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Dia do Consumidor 2024: aproveite para vender mais

Escrito por Ideris
29 de fevereiro de 2024
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Está chegando uma das datas mais movimentadas do comércio eletrônico do primeiro semestre: O Dia do Consumidor, que acontece anualmente no dia 15 de março.

Criada como uma celebração dos Direitos do Consumidor, essa é uma excelente oportunidade para oferecer descontos especiais e agradecer os seus clientes pela confiança.

O que começou com apenas um dia, agora já se estende para a Semana do Consumidor e, em alguns casos, até para o Mês do Consumidor.

De acordo com dados da Confi.Neotrust, em 2023 o faturamento da primeira quinzena de março cresceu 48,6% em relação ao mês de janeiro. Já o ticket médio teve um aumento de 143,8% em relação à média inicial de fevereiro. Segundo o estudo, algumas das categorias de destaque foram Eletrodomésticos, Saúde, Alimentos & Bebidas e Eletroportáteis.

Para 2024, as expectativas são boas. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) está previsto um crescimento nominal de 6% para as vendas do primeiro trimestre deste ano.

Quer saber como potencializar seus resultados e vender mais nessa data? Continue a leitura:

Entenda a data

Criada nos Estados Unidos em 1962, a data vem ganhando mais visibilidade no Brasil desde 2014 —sendo apontada, inclusive, como a Black Friday do primeiro semestre. A proposta do dia 15 de março é nítida: valorizar o consumidor. Portanto, os varejistas devem criar promoções atraentes para conquistar novos clientes e manter a fidelização da clientela antiga.

Nesse sentido, é essencial manter a transparência e a honestidade, o que é importante no ano todo e especialmente em uma data criada para celebrar os Direitos do Consumidor.

No Brasil, já tivemos muitos casos de descontos que não eram reais, principalmente na Black Friday — que por anos ficou conhecida como “Black Fraude”. De nada adianta conquistar o cliente utilizando artifícios, como aumentar o preço um pouco antes da data para simular uma promoção, e isso afetar a confiança que aquele consumidor tem na sua loja e condenar um possível relacionamento a longo prazo.

Outro ponto de atenção é o atendimento. Garantir um atendimento humanizado, eficiente e empático é primordial. Imagina celebrar o Dia do Consumidor e o cliente sair insatisfeito com o suporte recebido? Por isso, cuide de todos os pontos contatos com os consumidores e se certifique que ele tenha uma experiência fluida e satisfatória de compra.

Tendo esses pontos em mente, o que você pode fazer para aproveitar essa data e alavancar as vendas da sua loja no primeiro trimestre do ano? Confira!

Dicas para vender mais

O Dia do Consumidor 2024 já está chegando, mas ainda dá tempo de preparar seu e-commerce e dar um boom nas vendas. Conheça ideias infalíveis:

1. Selecione produtos relevantes

Já que os consumidores estão em evidência, nada melhor do que ofertar o que eles precisam comprar. Se você entrar na campanha do Dia do Consumidor pensando apenas nos produtos que precisa escoar do estoque, os resultados não serão satisfatórios (reserve um momento para fazer sua própria liquidação).

Uma dica interessante é identificar os principais itens no abandono de carrinho e colocá-los em oferta com preços competitivos, pois talvez as pessoas não estejam comprando por encontrarem mais barato na concorrência.

Outra estratégia eficiente é pesquisar o que está em evidência nos sites de busca. Use o Google Trends para pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Essa é uma boa fonte de insights!

Também vale solicitar à equipe de marketing um breve relatório apontando os produtos mais comentados e curtidos nas redes sociais, além dos itens mais clicados nos envios de e-mail marketing.

2. Crie promoções vantajosas

Desconto progressivo, frete grátis, cashback, voucher, brindes exclusivos — solte a criatividade para oferecer ofertas realmente vantajosas aos clientes (respeitando sua margem de lucro, claro).

Se você vende em marketplaces, confira quais ações as plataformas estão preparando para a campanha e considere participar, pois você ganha visibilidade e ainda vai de carona na divulgação da marca.

3. Invista em marketing

Toda campanha comercial precisa de ações específicas, como envio de e-mail marketing, posts em redes sociais, parceria com influenciadores, lives, banners na loja virtual e envio de SMS ou mensagem por WhatsApp. Reúna seu time de comunicação e alinhe um cronograma de ações. É importante notificar os usuários com antecedência.

Caso esteja com orçamento, revise a qualidade dos anúncios (título, descrição, imagens) e considere investir em anúncios pagos no Google e nos marketplaces. Assim você ganha relevância nos resultados orgânicos e nos patrocinados. Não deixe as redes sociais de fora!

4. Valorize o cliente

Mais do que vendas, as promoções do Dia do Consumidor podem significar o início do relacionamento com um novo cliente. Nesse sentido, valorize a experiência das pessoas desde o acesso à sua página até o atendimento durante e após a venda. Seja claro e cordial, sempre disponível para tirar dúvidas e resolver problemas.

Também vale caprichar no unboxing experience: embalagens de qualidade e personalizadas e “mimos” surpresa. Todo mundo gosta de receber um pedido feito pela internet e se surpreender positivamente.

5. Acompanhe os resultados

Não espere a campanha do Dia do Consumidor encerrar para conferir os resultados. Mantenha-se atento às métricas com antecedência para dar tempo de fazer ajustes (se for necessário) e melhorar sua performance.

Tudo pronto para ter sucesso no Dia do Consumidor 2024? Boas Vendas!

*Conteúdo atualizado em fevereiro de 2024

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