WhatsApp
Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo. Baixe agora.

Como vender no Carrefour Marketplace?

Escrito por Nickolle Amorim
28 de maio de 2020
como vender no carrefour marketplace

Para quem procura uma empresa que já possui grande renome no mercado e é uma das melhores ferramentas para vender e dar visibilidade para os seus produtos e serviços, o Carrefour Marketplace é uma ótima opção.

Em 2016, o Carrefour, um dos mais tradicionais hipermercados que existe, ingressou no mundo do Marketplace. Ele atua na América Latina, Europa e Ásia e possui 45 anos de história no Brasil, então aqui, a experiência conta muito. 

Isso fica claro nas mais de 25 milhões de visitais mensais no e-commerce, sendo um grande destaque no varejo alimentar, com uma recorrência de 70%, aumentando as vendas de sellers que estão na plataforma.

Quais as Vantagens de se Vender no Carrefour?

Ao vender seus produtos no Carrefour Marketplace, você contará com uma evidência e credibilidade que a marca já possui, pelo seu tempo de atuação no mercado e pela qualidade dos seus serviços. 

Se surgirem dúvidas, o Carrefour também oferece um time especializado em vendas totalmente dedicado para dar todo o suporte necessário para o desenvolvimento da sua loja! 

Você pretende vender diversos tipos de produto? Nesse caso, você terá uma comissão calculada de acordo com a categoria de cada produto.

Um importante diferencial são os benefícios oferecidos através do Cartão Carrefour. Além de oferecer a possibilidade de parcelar compras em até 24x, o seller ainda recebe de forma antecipada o valor da compra duas vezes ao mês! E não são poucos clientes que contam com essa vantagem, já que o banco do Carrefour é o quinto maior emissor de cartões no Brasil.

O Carrefour Marketplace também disponibiliza um time especializado em vendas para te ajudar a criar estratégias que fomentam as suas vendas em nossos canais, principalmente em campanhas sazonais como o Dia do Consumidor, Mães e Pais, Black Friday entre outras.

Vamos aprofundar um pouco mais sobre estes diferenciais no restante do post! 

Diferencial Carrefour Marketplace: Carrefour Ads

logotipo carrefour marketplace
Logo Carrefour Marketplace Ads

Como funciona o Carrefour Ads? 

No Carrefour Ads você consegue alavancar as suas ofertas por meio de campanhas segmentadas, vitrines personalizadas e uma ampla gama de possibilidades. A plataforma permite que você otimize os seus anúncios, aumentando os seus resultados e impulsionando as suas vendas no canal, tudo isso com a orientação de um time de especialistas em mídia.

O Carrefour está sempre oferecendo promoções com bônus para incentivar novos vendedores a conhecerem e utilizarem a plataforma. Caso queria conhecer e tirar mais dúvidas, acesse os canais de comunicação oficiais do Carrefour:

Site: carrefour.com.br
Instagram: instagram.com/carrefourbrasil/
Facebook: facebook.com/CarrefourBR
E-mail: carrefour_ads@carrefour.com

Passo a Passo para Vender no Carrefour Marketplace?

Todos esses diferenciais chamaram sua atenção, certo? 

Vamos lá! Para começar, você precisa ter um CNPJ ativo, oferecer a opção de entrega para todo o Brasil, realizar emissão de NF-e e possuir uma boa reputação no mercado.

Tudo certo para continuar? Agora, no site do Carrefour, você deverá realizar o pré-cadastro através de e fornecer os seguintes documentos:

  • Certidão Negativa da Secretaria da Fazenda Estadual (PDF)
  • Contrato Social ou Ata da Assembléia / Requerimento / Certificado Microempreendedor, etc (PDF)
  • Comprovante dados Bancários (PDF)
  • Número da Inscrição Municipal 

O Carrefour avaliará tudo em até 5 dias e encaminhará por e-mail o contrato, dando um prazo de 30 dias para receber de volta assinado. Caso ultrapasse o tempo estipulado, sua página poderá ser suspensa até que o contrato seja enviado, então fique atento!

