WhatsApp
CONTRATE O MELHOR HUB DE INTEGRAÇÃO DE MARKETPLACES COM 35% OFF NOS PLANOS ANUAIS 
CONTRATE AGORA

O que são os Anúncios Pausados no Mercado Livre?

Escrito por Nickolle Amorim
4 de junho de 2020
O que são os Anúncios Pausados no Mercado Livre

Os anúncios pausados do Mercado Livre são uma facilidade disponibilizada para que o vendedor possa gerenciar os produtos na sua loja virtual e evitar a abertura de novos pedidos quando não há produto em estoque ou outro motivo pelo qual o anúncio não possa mais ficar ativo dentro do marketplace.

O grande diferencial para otimizar as vendas é que o seu produto tenha visibilidade. Em um mercado físico, melhoramos a exposição com uma vitrine de loja decorada, com produtos bem expostos, com atendimento personalizado.

No e-commerce, a exposição também é fundamental e cada marketplace trabalha de forma diferente para melhor atender vendedores e consumidores.

E qual a finalidade de pausar um anúncio? 

Caso o vendedor entre de férias e não possa monitorar suas vendas ou, ainda, não possua o produto em estoque, ele pode escolher pausar seu anúncio, retirando-o dos resultados de busca até que seja reativado novamente.

Dessa forma, ele não corre o risco de algum comprador questionar algo e ficar sem resposta ou efetuar a compra de um item que já não está mais disponível.

Pausar um anúncio ou aumentar o preço do produto?

Até 2017, uma das práticas mais comuns entre os vendedores era aumentar o preço do produto ao invés de pausar o anúncio no Mercado Livre. Mas, por que isso acontecia? A princípio, para não perder ranqueamento e visibilidade.

Ok, mesmo com o valor alto, uma pessoa se interessou e efetuou a compra de um produto que não tem mais no estoque, e agora?

O vendedor poderia escolher por comprar o mesmo produto de um concorrente, por um valor até mais barato, repassar para o seu comprador e ainda lucrar com a diferença. Tudo para não perder a venda.

Ele entende que a venda no Mercado Livre está diretamente relacionada à exposição e ao ranqueamento. 

Este raciocínio não está errado, entretanto, quando o preço de um produto aumenta, se comparado ao cobrado anteriormente, e as buscas pelo item diminuem, o Mercado Livre também entende que houve uma queda na procura e decide por diminuir o ranqueamento nas buscas.

Então, será que realmente é vantajoso para o vendedor essa prática?

Entenda, quando o anúncio está pausado, ele não aparece nos resultados de busca, mas o tempo estipulado para a duração e exposição do anúncio continuará em andamento, de acordo com o plano que o vendedor possui no Mercado Livre, seja o Grátis, Clássico ou Premium.

Com o algoritmo do Mercado Livre atualizado, ele entende que um produto seu que possuía uma venda considerável e hoje não possui mais, tornou-se irrelevante, então automaticamente perderá seu ranqueamento.

Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?

A finalidade do algoritmo é basicamente organizar os anúncios que aparecerão em primeiro lugar nas buscas do canal.

Ele funciona baseado em como é feita uma análise SEO. Mas no caso do Mercado Livre, é mais simples, basta você, vendedor, selecionar quais palavras-chave usar para o título do seu produto para aumentar suas chances de aparecer primeiro nas buscas feitas dentro do Marketplace.

Uma dica é pensar em como você pesquisaria o seu produto, pense como o seu potencial cliente!

Vale a pena dar uma olhada na área de Tendências do site para ver como estão nomeados os produtos mais pesquisados: https://tendencias.mercadolivre.com.br/ 😀

No final, você precisará atentar, entre outras coisas, para a leitura do algoritmo e para os fatores que o Mercado Livre considera como “irregular” em postagens, para que seus anúncios não sejam prejudicados ou suspensos. 

Por que o Mercado Livre pausou o meu anúncio?

O Mercado Livre pode pausar seu anúncio por diversos motivos. Fique atento, pois ele dá umas dicas de como o seu produto deve ser anunciado. Confira a seguir as principais infrações:

  • Caso a sua descrição esteja induzindo o comprador a perguntar sobre disponibilidade do produto no estoque. 
  • Fornecer informações de contato ou algum link de páginas fora do MercadoLivre em descrições ou na sessão de perguntas e respostas.
  • Fazer um anúncio e incluir preços diferentes (no título, na descrição do produto e nas perguntas).
  • Colocar produtos com preços diferentes em um mesmo anúncio.
  • Divulgar outros produtos que não estejam anunciados no MercadoLivre.
  • Fazer uso de descrições e imagens de outros usuários.
  • Anunciar produtos falsos.
  • Colocar preços em moedas diferentes do Real (R$).
  • Anunciar produtos proibidos pelos Termos e Condições, pelas Políticas do Mercado Livre e pelas Leis Vigentes.
  • Anunciar em categorias erradas por não corresponderem ao seu produto.
  • Anunciar produtos que violam os direitos de propriedade intelectual, patentes, marcas, modelos, segredos industriais. 
  • A falta de relacionamento de variação. Quando as variações apresentadas pelo produto fogem do padrão do anúncio.

Caso as regras não sejam seguidas, o Mercado Livre poderá suspender ou remover o seu anúncio. O bloqueio vai para o seu histórico de vendedor e, se for uma situação recorrente, a suspensão poderá ser permanente, então fique atento às boas práticas dentro do Marketplace!

Foi pensando nisso que o Ideris disponibilizou uma nova funcionalidade para que os vendedores possam ver, de forma detalhada, se um ou mais anúncios estão cometendo uma infração e disponibiliza sugestões de como podem ser corrigidas.

Entre em contato com a gente para conhecer um pouco mais!

Este post foi útil para você? Gostaria de sugerir um novo assunto?

Deixe nos comentários 😀

Outros artigos

17 de junho de 2024