marketing digital para tornar sua marca relevante.

Nesse sentido, realizar sorteios no Instagram costuma ser uma boa estratégia para aumentar a visibilidade do seu perfil, estimular o engajamento, converter visitas ao perfil em seguidores e vender! Quer saber como fazer essa ação de modo eficiente? Acompanhe a leitura e descubra!

Por que sortear?

Descontos, frete grátis, brindes – todo mundo gosta de algum tipo de benefício ao fazer compras pela internet. Seguindo essa lógica, as pessoas se sentem atraídas por sorteios, afinal, basta seguir alguns passos para concorrer a um prêmio de graça. As principais vantagens para o perfil da sua marca são:

ENGAJAMENTO

Os algoritmos do Instagram priorizam exibir conteúdos que apresentem bons índices de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos). Além disso, há mais chances das suas publicações (fotos, IGTV e Reels) aparecerem na aba pesquisar/descubra.

Portanto, realizar sorteios que exijam curtir e comentar no post aumentam o engajamento daquela publicação específica e, consequentemente, da sua página.

Detalhe importante: evite usar #sorteio, pois existem diversos perfis “caça-sorteios” que muitas vezes não correspondem ao seu público-alvo. Enchem a publicação marcando perfis completamente aleatórios e diminuem as chances de possíveis clientes serem contemplados.

VISIBILIDADE

Você pode unir engajamento e visibilidade ao criar a regra “marque o @ de X pessoas nos comentários”. Com isso, a ação cria uma teia de interação que aumenta a visibilidade, pois o conteúdo (sorteio) acaba chegando a usuários que não seguiam a página. Esses novos visitantes podem se interessar pelo prêmio, seguir o perfil e comentarem citando novos usuários.

Dependendo do quão atraente é o prêmio, é possível receber centenas de milhares de comentários – sendo que boa parte converte em seguidores. A partir disso, continue entregando conteúdos relevantes para que as pessoas conheçam a marca e os produtos ou serviços, podendo passar de seguidores a clientes.

FÃS

A maioria das pessoas seguem perfis comerciais por dois motivos: promoções e informações. Quando você faz sorteios, também beneficia os usuários que acompanham a página há mais tempo – e isso é excelente para estreitar o relacionamento com clientes recorrentes (fãs).

Como fazer sorteio no Instagram

Viu como fazer sorteio no Instagram pode ser bastante vantajoso para sua marca? A seguir, listamos dicas de como realizar esse tipo de ação. Confira!

1. PRÊMIO

O primeiro passo é selecionar um prêmio realmente atrativo e que seja relevante para a persona (consumidor ideal) do seu negócio. Não faça um sorteio apenas para se livrar de algo parado no estoque – você pode levar isso em consideração, mas já que é para ganhar popularidade, escolha algo entre seu TOP 10.

Digamos que sua loja virtual é especializada em acessórios para celulares. Em vez de sortear capinhas protetoras, dê ofereça 1 ano de acessórios grátis (cota de R$ 100 mensais, por exemplo). Com certeza será mais impactante do que anunciar um item ou combo.

2. REGRAS

Existem três regras que devem ser levadas em consideração antes de realizar esse tipo de ação: as do Instagram, as suas e a do Governo Federal. Muita gente não sabe, mas a distribuição de prêmios, inclusive pelas redes sociais, deve ser autorizada pelo Ministério da Fazenda.

Para legalizar o sorteio, é necessário solicitar autorização no site da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, pagar uma taxa fixada de acordo com o prêmio e, ao final, prestar contas ao órgão competente. É muito importante ter essa autorização para estar em conformidade com a lei e evitar punições como pagamento de multa e bloqueio do perfil.

Existem, ainda, as regras do próprio Instagram (disponíveis aqui) e as que serão criadas por você. Os critérios de participação mais comuns são: seguir o perfil, curtir a publicação e marcar dois ou três amigos nos comentários (exceto pessoas famosas e outras contas comerciais). Você também definirá: período de participação; como e quando o resultado será divulgado; prazo para envio; localidades participantes, entre outros quesitos.

Plataformas de sorteio

Praticamente impossível fazer sorteio no Instagram manualmente, especialmente se a ação for um sucesso de engajamento. Para simplificar essa etapa, existem plataformas gratuitas que geram o resultado. Sorteiogram, Sorteador e AppTuts são boas escolhas.

DICA: se possível, avise com antecedência que o sorteio será feito por meio de uma live, garantindo mais credibilidade. Você pode fazer uma transmissão breve, de 10 a 15 minutos, para contar novidades, divulgar o resultado e ainda anunciar um lançamento ou promoção. Por exemplo: “mesmo que se você não ganhar, aproveite o desconto exclusivo em nosso site pelas próximas 24h”.

Pronto para realizar um bom sorteio no Instagram e fazer sua popularidade decolar? 🚀

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