O que é FIFO, FEFO e LIFO?

Escrito por Ideris

03/05/2024

Se você trabalha no e-commerce já deve ter se deparado com as nomenclaturas FIFO, FEFO e LIFO. Basicamente, podemos definir esses termos como metodologias para o gerenciamento de estoque e logística com o intuito de apoiar a otimização dos negócios com os fornecedores. Além dessas metodologias, existem diversas estratégias para auxiliar no processo de gestão de estoque, como o GMROI, fórmula do Giro de Estoque, e a Curva ABC.

Uma pesquisa realizada pela Revista FT, mostrou que uma boa gestão de estoque pode aumentar o faturamento de lojas em até 40%. Esse impacto financeiro está ligado à melhora no tempo de separação dos produtos. Adotando uma metodologia eficiente, a organização de estoques, que poderia levar cerca de 45 a 60 minutos para ser concluída, com uma gestão eficaz, pode cair para até 20 minutos.

Mesmo com esses benefícios, muitos varejistas ainda não possuem os devidos cuidados com o estoque. Prova disso pode ser vista no Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de logística, que evidenciou que apesar de 92% dos varejistas brasileiros possuírem um setor voltado à gestão de armazenagem, apenas 38% investem em um sistema de gestão para essa área da empresa.

Neste artigo, daremos foco nas metodologias de FIFO, FEFO e LIFO. Uma curiosidade: essas siglas são abreviação da língua inglesa, se traduzidos para a língua portuguesa, as siglas mudam para PEPS, PVPS e UEPS, respectivamente. 

Neste texto, saiba o que são essas siglas e quando aplicar o FIFO, FEFO e LIFO na prática para que o seu negócio cresça e fature mais.

O que é FIFO?

A sigla FIFO refere-se à expressão em inglês “First in, First out” ou, PEPS, em português “Primeiro a entrar, primeiro a sair”. Nessa metodologia de gestão, conhecida por FIFO, há uma priorização de produtos que estão armazenados há mais tempo no estoque, de modo que eles sejam despachados primeiro aos consumidores. 

É uma maneira inteligente para minimizar as perdas causadas pela má gestão de estoque, além de garantir uma boa rotatividade das mercadorias estocadas.

Vantagens do método FIFO 

  • Evita perda de produtos por vencimento ou avaria de itens devido ao grande tempo de armazenamento.
  • Reduz a necessidade de criar grandes estoques de produtos e, em alguns casos, é possível operar com um centro de armazenagem mais enxuto;
  • Facilita a precificação de mercadorias, pois elas ganham maior rotatividade — simplifica o controle dos custos de entrada e preços de saída;
  • Oferece maior rotatividade do estoque e redução dos itens estocados, o que traz impactos nos custos relacionados ao estoque;
  • Ao criar uma metodologia de armazenagem, você consegue agilizar a expedição de pedidos (localização no estoque, separação, embalagem e envio).

Como utilizar o FIFO no seu e-commerce?

Caso ainda não tenham ficado claras as possibilidades de utilização do método FIFO, separamos duas dicas para utilizar o método First in, First out no seu e-commerce.

Defina a capacidade máxima de armazenagem

Para implementar essa metodologia de maneira eficiente, é necessário definir a capacidade máxima para armazenagem. O que isso significa? Criar um limite de espaço/vagas na fila. 

Quando chegar no número definido por você, o processo precisa ser interrompido para evitar excesso de estoque.

Respeite a sequência dos itens

É preciso rigor. Nenhuma mercadoria pode ultrapassar a outra na fila de espera. A escala de prioridade é importante: o primeiro que entra é o primeiro a sair. Dessa forma, você garante que o fluxo seja suave e constante, conforme prevê a metodologia.

O que é FEFO?

A sigla FEFO refere-se à expressão em inglês “First expired, First out” (FEFO) ou, em português, PVPS, “Primeiro a vencer, primeiro a sair”. Já nesta metodologia, diferente do FIFO, é a data de validade dos produtos que vai definir a prioridade na ordem de despacho. Não importa quais produtos foram estocados primeiro. A validade é o critério determinante.

Portanto, o método FEFO ou PVPS é indicado para varejistas que vendem itens perecíveis, como alimentos, cosméticos, produtos químicos, entre outros. Dessa forma, você garante que o consumidor vai receber apenas produtos dentro do prazo de validade.

