Em um período de grande crescimento da comunicação e venda pela internet, os marketplaces de Moda têm se destacado como uma das categorias mais bem avaliadas no setor.
Segundo um levantamento da Conversion - consultoria de performance & SEO, durante o período de restrições que vivemos em 2020, a taxa de crescimento do e-commerce de moda chegou a 95,27%. O estudo analisou as 50 principais lojas online do Brasil, no mês de maio. Juntas, elas tiveram 1 bilhão de visitas e registraram um crescimento médio de 51% na audiência em relação ao mês anterior.
Para acompanhar esse crescimento, o atendimento virtual precisou se adaptar ao novo momento, promovendo melhoras e qualificação de equipe remota. A pesquisa Estudo de Satisfação do E-consumidor, feita em 2019 com base em avaliações de produtos e lojas brasileiras, revelou que os consumidores estão mais satisfeitos com o atendimento e recomendam a compra em lojas on-line de produtos das categorias de moda, calçados, cosméticos, eletrônicos e ferramentas.
Com um alto volume de sites de moda utilizando o marketplace como canal de venda, o desafio é se destacar diante de tantas empresas do mesmo ramo. A principal resposta pode estar no planejamento e na estratégia digital. Ter um público e nicho de mercado bem definido pode ser um primeiro passo para se destacar, seguido de boas estratégias de marketing para internet.
Sendo a moda um mercado amplo, o investimento em segmentos específicos permite que o marketing atue para pessoas com características e interesses comuns, escapando da concorrência com uma grande rede.
Conhecido como “O maior site de lifestyle esportivo da América Latina”, a Netshoes começou nos anos 2000 com uma pequena loja em São Paulo, iniciando suas operações on-line já em 2002. Em apenas cinco anos, a empresa fechou todas as suas filiais físicas para ter somente o site como ponto de vendas.
A Zattini, criada em 2014, é o e-commerce desenvolvido pelo grupo Netshoes para o mercado de moda e beleza. Nos produtos mais comuns na plataforma estão peças de vestuário masculinas e femininas, produtos de beleza, maquiagens e perfume.
A partir de 2018, a Netshoes passou por mudanças administrativas e acabou vendendo suas operações fora do Brasil e, em abril de 2019, foi vendida para a Magazine Luiza.
O Global Fashion Group (GFG) é um dos maiores grupos internacionais de moda do mundo e no Brasil é representado pelas marcas Dafiti, Kanui e Tricae.
A Dafiti foi criada em 2011 e é considerada um dos maiores marketplaces de moda e lifestyle da América Latina. Com diversos nichos desse mercado, o destaque maior é para moda feminina, masculina e acessórios.
Fundada também em 2011, a Kanui atua para um foco mais específico em esportes radicais. A plataforma vende roupas voltadas para skatistas e surfistas, além de equipamentos, suplementos e acessórios para todos os esportes.
Já a Tricae tem um foco voltado para roupas e acessórios infantis. Produtos como berços, brinquedos e outros são os destaques da loja on-line.
Para que sua experiência vendendo em marketplaces de moda seja mais simplificada, aposte em um hub de integração. Em parceria com seu ERP, esse sistema otimiza não apenas a gestão interna do seu negócio, mas também sua capacidade de escalonar vendas. Controle de estoque, logística e anúncios em marketplaces são apenas algumas das funcionalidades que o hub de integração centraliza. Quer saber mais sobre as vantagens de ter esse sistema? Confira nosso conteúdo sobre a importância de usar hub em marketplace.