Sabia que você consegue maior visibilidade para os seus anúncios e ainda pode aumentar suas vendas só de preencher corretamente a ficha técnica dos seus produtos? Segue com a gente neste post que vamos dar dicas infalíveis para montar uma ficha técnica completa!
Parece óbvio, se você vai vender um produto, você deve explicar, em detalhes, o que está vendendo, certo? Pense como se fosse o seu currículo, e a empresa que vai te contratar, é o possível comprador.
Que empresa vai confiar em um profissional que não preenche seu currículo corretamente, colocando suas experiências, onde estudou, quais as suas habilidades, ou referências? É pouco provável que a contratação aconteça, assim como a chance de uma compra ser efetuada se o seu cliente não sabe exatamente o que está comprando.
Então, sim! Para vender mais no Mercado Livre, um dos principais diferenciais, é ter uma ficha técnica impecável, que faz com que o seu produto seja encontrado mais facilmente durante as buscas e ainda permite um destaque e relevância ainda maiores. Ou seja, você vende mais!
Primeiramente, evite partir para esta etapa com pressa. Reserve um tempo onde você poderá se dedicar apenas ao preenchimento completo da ficha técnica. Depois que estiver tudo organizado, você deverá atentar para os seguintes pontos:
Ele possui de 8 a 14 dígitos numéricos e fica junto ao código de barras, na caixa produto ou embalagem. Lembrando que, caso o produto seja do tipo artesanal ou fabricado de forma fracionada, ele poder acabar não tendo o código.
Dica: Baixe um aplicativo que permita escanear códigos de barra para conferir o número do código (podendo ser ele, EAN, UPC, JAN, ISBN, Part Number ou outro que NÃO contenha nenhum texto), ou ainda, você pode conferir diretamente com o fabricante ou fornecedor.
3. Vá até a opção Ficha técnica:
4. Preencha com os dados que estão faltando:
3. Selecione Fichas técnicas:
4. Preencha com as informações do produto:
Nesta opção, os anúncios estão separados por categorias e são apresentados em colunas permitindo uma melhor visualização na hora de copiar ou replicar os dados do anúncio.
Se preferir, você ainda pode utilizar a planilha Excel, dentro do editor em massa.
Mas atenção: sempre que você for trabalhar com a planilha, certifique-se de sempre baixar a última versão, para ter certeza de que são as informações mais atuais. E sempre mantenha as colunas e linhas na mesma ordem, para que o Mercado Livre possa identificar corretamente os dados que você preencheu.
2. Selecione a opção Baixar a planilha Excel:
3. Vá em Fichas técnicas:
4. Escolha o anúncio para baixar a planilha:
Após terminar de editar na planilha do Excel, é só enviar para o Modificar em massa, que as informações serão atualizadas automaticamente.
Dica: Você sabia que com o Ideris, você consegue alterar anúncio de forma massiva com maior facilidade? Se ainda não conhece nossas soluções, mande uma mensagem através do chat, no ideris.com.br e comece a vender mais!
Caso você não tenha como fornecer o código (como nos casos dos produtos artesanais, mencionados no início deste post), você poderá marcar a opção "Não aplicável - N/A". Entretanto, neste caso, seu anúncio ficará com status de incompleto, pedindo para que você adicione mais informações, o que acaba diminuindo a sua exposição. Então, cuidado para não abusar desta opção.
Ou seja, manter a ficha técnica dos seus produtos preenchida com todas as informações necessárias, é uma das formas mais básicas para você se manter bem ranqueado, seus anúncios terem uma boa visibilidade e ainda te ajuda a evitar idas e vindas de perguntas de compradores, que já poderiam ter sido esclarecidas na ficha técnica do produto, otimizando seu tempo de venda. Só vantagens, certo?
Até a próxima e boas vendas!