Agora, é só selecionar as categorias dos seus produtos para complementar o cadastro. 

O Carrefour separa os produtos entre as categorias PRINCIPAL, do seu principal produto de venda, e as categorias SECUNDÁRIAS, como na listagem abaixo:

  • Alimentar
  • Áudio
  • Automotivo
  • Bebês
  • Beleza e Perfumaria
  • Brinquedos
  • Cama, Mesa e Banho
  • CD's / DVD's
  • Cine e Foto
  • Climatização
  • Computador
  • Decoração
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Eletroportáteis
  • Esporte e Lazer
  • Ferramentas
  • Industrial
  • Infantil
  • Informática e Acessórios
  • Instrumentos Musicais
  • Livros
  • Moda
  • Motos
  • Móveis
  • Multidepartamentos
  • Notebook
  • Papelaria
  • Pet
  • Reforma e Construção
  • Saúde e Bem-Estar
  • Serviço
  • Smartphones

Com tudo certo, o Carrefour Marketplace terá até 25 dias para liberar a sua página, a partir da data em que o cadastro no site for efetuado.

Como Cadastrar Produtos no Marketplace Carrefour?

Ok, cadastro inicial concluído, e agora? 

Você receberá por e-mail um código que lhe dará acesso à sua loja no Marketplace do Carrefour, e lá você deverá preencher os dados, informações da loja e cadastrar todos os seus produtos.

Aqui vão algumas dicas para um cadastro eficaz:

  • Nome / Título do Produto: crie um nome curto, mas que contenha as informações mais relevantes para facilitar na busca do produto.
  • Descrição detalhada: pontue todas as informações que possam descrever seu produto. Seja simples e direto ao colocar as características, mas não esqueça de mencionar tudo o que possa ajudar o seu cliente a entender o seu produto.
  • Imagens: a imagem / foto do produto deverá ser fiel ao que você está vendendo, então nada de abusar na edição das fotos! 

Para a plataforma de Marketplace do Carrefour, o ideal é que a imagem tenha de 800 x 800 a 1200 x 1200 pixels. Lembre que no site é possível o cliente ver a versão ampliada da imagem, então uma boa qualidade faz a diferença.

Dá uma olhadinha nesse modelo de preenchimento de produto:

Modelo de como preencher informações do produto no Carrefour Marketplace
Modelo preenchimento de informações do produto no Carrefour Marketplace

Tenha em mente que o único responsável pela veracidade e qualidade das informações do produto é você vendedor! 

A única exceção é em relação às campanhas de divulgação que utilizem a logo do Carrefour. Neste caso, elas devem ser previamente aprovadas pelo Carrefour antes de serem postadas.

Quanto Custa Vender no Carrefour Marketplace?

Vamos falar de valores! Como funciona a comissão do Carrefour Marketplace? É bem simples, o valor calculado da comissão é sobre frete + produto, com percentuais preestabelecidos a partir de 10%, como nos exemplos abaixo:

Valores das comissões pro produto Carrefour Marketplace
Valor das comissões por categoria de produto do Carrefour Marketplace

Como funciona o repasse dos pagamentos no Carrefour Marketplace?

Nas vendas realizadas a prazo, através do cartão do Carrefour, a quantidade de parcelas que o cliente escolhe não interfere no ciclo de pagamento do vendedor. Então, você ainda receberá o valor total líquido da compra em duas datas no mês, sendo descontado apenas o valor da comissão, já acertada anteriormente.

De acordo com o Carrefour, o ciclo de pagamento é dividido em dois:

Ciclo 1: 11 a 25 com pagamento no dia 10
Ciclo 2: 26 a 10 com pagamento no dia 20

O repasse do valor da venda do produto é feito pelo Carrefour através de uma conta bancária, que deverá ser fornecida no ato do preenchimento do cadastro inicial.

Como fazer troca e devolução no Carrefour?

