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Como vender na Shopee Marketplace?

Escrito por Augusto Vasconcelos
1 de dezembro de 2020
shopee como vender

Você é varejista do e-commerce e procura novas possibilidades de negócios? Então vale a pena saber como vender na Shopee Marketplace! Em pleno crescimento, cada vez surgem mais novidades no comércio eletrônico brasileiro – ajudando empreendimentos de todos os portes a ampliarem a presença online e diversificarem as fontes de receita.

Quer saber como vender na Shopee Marketplace? Neste conteúdo a gente conta para você como funciona a plataforma, quais as principais vantagens para o varejista e como aproveitar esse canal de vendas.

O que é a Shopee?

Antes de se tornar parceiro de um canal de vendas é importante saber um pouco mais sobre ele, certo? Então confira a seguir um breve panorama sobre o que é a Shopee Marketplace!

Em cinco anos, já foram feitos mais de 200 milhões de downloads do aplicativo Shopee nos países onde o marketplace está presente. A Shopee não vende produtos próprios, ou seja, assim como no Mercado Livre, os anúncios são feitos por terceiros (sellers parceiros).

Vantagens de vender na Shopee Marketplace

Apesar de inicialmente a Shopee ter cobrado uma porcentagem menor de seus vendedores, atualmente o marketplace cobra 12% do valor total pago pelo comprador. Além disso, vendedores que participem do programa de frete grátis da Shopee precisarão pagar uma taxa adicional de 6%.

Talvez um dos diferenciais da Shopee esteja na taxa por venda. O valor é de apenas 12% por venda! Além disso, a Shopee trabalha com muitos cupons de descontos para atrair e reter mais clientes.

VISIBILIDADE: participando das campanhas criadas pela Shopee, como descontos em itens de beleza ou eletrônicos, você atrai mais visitas à sua loja, pois aumentam as chances de as pessoas clicarem nos anúncios, se interessarem por sua mercadoria e concluírem a compra.

SUPORTE DE VENDAS: por meio da Central do Vendedor, é possível acompanhar todos os dados de performance, vendas e rastreamento de entregas.

PRATICIDADE: um celular ou computador com acesso à internet, isso é o que você precisa para começar a vender na Shopee Marketplace e monitorar seus resultados.

Os clientes também podem usufruir de vantagens que estimulam a compra pela plataforma e ampliam as possibilidades de fidelização, retornando para comprar de novo. Frete grátis para todo o Brasil, cupons de desconto (da Shopee ou da sua loja virtual) e variedade nas formas de pagamento (boleto bancário, débito ou cartão de crédito em seis vezes sem juros) são atrativos que fazem sucesso entre os consumidores da Shopee Marketplace.

Essa plataforma parece interessante para o seu negócio? No tópico a seguir mostramos o passo a passo de como vender na Shopee Marketplace!

Como vender na Shopee Marketplace?

Se você já é parceiro de outros marketplaces ou está estudando como vender online para entrar no e-commerce, provavelmente não tem nada a perder integrando o time de sellers da Shopee, afinal, não há cobrança de taxas. Concorda que vale a experiência? Então continue a leitura e saiba como vender na Shopee Marketplace.

1- Cadastre-se na Shopee

Parece redundante, mas para começar a vender você realmente precisa se cadastrar! No canto superior da home, existem as opções “Cadastrar” e “Entre”. Se ainda não está registrado, clique em “Cadastrar”. Aparecerá a seguinte caixa na sua tela:

vender na shopee shopee cadastro

É obrigatório preencher um número de telefone válido. Preencha colocando o código 55 (que corresponde ao Brasil) + o DDD da sua região e o número do seu número de telefone. Insira o código de seis dígitos que vai chegar por SMS. Crie nome de usuário e senha (8 a 16 caracteres com pelo menos caractere de letra maiúscula e um de letra minúscula). Pronto, cadastro feito na Shopee Marketplace!

2- Cadastre-se como vendedor

Se você já está cadastrado como usuário, pode pular a etapa anterior. Par se cadastrar como seller na Shopee, acesse a Central do Vendedor e autorize seu perfil a realizar vendas. Selecione “começar cadastro” e defina se o registro será de “Loja Pessoal” (CPF) ou “”Loja Empresarial” (CNPJ). As etapas são bem simples e rápidas.

3- Personalize sua loja

Após conseguir a autorização para vender na Shopee Marketplace, você pode começar a personalizar seu espaço. Existe um menu lateral com diversos itens para você configurar a loja virtual. Na opção “Perfil da Loja”, por exemplo, você escolhe o nome de exibição, adiciona fotos e vídeos, cria sua descrição. Já a opção “Decoração de Loja”, permite personalizar o visual da página onde os produtos serão expostos.