Vamos supor que você comprou dois lotes de creme de leite para o seu e-grocery. O lote 1 vence em junho, enquanto o lote 2 vence somente em dezembro. Os pedidos feitos por creme de leite no seu e-commerce receberão os produtos do lote 1, até que sejam esgotados, minimizando perdas de mercadoria por conta do vencimento.

Assim como o FIFO, o FEFO é uma estratégia recomendável para almoxarifado, armazém ou Centro de Distribuição (CD). São ótimas metodologias para quem trabalha com e-commerce.

Vantagens do método FEFO 

  • Evita o desperdício de mercadorias e minimiza probabilidades de envio de itens fora da validade ou muito próximos de vencer;
  • Permite identificar os itens que ficam obsoletos prematuramente e quais serão os custos dessas possíveis perdas para a contabilidade da empresa;
  • Reduz o tempo de procura no estoque por mercadorias em bom estado ou dentro da validade;
  • Beneficia a imagem da marca, no sentido de sempre enviar produtos em bom estado.

Como utilizar o FEFO no seu e-commerce?

Assim como no FIFO, vamos mostrar as possibilidades de utilização deste método de organização de estoque, baseado em duas dicas do método First expired, First out no seu e-commerce.

Catalogação de produtos

Para definir uma estratégia de utilização do FEFO, o e-commerce, primeiramente, precisa ter um sistema onde consegue cadastrar as datas de validade de cada produto. 

Com essa etapa de organização, fica muito mais simples e eficiente trabalhar com os produtos mais próximos do vencimento, pois a identificação dos mesmos será rápida.

Monitoramento constante

Além de contar com um sistema para essa gestão, é importante realizar também verificações periódicas do estoque para garantir que os produtos com datas de validade mais próximas sejam identificados e movidos para frente na fila de venda. 

Caso veja que há uma estagnação desses produtos, uma solução é fazer ofertas com os itens próximos da validade. Use estratégias de precificação, promoções especiais ou campanhas de marketing direcionadas para acelerar a venda dessas mercadorias.

O que é LIFO?

Por fim, a sigla LIFO refere-se à expressão “Last In, First Out” ou, em português, UEPS, “Último que entra é o primeiro que sai”. É o método menos comum para se comparado a FIFO e FEFO. 

Para poder aplicá-lo, o produto não deve ter data de vencimento. Ou seja, mais resistência em relação ao tempo e com potencial para pico de vendas.

É mais indicado para quem trabalha com produtos que sofrem os efeitos da moda, como roupas, smartphones e carros. A lógica é simples: o lançamento desses produtos costuma atrair mais vendas, se comparado aos produtos que já estavam ofertados antes, que ficam defasados ou deixam de ser top de linha. 

Vantagens do método LIFO

  • O método LIFO ajuda na redução de impostos sobre os lucros, pois os custos mais recentes (normalmente mais altos devido à inflação) são contabilizados primeiro, reduzindo assim o lucro tributável;
  • Em tempos de inflação, o método LIFO reflete melhor os custos atuais dos produtos vendidos, pois eles correspondem aos preços de mercado mais recentes. Esse tipo de organização de estoque ajuda a manter a margem de lucro e a competitividade no mercado;
  • Se os preços dos produtos tendem a diminuir ao longo do tempo, o método LIFO pode ajudar a reduzir o risco de obsolescência.

Como utilizar o LIFO no seu e-commerce?

Já falamos sobre como utilizar os métodos FIFO e FEFO. Agora chegou a hora de falar sobre as possibilidades de utilização do LIFO ou Last In, First Out no seu e-commerce.

O método LIFO pode ser aplicado no gerenciamento de estoque de um e-commerce de várias maneiras para otimizar a gestão de inventário e melhorar a eficiência operacional. 

Precificação de mercadorias

Ao utilizar o LIFO, os valores mais recentes dos produtos são considerados primeiro ao calcular o custo dos produtos vendidos. Quando existe um cenário de aumento de preços de fornecedores é muito benéfico para o e-commerce a utilização do LIFO, pois os preços mais altos recentes são contabilizados primeiro, refletindo melhor os custos atuais e protegendo a margem de lucro.