O pedido é feito através da Central de Atendimento do Carrefour, de forma bem prática.

Caso o cliente solicite um vale-troca ou tenha entrado em contato diretamente com a Central de Atendimento, o produto poderá ser substituído por outro diferente do anterior.

Se o novo produto possuir um valor maior que o anterior, a diferença deverá ser paga através de cartão de crédito.

Agora, se o valor for menor que o do produto anterior, o cliente deverá receber o reembolso da diferença.

Atenção! Caso o pedido de troca / devolução seja feito no portal do cliente, ele só poderá ser trocado por outro item exatamente igual, mesma cor, mesmo tamanho, etc. 

Essa opção é para situações em que no momento da entrega foi constatado que o produto chegou com alguma avaria.

O próximo passo é aguardar o retorno do Carrefour. Ele tem até 3 dias úteis, a partir do recebimento do produto, para analisar a situação em que o item foi devolvido e confirmar que a devolução foi efetuada de forma correta. 

São oferecidas duas opções para a devolução: a postagem nas agências dos Correios ou através da coleta no local da entrega. 

Postagem na Agência dos Correios

A postagem nas agências dos Correios depende de um padrão de envio já preestabelecido, como o peso ou dimensões da embalagem, então pode ser que não seja indicado para determinados produtos. 

Dessa forma, a análise é feita pelo Carrefour e, caso possa ser realizada a postagem, a opção é disponibilizada para o cliente. 

Coleta realizada no local de entrega

No caso das coletas, elas são feitas em dias úteis, das 8h às 18h, dependendo da disponibilidade da transportadora e mediante a entrega do comprovante que valida a coleta do produto. Salvo algumas exceções nas quais a coleta possa ser feita aos sábados, também de acordo com a transportadora.

O cliente também deverá repassar o endereço no qual será realizada a coleta. Mas vale ressaltar que ela só ocorre dentro da região Sul, que é a área de atuação do Carrefour. 
Se, depois de 3 tentativas, dentro de 2 dias úteis, a coleta não for realizada o pedido será cancelado.

Por último, o pedido ainda poderá ser recusado caso o produto não seja enviado com nota fiscal, não tenha sido embalado corretamente, apresente algum defeito que não possuía antes da devolução, entre outros fatores.

Então mesmo que seja um processo simples, é bom ter atenção às pequenas variáveis citadas aqui, ok?

Ficou com alguma dúvida? Siga @carrefour.marketplace e confira agora mesmo todos os conteúdo e dicas! #VamosCrescerJuntos

O Carrefour Marketplace trabalha com diversos projetos com o objetivo #VamosCrescerJuntos, onde eles fazem uma pesquisa com os seus principais Sellers para trazer melhorias e otimização dos processos todos os anos.

Um exemplo dessa entrega foi a Ferramenta de Catalogação Carrefour, onde o lojista consegue cadastrar produtos por conta própria, sem depender do time de catálogo Carrefour. Basta entrar na ferramenta com Login e Senha para vincular seu produto nas etapas de Match, Categorização e Enriquecimento. Saiba mais clicando aqui!

A parceria gratuita com a maior empresa de gestão de fretes no Brasil também foi uma solicitação de melhoria. Atualmente, todos os seus parceiros podem usufruir do benefício da Intelipost totalmente grátis para até três tabelas de frete, otimizando o cálculo do seu frete dentro do marketplace. Saiba mais clicando aqui!

Para 2021, o Carrefour promete trazer um Novo Portal do Lojista, novas tecnologias para a logística de entrega e aumentar cada dia mais o seu ecossistema. Faça parte dessa mudança, seja um parceiro Carrefour Marketplace e #VamosCrescerJuntos nesse ano!

https://www.carrefour.com.br/marketplace/inscreva-se/eventoseparcerias

Este post foi útil para você?

Gostaria que abordássemos outro assunto? É só deixar nos comentários 😀

Outros artigos

17 de junho de 2024