4- Registre suas mercadorias

O mesmo menu lateral contém a opção “Produtos”. Clique nesse item e depois em “Adicionar Novo Produto”. Digite o nome do item e registre a categoria em que ele melhor se encaixa. Por exemplo: Saúde e Beleza > Maquiagem > Cílios Postiços.

A seguir, preencha o máximo de informações sobre o seu anúncio (material, dimensões, características, indicação de uso, cores disponíveis, etc.). Esses dados são essenciais para os visitantes da Shopee Marketplace encontrarem seus produtos e não ficarem com dúvidas antes de fechar o pedido.

O próximo passo é acrescentar informações de venda (quantidade de itens em estoque e preço). Sinalize comercializa por atacado ou não – se fizer, especifique o preço para esse modelo de vendas.

Não dá para vender no e-commerce sem fotos, certo? Na etapa seguinte, você deverá fazer upload das imagens dos produtos. Lembre-se de escolher fotos que valorizem a peça e que sejam fiéis ao que o cliente receberá em casa.

Por fim, preencha o peso e as dimensões da mercadoria para que o frete seja corretamente calculado. Prontinho! Acesse o menu “Meus Produtos” sempre que quiser consultar os itens já cadastrados na Shopee Marketplace.

Cupom de desconto
Uma das estratégias de venda e fidelização que dão bastante certo no comércio eletrônico é a oferta de cupons de descontos para os clientes. Além das ações promovidas pela própria Shopee Marketplace, você pode criar cupons específicos. Saiba como criar cupons na Shopee:

1- Acesse “Central do Vendedor” > “Central de Marketing” > “Cupons”.

2- Selecione “Criar Novo Cupom”.

3- Defina se o novo cupom será “da loja” (válido para todos os seus itens) ou “do produto” (para itens selecionados).

4- Configure o cupom para oferecer aos usuários da Shopee Marketplace. É preciso inserir os seguintes detalhes: nome do cupom; código; tipo de recompensa; tipo de desconto/quantidade; valor mínimo da cesta; período de validade e quantidade de cupons disponíveis.

5- Ajuste a exibição do cupom, que pode estar visível em sua loja ou oculto – neste caso, ele estará válido e o compartilhamento poderá ser feito, apenas não será mostrado na página.

6- Feito isso, configure o cupom quanto à abrangência Loja (todas as mercadorias) ou Produtos (peças selecionadas).

7- Precisa editar um cupom da Shopee? Acesse “Cupons” > “Ação” > “Detalhes”. Cupons programados, mas ainda não ativos, podem ter a maioria das informações editadas – exceto o código. Já nos cupons em andamento é possível editar apenas a validade e aumentar a quantidade.

Pontos de penalidade do vendedor da Shopee

A Shopee lançou os Pontos de Penalidade para incentivar os vendedores a manterem altos padrões de atendimento e proporcionar uma ótima experiência de compra aos clientes.

Os métodos de avaliação para as penalidades ajudam os vendedores a entenderem as principais áreas de melhoria e consequentemente a alcançarem a excelência operacional.

Quando o vendedor recebe pontos de penalidade na Shopee?

Toda semana o desempenho operacional dos vendedores é avaliado conforme os indicadores da plataforma e recebem pontos caso não atendam a esses requisitos.

Os indicadores de desempenho da Shoppe são objetivos operacionais mínimos como:

  • Envio de pedidos: se houve atraso no envio ou o pedido não foi enviado.
  • Qualidade e conteúdo dos anúncios: anúncios proibidos que vão contra a política da Shopee, como vendas ilegais, informações enganosas, spam, cópia de conteúdo, entre outros critérios.
  • Atendimento ao cliente: comportamento contrário às diretrizes da comunidade da Shopee, como respostas inadequadas ou abusivas aos clientes no Chat e solicitações para o comprador realizar o cancelamento.

Ao longo do trimestre esses pontos vão sendo somados e, ao atingir determinados patamares, o vendedor começa a perder alguns dos benefícios que a Shoppe oferece. Porém, essa perda de benefícios tem validade de 28 dias. Isso não elimina os pontos acumulados até o momento. Os pontos acumulados são zerados ao final de cada trimestre.

Pontos de Penalidade Shopee

O que acontece se o vendedor receber pontos de penalização na Shopee?

Ao acumular pontos ao longo do trimestre o vendedor atinge algumas faixas de pontuação. Cada uma dessas faixas levará o vendedor a perder alguns dos benefícios oferecidos pela Shopee por um período de 28 dias.

pontuação do vendedor shopee
Tabela de Pontuação (Reprodução: Shopee)

No entanto, os pontos acumulados permanecerão registrados até o final de um trimestre. Os pontos serão zerados na primeira segunda-feira de cada trimestre: janeiro, abril, julho e outubro.