Gestão de estoque sazonal

Se o seu e-commerce enfrenta variações sazonais na demanda, o LIFO pode ser útil para lidar com picos sazonais, como na Black Friday. A estratégia desse tipo de gestão permite que você use primeiro os estoques mais recentes durante os períodos de pico, mantendo os produtos mais antigos para períodos de demanda mais baixa.

A importância da gestão de estoque

No e-commerce, otimizar o tempo na gestão de estoque significa economia de dinheiro e satisfação do cliente. Portanto, além de metodologias como FIFO, FEFO e LIFO, é necessário haver uma cultura de organização nos setores de estoque/armazenagem e expedição.

São dois tópicos primordiais: pessoas e rotina.

Qualifique sua equipe

Não adianta criar um bom conceito de organização sem passar o treinamento adequado às pessoas que trabalham na armazenagem e expedição de mercadorias. Depois de definir a melhor técnica, qualifique a equipe para que ela esteja por dentro do processo, garantindo mais agilidade e menos chance de erro.

Crie uma rotina

Estabeleça a periodicidade para que cada etapa seja feita e mantenha uma rotina. Tarefas diárias, semanais, mensais e trimestrais ajudam a manter o controle da operação com mais precisão.

Use a tecnologia a favor da gestão de estoque

Com o advento, cada vez mais forte, de novas tecnologias, utilizá-las a favor da gestão de estoque pode trazer inúmeros benefícios para empresas de todos os portes, desde pequenos comércios até grandes redes varejistas. 

Abaixo, listamos algumas formas de aproveitar a tecnologia para otimizar a gestão de estoque:

Sistemas de Gestão de Estoque (ERP)

Implementar um sistema de ERP especializado em gestão de estoque permite automatizar processos, como entrada e saída de mercadorias, controle de níveis de estoque e reabastecimento. 

Esses sistemas oferecem funcionalidades avançadas, como previsão de demanda, análise de tendências e integração com outros sistemas da empresa.

Códigos de barras e RFID

Utilizar códigos de barras ou tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) ajuda a rastrear e identificar rapidamente os itens do estoque. 

Também é um tipo de tecnologia que facilita o controle de entrada e saída de produtos, reduzindo erros e agilizando as operações de inventário.

Sistemas de controle de estoque em tempo real

Para quem tem giro muito alto no estoque, implementar um sistema que ofereça visibilidade em tempo real do estoque permite uma gestão mais precisa e eficiente. 

Pelo fato de haver muitas entradas e saídas, a identificação rápida de produtos em baixa quantidade, ou em alta, evita a falta de estoque e apoia na redução de custos com excesso de mercadorias.

Automatização de pedidos de reposição

Com base nos dados de vendas e previsões de demanda, é possível automatizar o processo de reposição de estoque. Ou seja, o sistema pode gerar automaticamente pedidos de compra para fornecedores quando os níveis de estoque atingirem determinado ponto de reabastecimento.

Integração com fornecedores e transportadoras

Ainda falando em tecnologia para ajudar na gestão de estoque, integrar o sistema de gestão de estoque com os sistemas dos fornecedores e transportadoras permite uma comunicação eficiente e automatizada. O impacto disso é direto na redução dos prazos de entrega e melhora sobre o controle de entrada de produtos.

Análise de dados e Machine Learning

Utilizar técnicas de análise de dados e machine learning pode ajudar a identificar padrões de demanda, prever tendências futuras e otimizar o nível de estoque. Ser um e-commerce com gestão mais proativa e estratégica traz impactos para operação de ponta a ponta, inclusive, na satisfação do cliente que receberá o produto final.

Agora que você já sabe mais sobre FIFO, FEFO e LIFO, que tal pensar em outras maneiras de otimizar os processos da sua empresa? A Ideris é o integrador mais completo para gerenciar sua operação de vendas online, integrando marketplaces e todas as soluções que você precisa em um só lugar.

2 Comentários

  1. SEBASTIÃO DOS SANTOS

    Gostei das informações postadas aqui.

    Responder
    • Pedro Henrique Krüger

      Olá, Sebastião. Ficamos muito felizes com o seu comentário. Volte sempre! Semanalmente temos conteúdos novos no blog. Assine gratuitamente a nossa newsletter e acompanhe – basta cadastrar nome e e-mail no topo do site. Abraço.

      Responder

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