Marketplaces e moda: uma boa aposta?

Marketplaces e moda: uma boa aposta?

por Dani Kmiec | 11/07/2018

Somente em 2017, os marketplaces faturaram 60% do total das vendas feitas pela internet no Brasil, acumulando R$73,4 bilhões. O segmento que mais vendeu na internet, em termos de volume de vendas, foi a categoria de moda, com 14,2% do total de pedidos.

Mas muitos empreendedores ainda se perguntam por que vender em um marketplace ao invés de um e-commerce próprio, ou então por que estar nos dois canais. A maior vantagem de estar em um marketplace é, sem dúvidas, em relação aos custos. Para que possamos vender on-line hoje, através de um e-commerce próprio é necessário considerar alguns pontos importantes, tais como: desenvolvimento e equipe para gerenciar a plataforma, investimento em comunicação, manutenção, logística de estoques, atendimento, pagamentos, entre outros. Além do custo, temos outras vantagens de estar em um marketplace:

Visibilidade: estar em um marketplace é ser visto por milhares de pessoas.

Aumento nas Vendas: quanto mais exposto seu produto, maiores as chances de vender.

Relevância em SEO: aqui, você ganha por tabela a relevância em SEO que o marketplace tem, aumentando as chances de se destacar nos sites buscas.

Suporte: boa parte dos marketplaces oferecem suporte ao cliente, logística de entrega e segurança no pagamento, poupando seus esforços.

Não existe fórmula para o sucesso, mas independente do segmento, é preciso se atentar ao estoque, que nem sempre dá conta da demanda de pedidos, e o prazo para repasse das vendas pelo marketplace.

Ainda que o mercado de moda apresente poucas barreiras para entrada de novos comerciantes, não existem garantias de alavancar as vendas. Passado o desafio de construção de vendas e atração de clientes, é necessário estar preparado para os grandes investimentos em estoques sazonais, para suprir as necessidades, visto que uma grade de tamanhos tem, pelo menos, três tamanhos diferentes, multiplicados pela variedade de cores/estampas e demais especificações necessárias para que não existam conflitos.

Para ser bem-sucedido, principalmente nas vendas em marketplaces, é essencial encontrar oportunidades com grande potencial de negócios. Isso envolve a oferta de preços competitivos e um bom volume de itens em estoque. Utilizando o Ideris vender em marketplaces é mais simples, já que é possível ampliar a exposição para diversos canais com gestão centralizada, sendo uma plataforma completa de integração para vendedores de alto volume que gerencia e sincroniza estoques.

Fonte: Ecommerce Brasil https://bit.ly/2KcMfdh

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Sobre

A melhor solução em gerenciamento de vendas de alto volume no Mercado Livre e principais Marketplaces. Nascido na última prateleira de um e-commerce, o Ideris veio com o intuito de facilitar a vida de quem vende pelo Mercado Livre. Mas enquanto descobríamos como organizar nossos anúncios e produtos de uma forma mais inteligente e automatizada, surgiu a necessidade de integração com marketplaces.

Sobre a autora

Dani Kmiec 
Marketing & Conteúdo, Ideris 

Publicitária, entusiasta da tecnologia e novos formatos de negócios. Interessada em sistemas para web e fotografia. Parceira de boteco e das piadas sem graça com um vernáculo rebuscado e emaranhado pela dislexia.