Exceção e período de teste para os vendedores se habituarem com o sistema

A Shopee divulgou que entre 05 de julho de 2021 e 12 de setembro de 2021 não será aplicada nenhuma penalização, haverá apenas a contabilização de pontos para que os vendedores possam se familiarizar com o sistema. Em de setembro de 2021 os pontos serão zerados e a partir daí ocorrerá tanto a contabilização de pontos quanto a aplicação das penalizações.

Como verificar se recebeu algum ponto de penalização

  • Acesse a Central do Vendedor (1)
  • Clique em Desempenho da Conta (2)
  • Em (3) você encontra um resumo descritivo do desempenho de sua conta no trimestre
  • A sessão (4) fornece um rápido resumo dos seus Pontos de Penalidade deste Trimestre e Penalidades em andamento, se houver.
  • Acesse a página de Penalidades por meio da função Mais (5), para mais detalhes das suas penalidades.
página de desempenho da shopee
Página de Desempenho da Conta (Reprodução: Shopee)

Como solicitar uma revisão da pontuação recebida na Shopee?

  1. Entre em contato com a equipe de Atendimento ao Cliente da Shopee ou com seu Gerente de Relacionamento (se aplicável).
  2. Para solicitar a revisão de pontuação recebida, você deverá informar o número de referência da pontuação (que você encontra na Página de Desempenho da Conta) e mostrar evidências que comprovem que a responsabilidade não foi do vendedor.
  3. Solicitações sem as devidas evidências não são aceitas.

Programa de Frete Grátis Extra da Shopee

A Shopee disponibiliza até R$20 de desconto no frete para os clientes que compram pelo aplicativo, mas o cupom só é válido para vendedores que participam do Frete Grátis Extra e possuem selo do programa nos produtos - o que gera maior visibilidade e impulsiona as vendas diárias desses lojistas.

Todo mês, os consumidores podem receber até três cupons de frete grátis para usar nas compras acima de R$29 e receber até R$20 de desconto do valor do frete. Valor que foi atualizado a partir de 1º de maio de 2022.

Caso o valor do frete do cliente ultrapasse R$20, ele ganha o desconto, mas fica responsável por pagar o restante do valor que faltar.

regras frete grátis extra shopee
Regras do programa de Frete Grátis Extra. Reprodução: Shopee.

Quanto custa para o vendedor participar do Programa de Frete Grátis Extra?

A Shopee disponibiliza até R$20 de desconto no frete para os clientes que compram pelo aplicativo, mas o cupom só é válido para vendedores que participam do Frete Grátis Extra e possuem selo do programa nos produtos - o que gera maior visibilidade e impulsiona as vendas diárias desses lojistas.

Todo mês, a Shopee disponibiliza para todos os compradores três cupons extras de frete grátis em compras acima de R$29 e em fretes de até R$20. Valor que foi atualizado a partir de 1º de maio de 2022.

Caso o valor do frete do cliente ultrapasse R$20, ele ganha o desconto, mas fica responsável por pagar o restante do valor que faltar.

Como participar do Programa de Frete Grátis Extra?

Todos os vendedores são elegíveis para participar do Programa de Frete Grátis Extra. Para participar basta preencher o formulário de participação neste link. A entrada no programa após o preenchimento do formulário ocorre todas às terças-feiras às 20h00.

Como sair do Programa de Frete Grátis Extra?

Os vendedores podem solicitar a saída do Programa de Frete Grátis Extra via formulário. A Shopee remove o vendedor na terça-feira seguinte ao preenchimento do formulário de saída.

Hub para vender na Shopee

Vender em mais de um canal é a realidade de muitos empreendedores do e-commerce. Para cuidar da gestão com eficiência, a dica é utilizar um bom hub de integração. Assim, é possível gerenciar entradas e saídas de estoque, andamento da expedição, frete, anúncios em marketplaces, relatórios e outras facilidades em uma só tela.

Ter um hub integrado à sua operação é sinônimo de economia de tempo e dinheiro, pois o sistema possibilita otimizar o dia a dia de trabalho, a equipe ganha mais produtividade e o gestor de e-commerce pode focar em tarefas mais estratégicas, como buscar parcerias e fornecedores ou desenvolver novos produtos/organizar SKUs.

O Ideris, maior hub do Brasil, já está integrado à Shopee Marketplace e pronto para auxiliar os sellers a venderem mais nesse canal. Visite ideris.com.br e saiba mais sobre o sistema!

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